Até a decisão do pleno do Supremo Tribunal Federal sobre a competência para a decretação de prisão para deputados afastados, ficam parados na 17ª Vara Criminal pelo menos cinco processos de homicício. Até porque os acusados de serem  os mandantes são parlamentares que vivem esta condição. O deputado João Beltrão responde por dois – Dimas Holanda e Cabo Gonçalves; Cícero Ferro por outros dois – Jacó Ferro e Fernando Aldo; Antônio Albuquerque também é acusado ( e por isso foi preso) na morte do Cabo Gonçalves, ocorrida em 1996. "Espero que a decisão do ministro, que é monocrática, seja modificiada pelo pleno", disse ao blog o juiz Braga Neto, da 17ª Vara Criminal. Ele acredita que a situação de Alagoas, hoje, possa criar uma nova definição quanto à competência da instância da Justiça, principalmente nos crimes contra a vida. "O próprio STF já decidiu que o parlamentar que cometer este tipo de crime deve ir a Júri Popular", informou. O problema é saber quando. Por exemplo: o caso Baré Cola, que tem o deputado Marcos Babosa denunciado como mandante, se arrasta numa discussão lenta e improdutiva sobre quem tem competência para julgá-lo – até porque ele ainda está no exercício do mandato apesar de indiciado pela PF  na Operação  Taturana.

Esta decisão do pleno do STF será fundamental, também, para apuração de outros homicídios em Alagoas que estão sendo investigados. Em vários casos há parlamentares – afastados do mandato- que são considerados os principais suspeitos.

O Detran não é de Rubim

Um estorvo da adminstração estadual, central de problemas – nunca de soluções -, o Detran não está subordinado ao secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, o que só agora está claro para o delegado da PF que tem feito avanços siginificativos na Polícia Civil, considerada até então o patinho feio da Segurança Pública. O que  é o Detran?  uma autarquia "vinculada" à Defesa Soicial. Além de motivo de revolta dos funcionários e da população em geral, é ainda a Assembleinha, onde mandam doze deputados estaduais (muitos afastados do mandato). Por lá, a direção diz que não há dinheiro para arrumar a bagunça generalizada, apesar de arrecadar quase R$ 4 milhões/mês.

Amanhã, provocada pelo Conselho Estadual de Segurança Pública, acontece uma reunião em Palácio para definir de onde sairá o dinheiro para o Fundo Estadual de Segurança Pública. O Detran é um dos alvos – apesar da resistência do diretor Élcio Gama, indicado por Antônio Albuquerque-, podendo ceder parte da sua receita em benefício do conjunto da população. Para tanto, porém, o governo deve mandar projeto para a Assembléia Legislativa, matriz da filial do Pontal da Barra.

MP vai investigar Detran
Polícia ainda aguarda mandado de prisão para promotor acusado de pedofilia
  • emanuel severino barros

    O AA está de volta ele vai resolver o caso,isso é bronca safada,pergunte ao gilmar mendes.

  • matuto doido

    ESTAMOS NO MATO SEM CACHORRO. O GILAR MENDES LIBEROU A IMUNIDADE PARA OS DEP. ESTÃO LIVRES PARA DELINQUÍR. O GOVERNADOR INDICIADO NA NAVALHA. NÃO APOIA ABERTAMENTE AS MEDIDAS CORAJOSAS DA SEGURANÇA. NÃO TEM CORAGEM DE ACABAR O NINHO POLÍTICO NO DETRAN, ESTAMOS PERDIDOS.

  • jonas aquino

    O ALBUQUERQUE ENTROU DE GAIATO. TODO MUNDO SABE. ENTROU DE GAIATO. SO PERSEGUIÇÃO POLITICA

  • Geraldo

    No Brasil e em especial em Alagoas a “TAL IMUNIDADE PARLAMENTAR” serve apenas para que bandidos fiquem fora da cadeia. Onde esta os direitos iguais para todos? Parlamentar fora do parlamento é igual a qualquer cachorro vira lata com CPF e ID.

  • João

    DETRAN: sigla que no Brasil, com exceções que desconhecemos,traduz corrupção, desorganização e impunidade. Muita propina e derrames de carteiras para “motoristas” totalmente ignorantes e despreparados. Todos os últimos governadores (Téo idem) foram omissos e fracos ante esse crime.

  • Gustavo Normande

    Enquanto isso a população é que sofre… renovei minha carteira tem 2 messes e apesar de ter pago todas as taxas, e ter sido aprovado nos testes, ainda não chegou a nova… por isso passei quase meia hora em uma blitz conversando com o policial para não ser multado.

  • marcelo

    Esse governo não tem moral para entregar esse departamento (ou autarquia) a pasta estadual a qual de direito?

  • luiz paulo Sodre

    Meu caro Ricardo,sem querer pautar a sua agenda,mas estranho o fato de toda imprensa se omitir na cobrança do afastamento dos Deps. marcos Barbosa e Paulão,cada caso é um caso, mas justiça deveria ser igual prá todos,nem sindicatos,nem imprensa se manifestam,parece uma blindagem.Será?

  • luiz carlos valões cordeiro

    o congresso nacional já deveria ter tirado esse poder do stf de intromissão em assuntos dos estados a não ser que o estado não tenha pesoas para julgar e porque só politicos?todos somos iguais perante a constituição,e o stf só deveria se pronunciar se a jusiça local pedir interferencia .

  • luiz carlos valões cordeiro

    que vergonha uma coisa afatado do mandato e indiciado mandar num orgão que arrecada tanto,acorda desgoverno e toma vergonha da situação e aos servidores não desistam de lutar e sem medo de policia.

  • Gedir

    O STF nunca decidiu sobre este caso específico. Bem ao contrário do que afirmou o Douto Magistrado José Braga Neto, o STF, através de um de seus Ministros, disse justamente o contrário em seu voto durante o julgamento que deu origem à súmula 721.