Nada pior para os candidatos de oposição à Prefeitura de Maceió do que a sensação de que não haverá disputa, tamanha a distância entre eles e o prefeito Cícero Almeida nas intenções de voto detectadas pelas primeiras pesquisas. A que foi divulgada hoje pela TV Pajuçara (Instituto Vozes)é contundente: Almeida tem 83%,  contra 1,2% de Solange Jurema, e o mesmo percentual de Judson Cabral. A tucana e o petista são os outros principais nomes na corrida eleitoral, mas aparecem de forma extremamente pálida na memória do eleitor (lembrando que estes números foram obtidos na pesquisa estimulada, o que agrava o quadro para ambos).

Neste primeiro momento fica claro que Almeida só tem um adversário que pode batê-lo: ele próprio. Até porque não há tempo hábil para que se construa uma candidatura com densidade suficiente para ser um adversário à altura.  Solange Jurema, mesmo trazendo no currículo o fato de ter sido ministra no governo FHC (além de secretária de Vilela), ainda é uma ilustre desconhecida do grande público. Não houve qualquer preparação para lançá-la contra um candidato que era sabidamente favorito. Judson Cabral, por sua vez, perdeu-se nos embates internos do PT – inclusive com as correntes que queriam aderir a Cícero Almeida, do PP, por ser ele de um "partido da base aliada de Lula" (também a legenda de Maluf).

O caminho, então, para o conjunto dos oposicionistas é a "desconstrução" da imagem de prefeito arrojado e empreendedor que Almeida forjou ao longo dos últimos três anos e meio – até mesmo junto aos setores de classe média que empinavam o nariz para ele. Não é, nem será nada fácil. Indiciado na Operação Taturana, da Polícia Federal, o prefeito não aparece nem mesmo arranhado pelas incômodas companhias no inquérito policial (parece-me que o próprio Judson, que saiu limpo da história, tenha sido mais prejudicado pelo indiciamento do deputado Paulão – por tudo que este representava).

O prefeito que desprezou a área social para apostar no concreto – é o que vem sendo repetido insistentemente pelos adversários de Almeida, até agora, pelo menos, sem nenhuma conseqüência prática. Virou ele um candidato "teflon"? Não terá sido o primeiro. Foi assim com FHC, quando disputou a reeleição após o escândalo da compra dos votos no Congresso, das privatizações suspeitas etc.; foi assim com o presidente Lula, após o mensalão e seus desdobramentos. O fato é que ambos tinham serviços prestados e reconhecidos pela população, situação bastante similar à de Almeida.

Será ele o alvo preferencial, talvez o único, do bombardeio no rádio e na TV durante um mês e meio. Mas pelo que se apresentou até agora, não há no nada cenário que convença o eleitor a "trocar o certo pelo duvidoso" – principalmente depois da era Born. Só algo que o próprio Almeida tenha feito (e que ainda não se conheça), ou que venha a fazer até o dia da eleição será capaz de mudar este jogo. Por enquanto, assistimos quase a um WO.

 

17ª Vara vai mandar gravação de deputados para STJ e MP- Federal e Estadual
Rubim vai a Associação do MP para reunião com promotor Alfredo Mendonça
  • Thiago

    De olho na Jurema. Ilustre desconhecida, nome pouco provável, mas o nome de Téo Vilela, seu padrinho, também era descartado para assumir o Palácio de Vidro. O todo-poderoso – dono das usinas – fazia a festa antecipada, no entanto, caiu do cavalo. O Ciço pode levar, mas a Jurema vai cutucar.

  • Marta de Souza

    Seu comentário peca pela incapacidade de analise. O fato do prefeito ter mais de 80% mostra que ele já atingiu o teto num momento em que a campanha esta apenas começando. Já o fato da candidata tucana e o petista terem pouco mais de 1% mostra que eles podem crescer e muito.

  • luiza

    voce e sabio Ricardo, quando fala que o povo não trca o certo pelo duvidoso, 0 Cicero almeida vai ser reeleito eu voto por conciencia e votarei nele hoje e sempre ,paga em dia a cidade esta linda tanto bairro ponre q ico tem sua melhoria.

