Quem mais se desgastou neste momento com a nomeação da futura conselheira Claúdia Brandão foi o governador Teotônio Vilela Filho. O único que tinha algo a perder com a história. Poderia ele ter se negado a assinar o ato? Sim. Perderia o prazo limite, que findava hoje,  e a matéria retornaria à Assembléia. E aí, quem pariu Mateus, que o embalasse. Impossível ficou desvincular o ato de nomeação à votação da Assembléia, na madrugada, que impediu que o governador pudesse ser processado pelo STJ – em caso de aceitação de denúncia contra ele na Operação Navalha.

A Assembléia apenas seguiu o roteiro que dela se espera. O próprio líder do governo, Alberto Sexta-feira, empenhou-se em dar celeridade às ações da PGE e do Palácio República dos Palmares, culminando com o ato publicado no Diário Oficial de hoje. A Casa de Tavares Bastos vê o Tribunal de Contas como saída de emergência para seus integrantes, em caso de perda de musculatura eleitoral, ou de risco de uma ação mais contundente da PF, do MP, da Justiça.

Tão logo Cláudia Brandão tome posse no palácio de vidro da Fernandes Lima, estarão representados no TC os dois principais acusados na Operação Taturana: Antônio Albuquerque e Celso Luis. Inimigos eventuais, aliados quando necessário. Ambos foram os premiados até agora com a promoção de parentes que não despontaram como grandes lideranças públicas ou como destaques em suas profissões. Não vou aqui entrar no mérito do julgamento feito pela Assembléia e que foi confirmado pelo Palácio República dos Palmares – esta parte a OAB já tomou para si.

Mas o fato é que o TC só não perde mais com as nomeações recentes porque também não tem mais nada a perder. Estão lá: um conselheiro que já cumpriu pena por homicídio e dois irmãos de ex-governadores que os nomearam (um dos quais pai de um deputado indiciado na Operação Taturana). De quando em vez, até por conta do incômodo sentido pelos servidores, a corte reage – tão timidamente quanto os seus julgamentos de maus gestores públicos. E isso nos custa R$ 55 milhões por ano.

Se assume ou não a nova conselheira, que o tempo nos traga a resposta. A pergunta agora é: e por que não o deputado Cícero Amélio?

 

Toledo garante que vai cumprir prazo do TJ para pagar 13º de 2007
Alagoano, presidente do STJ deve decidir hoje sobre HC dos deputados presos
  • Ricardo

    Duas vagas são dos técnicos – procurador e auditor- espero que a OAB e o MP ingressem com as medidas cabíveis para limpar aquela casa. O judiciário tem feito a parte dele, mas, precisa ser provocado para agir. Que o provoque o MP e a OAB.

  • eneas alagoas

    Dá nojo saber que mais uma pessoa sem nenhuma competência vai para o TCE. Assisti a entrevista do Otávio Lessa na TV ALE, que vergonha, o cara não sabe nada, gaguejou, confundiu APROPIAÇÃO INDÉBITA com DESVIO DE RECURSO e agora mais uma incompetente.

  • eneas alagoas

    Chegou ao TCE o voto que faltava para reeleger o atual Presidente, que como se sabe, perderia a próxima eleição para o Luis Eustáquio; agora a coisa mudou, coitado do Tribunal:Otávio Lessa,Isnaldo Bulhões, Luis Eustáquio, Rosa Albuquerque e agora…ufa, absurdo, vergonha, sei lá o que?

  • francisco

    E quem ali dentro tem competência, caro Enéas? Já visse algum prefeito entrar pobre pra n sair rico e ainda ter as contas aprovadas?

  • Roberto Revoltado

    Acho que o problema é mais embaixo, é a lei que define a maneira de escolher os conselheiros. A culpa não é do governador se a PGE disse que os critérios foram atendidos. Vamos mudar a Lei que define o processo de escolha!

  • tania

    Ricardo.to cansada! Não aguento mais!Eh muito nojento essa troca de favores, o gov. cada dia nos decpciona!

  • Alberto Almeida

    Caro Ricardo. Não gostasse tanto de Alagoas como gosto, ficaria feliz QUE se o seu comentário sobre o tribunal de contas fosse matéria nacional. O Brasil precisava saber quem são, sem economia de adjetivos, os conselheiros do TC do nosso estado.QUE VERGONHA.

  • João

    O governador Téo, ao não cumprir o que prometeu com rara honradez (se deixaria processar livremente pelo STJ porque aos verdadeiramente honestos e destemidos interessa provar logo a inocência e desmoralizar acusadores), mostrou ao final sua verdadeira face de devedor e temente. Vergonha !

  • Gilvan Mata

    Enéas e Ricardo (leitores), não existe conselheiros preparados para os cargos. Todos nomeados por conviniência política ou favorecimentos. Até quando, vamos aceitar isto? É necessário moralizar esta casa. Governo fraco, medroso, querendo salvar sua pele (Op. Navalha). Basta!!

  • luis paulo sodré

    Meu caro Ricardo, o governador não é refém de coisa alguma,pelo contrário,tudo que está acontecendo de mudança em nosso estado é graças a esse governo que graças a Deus está cumprindo todas as suas promessas de campanha,inclusive a de tentar apurar e acabar com os crimes de mando

  • luis paulo sodré

    Lembre-se Ricardo,quem trouxe para Alagoas o Dr.Rubim,quem acionou a procuradoria em Brasília,para defender o nosso estado no caso das Taturanas,quem deu carta branca ao secretário da SDS,para contrariar os delegados viciados,indicando o Dr. barenco,p/ P.CIVIL.Isso é gesto de quem é refém?

