Os três deputados presos na Operação Ressugere estão entre os cinco mais votados nas eleições de 2006 – são campeões de votos. Cícero Ferro foi o segundo mais sufragado pelos eleitores alagoanos, com 42.891 votos; Antônio Albuquerque foi o quarto (40.742 votos); e João Beltrão, o quinto (39.565 votos). Importante ressaltar que a campeoníssima da disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa, então, foi a deputada Cláudia Brandão (48.904 votos), comprovando o momento privilegiado vivido pelo marido dela, Celso Luis. Depois do pleito, o decliínio, e agora é a própria parlamentar que está no olho do furacão, por conta da nomeação para o TC.

Ainda não é possível definir o tamanho do estrago, mas seria estupidez não imaginar que tudo que vem ocorrendo desde 6 de dezembro do ano passado não tenha considerável conseqüência eleitoral. Prefeitos, vereradores e candidatos eram mantidos nas diversas folhas da Assembléia e perderam a renda fixa – o pagamento mensal pela fidelidade. Não apenas nos casos dos parlamentares presos sob acusação de pistolagem – mas eles, principalmente, sentem o golpe, hoje, em função do desdobramento das ações da PF.

Ou será que alguém duvida que o "ressurgimento" dos cadáveres desconhecidos (ou não) seria possível sem a Taturana? Obviamente que não. O agravante para os deputados hoje recolhidos ao quartel do Corpo de Bombeiros  é que eles perderam a condição de "intocáveis", o que para os líderes políticos que os acompanhavam, principalmente no interior, significava poder sem limite. Não que eles tenham chegado necessariamente ao fim das suas trajetórias eleitorais, mas a esta altura não são poucos os seguidores dos parlamentares que procuram no barco espaço para a própria sobrevivência.

Pelas investigações em curso, até outubro muito coisa ainda há de acontecer. E é agora, nas eleições municipais, que os deputados estaduais montam os seus cacifes para 2010 – todos, os presos e os libertos. E mesmo que não se avance tanto quanto clamam as nossas esperanças, ainda assim, os antigos campeões de votos têm pela frente uma grande dúvida sobre o seu futuro político, e uma certeza: em 2010 estarão bem menores, eleitoralmente, do que quatro anos antes.

 

 

TJ rejeita recurso de João Beltrão e reafirma posição sobre deputados afastados do mandato
Advogado de João Beltrão não entrou com pedido de HC nem sabe se o fará
  • Gilvan Mata

    Eates politicos exerciam o poder e tem ou tinham o imperio politico em suas bases por meio da violencia e das falcatruas que praticavam. Estes últimos acontecimentos os enfraqueceram e seus correligionários, muitos oportunistas, com certeza vão sair em debandada. Graças a DEUS!

  • artur

    RICARDO, AINDA TENHO DÚVIDAS QUANTO O ABALO POLÍTICO, O CORRETO ERA OS PARTIDOS,O TRE, A JUSTIÇA IMPEDIREM TODAS AS CANDIDATÚRAS IRREGULARES.

  • Alagoas tem jeito

    Outro dia, aqui em Coruripe, em um estabelecimento comercial, um candidato a vereador conversando com outro indagou, “o teu amigo deputado, não vai ser solto não é? ele respondeu “amigo não”, conhecido e companheiro de partido. Começou.

  • coruripe

    como é q as pessoas falam q coruripe é um curral eleitoral,q as pessoas votão no João Beltrão pq são obrigadas e na eleição ele é uns dos + votados?Saiba q votamos pq queremos e pq gostamos muito dele.

  • Feliz

    Comprando e ameaçando pessoas indefesas se vence com boa margem qualquer eleição em Alagoas. O Povo deve tirar a coleira e o TRE fazer uma triagem dos candidatos, sob pena de ficar desacreditado pela população como um órgão sério.

  • Moura

    Quem se lembra do forró do grupo Falamansa: ah,ah,ah,ah,ah,ah,a,ah,ah,ah,ah, eu tô rindo à toa. Espero que a justiça continue me dando esta alegria.

  • Juca

    Comprando votos com dinheiro desviado, só poderiam ser campeões mesmo. Tenho um amigo que quase foi pego com meio milhão no interior para esta compra. Lamentável é o povo, parece até que adoram passar fome e continuar na miséria, por isso, votam nesse pessoal.

  • Julio Verne da Silva

    Todas as operações da Polícia Federal e suas consequências serão inócuas, se não for coibida a compra de votos.Os Taturânicos e seus discípulos continuam se articulando para corromper o eleitor.A PF Precisa pegar o primeiro como exemplo,mas tem que ser bem GRANDÃO !

  • Jurandir

    Ricardo Com estrago ou sem estrago, precisamos convencer os homens de bem a se candidatarem. Voce, Antonio sapucaia, José Costa, Mendonça Neto,Barenco, Richard Manso, Eduardo Bonfim, Omar Coelho,Bob Vilanova, enfim, todos os que expuseram em favor da verdade. Voces tem que participar

  • raphael

    É preciso a conscientizaçao por parte da populaçao!é importante salientar o valor do voto.como não duvido de nada no Estado de Alagoas,não seria estranho se as eleições fossem hj os deputado taturanicos conseguissem a releiçao.o voto do cabresto impera na terra dos marechais

  • zé do caixão

    Caro Ricardo, não se engane, o povo alagoano não vai criar vergonha na cara assim de repente. Não se surpreenda se essas pessoas continuarem capeãs de votos, pois nada do que esta ai na midia é novidade.

  • Moraes Júnior

    Durante o período de mobilizações contra a criminalidade, confesso que a ausência do povo causava-me preocupação. Mas, a indiferença da classe política causou e causa muito mais inquietação. Estive com político de esquerda e direita que pareciam viver noutro mundo.

  • Bel

    Concordo plenamente com o Artur, como pode criaturas acusadas de cometer tantos crimes permanecer intocável pelo TRE e TJ? Omissão é crime também. Vamos abrir os olhos eleitores alagoanos essa turma de metralhas tem que cair!!

  • ABEL

    ESTA É A PROVA DO ASSALTO AOS 300 MILHOES DOS COFRES PÚBLICOS, TODOS FORAM CAMPEOES DE VOTOS

  • marcelo

    uma constataçao triste, mas real….Alagoas vive mesmo ainda no seculo 19

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Prezado Sr Ricardo, creio que os currais eleitorais formados mediante imposição, “pelo medo”, ainda demorarão um pouco a desaparecer. Mas não podemos negar que estamos caminhando no rumo certo. Um dia, o mais breve possível, com o esclarecimento dos formadores de opinião, chegaremos lá.

  • Bob

    Estão esquecidos que João Lyra, denunciou que as urnas foram programadas para eleger certos candidatos? pra que comprar votos? Por esse motivo, as urnas estão sendo substituidas.

  • emanuel severino barros

    Outro equívoco se o jorge VI assumir a cadeira de deputado,esse fulano nada faz por ninguém somente oforró de bebedouro.

  • José

    O AA sempre foi e será um campeão de votos, pois tem compromisso com o povo, e não se dobra a seu ninguem…

  • Alagoano Sim

    Se vcs, procurar saber sobre esse campeões de votos, aqui na capital não, só ganha no interior do estado, por ter muitos analfabetos, é não sabe que todos esses deputados são VAGABUNDOS.