  • justo

    O Prefeito Cicero Almeida, foi o melhor Prefeito dos ultimos tempos em nossa Capital, agora o Inconpetente do Judson o Chamou de Prefeito do Concreto, porque não o chama do Prefeito que fez Maceió, voltar a SORRIR.

  • José Mário Lira dos Santos

    O pior de tudo, senhor Ricardo Mota, é que ele, o Cicero, não precisava se unir a essa trupe que não acrescenta a nada em sua candidatura vitoriosa. Agora, é rezar para que ele termine por completo seu mandato, porque senão nossa senhora, estamos perdidos e mau pagos.

  • Humberto Junior(OGuarda)

    Quem quezer que venha que o Ciço da quente Ele Ja ganhou ou podemos dizer Nós Sociedade Maceoense parabens

  • ELMANO

    Bota a KÁTIA BORN pra concorrer com o Cícero Almeida que ela ganha! kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkk

  • Giorgi

    É justo e certo que Cicero Almeida será reeleito prefeito de Maceió, porém não podemos esquecer da campanha quase que relampago de Fernando Collor que em pouco tempo de campanha conseguiu derrotar democraticamente Ronaldo Lessa que vinha sendo o candidato mais cotado para vaga no Senado.

  • Clovis Omena

    Mudar para que? Passamos mais de oito anos numa Cidade abandonada, não acredito que o povo tenha esquecido.

  • Igor

    Já sabemos que é quase certo que não haverá 2º turno,os maceionses não querem mais ariscar com candidatos que representem o passado.

  • M Almeida

    Esta situação é deprimente, pois, só demonstra o quanto os políticos alagoanos estão desacreditados. Os homens de bem? Estão cuidando de seus afazeres, de suas vidas – eles sabem que a política, no Brasil, é para quadrilheiros. Cícero Almeida é um mal menor…

  • Gustavo Carvalho

    Ricardo o certo pelo duvidoso é algo que os maceoenses ñ têm como escapar. Sabemos que em 2010 o prefeito vai entregar Maceió a Sra Lurdinha Lyra, quando isso acontecer, como é que vai ficar? Por isso vou retribuir as melhorias na cidade ao prefeito em voto apenas quando ele for p/ o congresso.

  • José

    Depois de Kátia Born,qualquer um é bom. É na omissão das autoridades que Cícero Almeida vira grande político. Ele tá lá indiciado na taturana. É réu confesso. Se fez na Assembleia, imagina o que não anda fazendo no executivo. O Eleitor é burro mesmo. Faz a merd… e depois reclama.

  • Ricardo Melro

    Espero que no segundo mandato o Cícero invista na saúde e no social, pois tem muita gente pobre sofrendo. Se assim o fizer, entrará para a história como o 1º prefeito a melhorar o atendimento a saúde dos miseráveis. Se assim o fizer, sairá com chave de ouro e será governador. Que faça!

  • luis paulo sodré

    Caro Ricardo,basta ler os comentários do seu artigo,para sentir o número de pessoas que não concordam com a sua fala,João Lira ganhava em todas as pesquisas ,não foi nem pro segundo turno,a campanha nem começou,o prefeito tá na vitrine, a três anos,deixa o jogo começar,pesquisa,é hora.

  • luis paulo sodré

    O prefeito que desprezou a área social,réu confesso na taturana,aliás o único dos cinco,,muitos com quem se coligou, tem uma rejeição enorme,deixa o jogo começar,que a maioria vai se surpreender com o que vai aparecer,como você disse,só pode perder prá ele mesmo.e vai, no segundo turno.

  • maceioense feliz

    A verdade de ser apresentada: Maceió esta linda! Os outros candidatos terão q andar pelas ruas asfaltada ou calçada p fazer sua campanha. É sua obrigação? Sim, no entanto nunca fizeram tanto por Maceió!!!

