O grande hit da campanha eleitoral, "Locadora de Mulher", é apenas uma música de profundo mau gosto,  ruim como tantas outras que as emissoras de rádio tocam sem parar para "atender" ao público ouvinte. Um horror! Tornou-se centro da disputa simplesmente porque não há disputa. Cícero Almeida, o forrozeiro que renegou a autoria da "coisa", continua sem adversários, embora bons candidatos tenham se apresentado para concorrer à prefeitura de Maceió. Mas chegaram tarde, quando o prefeito já havia acumulado musculatura eleitoral suficiente para enfrentar com folga os retardatários.

Almeida, dizem, guarda em casa, no centro da sala, um imenso poster da ex-prefeita Kátia Born, a quem agradece diuturnamente por tudo que conquistou como administrador da capital das Alagoas. Ele sabe que é covardia qualquer comparação entre a sua administração e o tsunami que varreu Maceió antes dela. Poderia ter feito muito menos e já seria bem avaliado pela população. Fez mais e agora corre para o corte da fita de vencedor sem enxergar ninguém pelo retrovisor. Cumpriu andando, em três anos e meio, o mesmo percurso que seus adversários têm de fazer em dez segundos.

Agora, depois do preâmbulo, vamos à temática posta na campanha. Tem toda ligação com o poder político a prostituição – alvo da apologia da canção defendida nas paradas de sucesso pelo intérprete Almeida. Já é do conhecimento público que as operações realizadas pela Polícia Federal em Alagoas, captaram, através das escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, as conversas entre autoridades – ou entre estas e donos de "locadoras " similares a de Almeida (na canção) – encomendando mulheres ou meninas para o seu deleite. O amor pago, que demonstra a fraqueza de quem se julga tão forte e poderoso.

Miserável não é o ato de receber o dinheiro pelo aluguel ( afinal é uma locadora) do corpo; mesquinho é o ato de pagar por isso. O gesto, no último caso, se revela uma das maiores pobrezas humanas. Quem acha que o comentário é "moralista" ou hipócrita, certamente não conhece a riqueza do encontro entre corpos cujas almas já se entrelaçaram.

Há mais sobre o tema, porém, na nossa história política. Em quase trinta anos de profissão, já pude ver governos que mantinham suas próprias "locadoras", com um "gerente" contratado – e pago pelo dinheiro público – para tomar conta da mercadoria,  e até fazer crescer o estoque. Peço perdão pela linguagem puramente comercial. É apenas uma licença nada poética para abordar o assunto da hora.

Eu prefiro continuar ouvindo os compositores-poetas que a vida me possibilitou conhecer. E a ela sou muito grato por isso, afinal nem todos tiveram a mesma chance. Aqueles que preferem buscar emoção nas "locadoras de mulher", não esquecendo que é crime de lenocínio, podem montar seus próprios negócios. Se não der lucro, resta ainda a possibilidade de conquistar um importante cargo público.

 

 

Luna entrega no STK inquérito contra deputados Chico Tenório e Dudu Alanbuquerque
Delegado Osvanilton Adelino, condenador por tortura, já está solto
  • Júnior

    Quem realmente são os candidatos pra concorrer com o Cícero? Soloonge? Coitada!!! Está sendo é usada… Judson? Esse tem q olhar pro próprio umbigo… A diferença só conto depois dos 250.000 votos… Agora, EU ACHO É TOME!!!

  • JO[AO

    e qual musica de forró de bandas famosa presta,afibal é só uma musica.pior são estes politico taturanas que ai estão e o povo ainda aplaude e tem até taturana recebendo premio como e o caso do que foi nomeado conselheiro do tribumal de faz de conta,isso sim é uma vergonha;

  • Leitor

    È Apologia dizer ou afimar, que o Prefeito e Candidato de Maceió, seja o melhor, Ronaldo Lessa então fora magnifico, pegar Maceió como pegou e deixar como deixou, mas não fora magnifico nem é o melhor, pode ser bom em ilusão, ainda falta muita competência administrativa, falta muito a fazer.

  • Hagá

    Ótimo artigo, com rara sensibilidade. Lenocínio contra “meninas” parece PEDOFILIA. A CPI da Pedofilia não tem interesse em saber desses políticos alagoanos que participavam dessa prática nojenta?

  • Valdemir

    Caro Ricardo, Respeito profundamente a opinião do nobre jornalista, mas não podemos esquecer de que o “fenômeno Almeida”, aqui em Maceió,foi criado justamente por estes que querem recuperar a Prefeitura de Maceió.

  • Valdemir

    A grande verdade é que não temos boas opções, o que há é um povo abandonado que não sentia a presença viva do Poder Público em algumas ações básica, é sabido que a atual administração deve muito a população carente e sofrida.

  • Valdemir

    Em relação a dívida social da atual administração, é bom ressaltar que uma boa parte dela foi constituída na gestão passada. Eu posso falar isto, visto que ja acompanhei perto! Maceió pode não estar melhor, mas estar menos abandonada, pior era o passado!

