Quem mais saiu ganhando com a volta de Vânia Paiva à prefeitura de Rio Largo foi o vereador Fernando James. Ele conta com o apoio da prefeita na disputada campanha eleitoral do município, e vê um dos seus principais adversários, o vice Marcos Vieira, perder a vitrine que o levou a subir nas pesquisas de intenção de voto.

Um acordo firmado pelo pai do vereador, o senador Fernando Collor, e o marido da prefeita, Ricardo Scavuzzi, consolidou a aliança Vânia Paiva – Fernando James. A decisão do TJ era considerada tão importante para as eleições de Rio Largo que vários assessores do ex-presidente acompanharam a votação no Tribunal de Justiça.

Nem o detalhado voto do relator, desembargador Pedro Augusto, foi suficiente para mudar a opinião dos outros dois integrantes da 1ª Câmara Cível – desembargadores James Magalhães de Washingotn Luis. No final deu dois a um, placar favorável ao Agravo de Instrumento impetrado pelos advogados da prefeita. A campanha em Rio Largo vai esquentar ainda mais.

Lessa na berlinda

Toda a imprensa nacional deu destaque à decisão da Justiça Federal de bloquear os bens dos ex-governadores Ronaldo Lessa e Luís Abílio, e do deputado federal Maurício Quintela. A situação de Lessa pode se complicar junto ao Ministério do Trabalho, onde ele ocupa uma assessoria especial. A pasta é controlada pelo PDT, partido do ex-governador. Hoje, o jornal O Estadão traz matéria detalhada sobre a decisão judicial.
…………………………………………………..
Quem é do ramo, entretanto, avisa que Lessa vai enfrentar mais problemas  ainda com o fim do processo das Letras do Tesouro Estadual, que se arrasta desde 2002. Detalhe: pode levar com ele vários outros assessores do seu do governo que participaram das negociações, inclusive com o Banco do Estado do Parná.

Mais dois em 2010
 
Dois nomes fortes para 2010, os prefeitos Cícero Almeida e Luciano Barbosa, resolveram entrar de cabeça na disputa fora dos seus domínios eleitorais.
Na sexta – feira, Luciano Barbosa, que lidera com muita folga em Arapiraca, participou de caminhada com James Ribeiro, tucano, e candidato a prefeito em Palmeira dos Índios – cidade natal de Barbosa. O prefeito de Arapiraca falou até em "parceria" a partir do próximo ano, caso Ribeiro vença as eleições nas quais tem outro Barbosa – Petrúcio – como principal adversário, segundo a última pesquisa do Instituto Vozes.
………………………………………………
Aliás, Petrúcio Barbosa – mesmo mantendo a candidatura dele, apesar da cassação determinada pelo TER, no último sábado –  não recebeu a ajuda que esperava no final de semana. Na primeira carreata que realizou na zona urbana de Palomeira não estavam Fernando Collor, Cícero Almeida e nem mesmo Jota Ele.
……………………………………………….
Desunidos em União

O empresário João Lyra também não anda muito feliz com seu candidato a prefeito em União dos Palmares, Kil Freitas – ou Areski Freitas. Lira não gostou – e disse a ele – que Kil comparecesse ao palanque de Renan Filho, em ato de campanha do filho do maior inimigo dele: Renan Calheiros. Em Murici, o megaempresário apóia Plininho Batista, filho do seu aliado fiel Plínio Batista.
 
Jota Ele já não veria com maus olhos uma possível vitória de  Beto Baía, do PP, em União. Mas a disputa por lá é de chamar "polícia e médico".
……………………………………………………
Quarta-feira os dois candidatos – mais Mariângela, do PSOL – se enfrentam em debate mediado por Marcos Guimarães. Vai ser à noite, na sede do Sinteal.

O candidato "ligeirinho"

E o prefeito Cícero Almeida, o outro novo nome forte para 2010? Foi a Paripueira, no final de semana, ajudar na campanha de Abraão Moura(PP) à prefeitura – numa disputa, também, duríssima. Nas cidades mais próximas a Maceió, principalmente, o nível de popularidade do prefeito é altíssimo.  
 ……………………………………..
Mas há queixas entre os assessores e aliados de Almeida. A começar pelos que o acompanham nas caminhadas. Ele pára, beija ciranças, mulheres, etc. e de repente parte em disparada, deixando todos para trás. A vice, Lourdinha, é uma das que mais reclamam do prefeito "ligeirinho". Os mais velhos e sedentários já jogaram a toalha.

…………………………………….

Marechal no Jornal da Pajuçara Manhã

Tem nova rodada de pesquisa nesta terça-feira, no Jornal da Pajuçara Manhã. O município de Marechal Deodoro diz ao Vozes Pesquisa em quem quer votar para prefeito. São quatro candidatos fortes na disputa: Cristiano Matheus, Euclides Mleelo, João Lima e Júnior Dâmaso. Este último apareceu como "azarão", mas, tudo indica, vem crescendo ao longo da campanha.

TC cobra mais uma da Infra-Estutura

Depois do adjunto, agora foi a vez do titular: o secretário Marcus Firema, da Infra-Estrutura, foi multado em R$ 810,00 pelo Tribunal de Contas – que cobra a apresentação de documentos referentes a licitações em curso. Detalhe: o mesmo critério não vem sendo adotado em relação às prefeituras do interior – motivo das queixas dos governistas.
…………………………………………….
Mais queixoso está o Cabo Luis Pedro. Ontem à noite, agentes da Polícia Civil tomaram um aparelho celular que ele mantinha na sede do Tigre, onde está preso. De lá, o ex-deputado estaria comandando a forte campanha eleitoral a vererador por Maceió. É bem cotado para a eleição.

 

Família de Barenco teme pela vida do delegado e pede sua transferência
Tribunal de Justiça manda Vânia Paiva votar à Prefeitura de Rio Largo
Atualmente não há comentários.