  • Luciana Sarmento

    Concordo com o Luiz Paulo,em alguns comentários do seu artigo,já se vê muita insatisfação,se ele é bom no cimento,é fraco em lidar com gente,a cidade está bem melhor,por isso é que o que precisa agora é cuidar do povo,isso ele não sabe, a outra é bem melhor,talvez a hora é do povo.

  • Rocha

    Parabéns Cicero Almeida,Maceió está ficando linda.Se a oposição falar,nem ligue.Deixo um recado para os opositores:”EM POLÍTICA,SEMPRE É PRECISO DEIXAR UM OSSO PARA A OPOSIÇÃO ROER”

  • Teresa

    CÍCERO QUE ABRA O OLHO PARA QUE URNAS ELETRÔNICAS NÃO FALHEM !!!!!

  • Carlos Davi

    Olha, apesar do fato de que tivemos uma boa admistração de C. Almeida, principalmente se formos comparar com os seus antecessores, eu tenho um pé atrás com o segundo mandato, seja de quem for. Quase sempre são inferiores ao primeiro.

  • Marcos Parreco

    É a voz do povão, a Elite Maceiense, esta se rasgando pelas beiradas. Não adiantou quererem inpigir ao Cícero adjetivos como “Prefeito do Concreto”, até porque, estava faltando quem fizesse algo de concreto por MAceió.

  • gm injuriado

    ricardo mota, mandei duas postagens ontem e não consta nada aqui. não faltei com respeito a ninguém, so coloquei as definições do dicionário aurelio eletrônico. que pena, vou deixar de lê-lo e comentá-lo. seu blog é muito bom, mas para mim esta falha é imperdoável

  • rogerio barboza

    A eleição para prefeitura de Maceio deve ser vista e analisada sem paixões. A esquerda acuada com o desmascaramento de seus corruptos silencia como que reconhecendo que perdeu o bonde da história. O PSOL que surgiu para opor-se ao PT perdeu a língua no passado da ALE e o PT… deixa pra la!

  • pacco

    souza, sodré, mané, ralé, enfim, os assessores do palácio de vidro estão loucos. Falam que o Ciço foi indiciado na Taturana e que por isso a jurema vai ganhar. Só se for na Várzea da Ema. Lembrem que o governador Téo foi denunciado no STF na operação Navalha. Quem vai falar de quem?

  • Renan, do Senado eu vejo tudo!

    É ALMEIDA DE NOVO COM A FORÇA DO POVOOOO!!!

  • mac

    Pacco, tens razão, essa turma de desocupados que provavelmente devem ser do palácio, deveriam aproveitar o tempo para fazer aquela prestação de contas que aparecia na TV e coloca-la à disposição da população. O que estamos vendo em maceió é gratificante. parabens prefeito.

  • tania

    Cicero Almeida tem sido bom administrador, muitas obras! Mas o SOCIAl deixa muito a desejar…os Postos de Saude estao sem nada, o PSF não funciona, as ações da Secretaria de Açao Social estão paradas…O povo tben precisa do social! Mas em obras de grande destaque cicero Almeida esta bem!

  • LUIZÃO

    TENDO-SE EM VISTA O SEGUNDA GESTÃO DO CICÇO, ESPERO QUE ELE INVISTA NO MERCADO DA PRODUÇÃO, POIS NÃO É POR SER FRUQUENTADO POR PESSOAS DE BAIXA RENDA QUE ALÍ TENHA QUE SER UMA NOJEIRA.PARABÉNS PREFEITO CONTE COM MEU VOTO E MINHA CAMPANHA A SEU FAVOR…..FELICIDADES….

  • Lúcia

    O Prefeito estar calçando uma rua pela metade, Rua Presidente Roosevelt, mas esqueceu o Conjunto Carajás na Serraria que esta totalmente esburacado e cheio de lama, ele já morou aqui, prometeu fazer algo por nós, mas até agora nada, nem uma visita!

  • Adriana Collor

    O Cícero vai ter que explicar por que não construiu o Hospital do Tabuleiro. Preferiu construir um viaduto muito do mau feito que só beneficia quem tem carro. O povo carente precisa ser prioridade para o prefeito como ele prometeu em campanha. O povo não é bôbo!