  • mirian duda dos santos

    amei seu comentário a respeito do candidato sou do interior mais acompanho a campanha ai em maceio,vc fala o que o alagoano queria falar na cara desse candidato,admiro sua coragem viu ,gosto d+ da sua pessoa PARABÉNS.

  • Valdemir

    A maior demagogia desta eleição é escutar homens, que tiveram a oportunidade de mudar este Estado e a nossa capital, falar em humanização. isto só provoca o sentimento de dúvida e desconfiança daqueles que têm um pouco de memória.

  • Valdemir

    Humanização, ou seja, condição humana foi o que os Alagoanos esperaram nestes últimos DEZ anos de Administração. Aparecer neste período falando em humanização é uma pura demagogia, muitos que comentam esta palavra tiveram a oportunidade de relevá-la, seja governando ou legislando, mas…

  • Valdemir

    Quem foi ao show de um dos maiores cantores da MPB, nosso Djavan, escutou seus comentários em relação à Maceió. O mesmo comentou que nunca viu a Cidade tão bonita. Ainda pediu para que os alagoanos votassem consciente. Parabéns ao nosso grande orgulho, Djavam. Este, sim, brilha a nossa terra.

  • Denise Omena

    Ótimo texto, PARABÉNS o senhor estava inspirado, quem sabe da próxima vez sai um forró “Danado de Bom” !

  • Simone

    Parabéns Ricardo,você foi perfeito em suas colocações.

  • bmw

    o prefeito esta eleito de novo nao tem adversario pra ele.tambem esta muito rico.tem ate loja de carro.anda de pajero esport.mora na ponta verde.quer mais o que.paranbens.ai ser eu voce politico…………………………….

  • Luiz Antonio Maciel

    Quantos homens solitários não encotraram sua alma gêmea entre essas mocinhas carentes, quantos suicidas não foram salvos em uma noite caliente de amor pago que vc tanto condena Mota!!Quantas canções inspiradas da MPB surgiram destes encontros fortuitos de amor entre seres que se completam…

  • Ruth Vasconcelos

    Sabemos, de longas datas, as “teias afetivas” que envolvem os sujeitos com o poder; dos mais belos aos piores sentimentos humanos, dentre eles: lealdade,justiça,solidariedade e compaixão; também, inveja,orgulho,cobiça,arrogância e desonestidade. Divisar entre uns e outros é uma arte!

  • Prof Yuri Brandão

    Não há por que se desculpar pela linguagem utilizada em determinado fragmento do texto, caro blogueiro. Afinal, ela se ajusta ao caráter meio naturalista (da escola literária) do escrito, a começar pela palavra “macho”, no título. (Continua)

  • Prof Yuri Brandão

    (Continuação) Fez-me lembrar, em parte, de O Cortiço, e do processo de reificação que o homem sofre ao patrocinar a prostituição, embora o debate, penso, deva ser estendido à problemática sócio-econômica aí presente. Abraço.

  • maria

    É este o grande politico ,com muita ironia ,que os alagoanos querem reeleger novamente!Será que o povão é tão desenformado assim ,a ponto de não enxergar os candidatos corruptos e sem cultura em que vão eleger para governar essa calamidosa Alagoas!!!!!!!!!!!

  • gregorio

    Solonge de você Sinceramente Cícero Heloisa HELENA Contaponto Ao políticos desonestos O Poeta Cícero quer rimar Mulher Mulher valente Tem que ser escrito com H ou melhor com dois HH

  • Celso pós Paracelso

    Meu Caro, É difícil escrever sobre essa situação, mas você, elegantemente, conseguiu. A música(?) é uma imbecilidade e, na aridez desse momento, obteve uma divulgação incomum.

  • Gilvan Mata

    É isso aí Ricardo, Tivemos a sorte de vivenciar com uma geração mais politizada e mais poética. Construimos em cima disso nosso alicerce, nossa base moral e hoje, enxergamos bem, todo este processo. Temos defeitos..mas a moral, a dignidade sempre será prevalicida…sempre.

  • Roberto Morais

    Pior do que a música é o sistema de transporte coletivo de Maceió. E a licitação quando é que será realizada?

  • Everson

    Amigo BMW, não é por dinheiro q a Solange fica lange, ops, digo longe de C. Almeida não. Ela declarou R$ 3000000,00 de bens e assim como almeida tem cacife pra concorrer..Falta-lhe prestígio!!! Abs!!!

  • bibiu sampaio

    O prefeito ciço diz que não foi ele o compositor, mas quem faz o sucesso é o cantor. Pitelzinho e vovozão é pedofilia sim. Os pitelzinhos como ele canta são adolecentes de 13 a l6 anos. sou mãe e sou vó. Respeito é bom e principalmente ele que é pai.

  • Guilhermina

    Depois de Kátia Born, qualquer candidato que fizer alguma coisa por Maceió- é bom. E o Cícero é mesmo bom.

  • Netto

    “Meninas da Noite” do tb jornalista Gilberto Dimenstein, revela como funcionam as “locadoras” no Brasil. Política e Prostituição, não têm apenas o “P” em comum! Os que apóiam com palavras, atos ou omissão, devem ter vergonha! Parabéns pelo texto, muitos deveriam ter sua postura!

  • Alagoano

    Parabéns Ricardo, isso mostra que podemos contar com o seu Profissionalismo! Um dos poucos formadores de opinião no nosso estado.

  • Araújo

    A música em questão é o que menos importa, há bem piores tocando por aí, p.ex.: Caju/Castanha. O Prefeito cumpriu bem sua missão e transformou Maceió, independentemente de ser ou não ser politico o cidadão, hoje consegue transitar pela cidade, se os antecessores fizessem 10% do atual…

  • Araújo

    A candidata Solange anuncia em seu programa de governo que muitas obras serão executadas em parceria com o Governo Estadual, seria muito bom que o virtual vencedor Cícero Almeida cobre essa parceria, afinal o Governo é do Estado e não da candidata!

  • 4 anos sapateando

    Realmente nosso governador sabe como humanizar: NA UNIDADE DE EMERGÊNCIA O POVO TÁ MORRENDO NO CHÃO E OS ”HUMANOS” SÓ OLHANDO… NUNCCA SE FEZ TANTO…!

  • Edson Bezerra

    …meu caro Ricardo. É e será sempre um prazer em ler a tua coluna. Ela está cada vez melhor e especialmente está tua matéria, está poética e romântica. Parabens e abraços fraternos..

  • Ciclista

    Já ouvi gente dizer que não ia mais votar no Cícero por causa dessa música. É impressionante como o povo se prende a bobagens. Deviam se preocupar com coisas mais importantes, como seus parentes que morrem atropelados diariamente nessa cidade que é feita para os carros correrem mais e mais.

  • lili

    Aos adultos que lhes seja dada a liberdade de usarem seus corpos como queiram, mas não por estarem alienados da sociedade.Continua…

  • lili

    Continuando…Viaduto não é tudo numa cidade, a dívida social de um político revela a personalidade de ser apenas mais um de olho no poder, e não no bem social, como sonham, outros como eu, com uma verdade política.

  • alanbulhoes

    Meu caro Gilvan Mata, excelente seu comentário. Também tive a sorte de ter vivido nessa geração.Ah que geração maravilhosa. Talves seja por isso que meus ouvidos não consequem ouvir certas “músicas” e ouvir políticos de carteirinha.

  • Bruno Bobônica

    Parabéns pelo texto Ricardo Mota, como sempre, muito bem escrito. Vá saber escrever assim lá na academia brasileira de letras. Abraço.

  • ARTUR

    QUERO PARABENIZAR A POLICIA MILITAR, PELA ABORDAGEM QUE FEZ ONTEM AOS SONS ABUSIVOS POR PARTE DE ALGUS TREMENDÕES FRUSTADOS QUE FREQUENTAM A PONTA VERDE.

  • Átila Vieira Educador Social

    Parabéns pelo texto e obrigado por pautar essa discussão, pois precisamos enfrentar esta problemática todos os dias do ano! Não podemos aceitar que pessoas se utilizem da sua condição financeira, de poder e até da forçar para abusar e explorar sexualmente nossas crianças e adolescentes!

  • ricardo leão

    simplesmente maravilhoso seu comentario Ricardo, em terra de cego quem tem um olho é rei, ou esqueci, prefeito né.

  • Luiz Reinaldo

    Parabéns pelo ótimo texto meu caro Mota. E em relação ao interior a situação realmente é mutio preocupante. Venho este fim-de-semana de Jequiá da Praia e as coisas por alí não andam muio boa não. Ele (JB) e sua turma é só ameaças as pessoas de bem e o mesmo ouço dizer de Penedo.

  • O BESTA

    NUMA SOCIEDADE COMO A DE MACEIÓ TÃO CHEIA DE FALSA MORALIDADE ONDE POLITICOS ROUBAM DINHEIRO PUBLICO DESCARADAMENTE, ALGUMAS FILHAS E FILHOS DA ALTA SOCIEDADE QUE USAM DROGAS E SE PROSTITUI, ONDE NO PASSADO TIVEMOS PREFEITA E GOV. QUE TINHAM OPÇÃO QUANTO AO SEU GOSTO SEXUAL, A MUSICA É O MINIMO

  • Robson Brandão

    É a prostituta chamada vulgarmente de Alagoas… espero que tenha lido o texo Alagoas: estado Anatômico. que enviei pro seu e-mail… abraços

  • santos

    Se não corrigirem o sistema de transporte de Maceio, não voto em ninquem;cidade bonita sim mais que adianta se aqui no sáo Jorge a gente passa 1 hora ou mais no ponto do ônibus.

  • Susana

    Há coisas mais importantes que uma música para se analisar uma administração!Qualquer um que fizesse algo após a Kátia Born, estava eleito. Mació enfrenta grandes problemas nas áreas mais carentes. Ainda há muito por se fazer.