  • luis paulo sodré

    Agora você que é um grande jornalista,formador de opinião,pode usar seu potencial numa campanha prá que se acabe com essas vagas do tribunal de contas destinados a assembléia, voltando como era era anteriormente, antes de criarem esse sistema de escolha pelo legislativo de duas ou três vagas.

  • luis paulo sodré

    E continuando meu caro Ricardo, na minha humílde opinião,foi o Gov.quem praticamente federalizou o combate ao crime organizado,a pistolagem e ao crime de mando, unindo através do Dr.rubim as polícias, federal,civil e militar, no combate a criminalidade de toda espécie,um refém agiria assim?

  • gregório

    Caro Ricardo, É uma vergonha !

  • Cacá

    Há décadas a casa de Tavares Basto não é mais a casa do povo alagoano. Ela passou a ser um balcão de negócio onde são negociados apenas interesses particulares daquele que a compõe. O lema que lá vigora é aquele tão falado pelo humorista Chico Anício “ O POVO QUE SE EXPLODA”

  • luis paulo sodré

    No nosso sistema de governo,o executivo é naturalmente refém do legislstivo,se não conseguir fazer maioria naquela casa,quem leu a íntegra da pronúncia do ministério público,no que se refere ao Gov.viu que o STF não acatará a denúncia,de tão pífia que é, e você sabe disso

  • Martin Luther King

    Ricardo, com relação ao TC, o MP é omisso. Não tem feito absolutamente nada para legalizar aquela casa. Tem feito em outras áreas, mas nesta, nada, nada e nada. Tá na hora dos promotores que têm atribuição para tal agirem, caso conrário, conjecturas serão feitas. Basta de omissão!

  • José M Filho

    Ricardo,não sei se seria correto questionar os comentarios de Luis Paulo Sodré,mais é bom lembrar que quem elegeu o TATURANA PRESO ALBUQUERQUE Presidente da Assembléia foi o Governador Teotonio junto com o Renan. E se não fosse a ação da Policia Federal esse Estado não teria mais Governo.

  • Luciana Sarmento

    Que comentários!senão vejamos,se ponha no lugar do Gov.,seja acusado por ilações sem prova concreta,agora me diga você, se se afastaria voluntáriamente de um mandato de governador por pelo menos seis meses, prá se defender,apenas porque alguns acham que quem não deve não teme,é ruim em?

  • José M Filho

    Quanto ao TC não tem mais o que se comentar você foi muito claro,parabéns Ricardo. Gostaria muito que o Sr.Governador,tão bem intencionado com está(PF)bem que poderia justificar esta “Bela” nomeação da Cleide CL a exemplo da tal de Rosa AA.

  • Luciana Sarmento

    E aí meu caro Ricardo,deixa eu ver se entendi, você sugere que o governador fingisse que perdeu o prazo,a matéria retornaria a assembléia e quem pariu Mateus que o embale,se for isso, onde fica a responsabilidade a seriedade e o compromisso que um governante eleito pelo povo deve ter?

  • Cean Silva

    GENTE, AAATTTTEEEENNNNÇÇÇÇÃAAOOOOO!!!!!!!!!!!!SÓ QUE PODE ENTRAR COM AÇÃO SÃO OS QUE CONCORRERAM. A OAB PERDEU COM O AMÉLIO E VAI DENOVO PERDER. É SÓ PARA DIZER QUE FAZ?

  • chico

    Tribunal do faz me rir$$$$, este sim é o verdadeiro TCE de Alagoas. Como é que pode raposa tomar conta de galinhas? Será que estes políticos pensam que o povo é imbecil a este ponto. Cadê a Justiça para colocar a PF na cola deles. Ali sim é que tem absurdos piores que o da ALE!!!

  • Mara

    Caro Paulo Sodré,o governador é sim refem de tudo que é podre no estado,pq é covarde e fraco.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Independentemente dos que desejam nos fazer engulir, goela abaixo, o que é incompreensível, continuo fazendo parte do que aqui, com perspicácia e muita verdade, ficou denominado “sentimento geral”.

  • Bob

    Esse tribunal tem como objetivo acomodar politicos fracassados, para ter vida de rei.Você falou em fiscalisar? fiscalisar o que?, legalisar os falcatruas dos amigos e parentes.

  • HELENA

    RICARDO, VC ENCONTROU A FRASE CORRETA P/TRADUZIR A SITUAÇÃO DE AL.O POÇO DA NOSSA HISTÓRIA ESTÁ SEM FUNDO.O MOMENTO QUE VIVEMOS É = A UM TUMOR MALÍGNO DO MAIS VIOLENTOS COM METÁSTASE EM TODOS OS ÓRGÃOS. SÓ A QUIMIOTERAPIA DA HONESTIDADE PODE ESTIRPAR ESSE TUMOR E COLOCAR O FUNDO NO POÇO.

  • HELENA

    A QUIMIOTERAPIA DA HONESTIDADE ESTÁ SE REVELANDO EFICIENTE E ALGUMAS METÁSTASES ESTÃO SENDO ESTIRPADAS. CONTINUO ACREDITANDO NOS HOMENS DE BOA VONTADE. POR FAVOR, VOTEM EM QUEM TEM COMPETÊNCIA E HONESTIDADE. ESSE É O PRIMEIRO PASSO P/COIBIR UMA RECIDIVA CANCEROSA.

  • Feliz

    Rui Barbosa tinha razão: Não há vergonha alguma em ser ladrão, assassino, incompetente ou conivente em Alagoas; apenas se indignam ou agem alguns poucos HOMENS/MULHERES honestos e cumpridores do DEVER e das leis, neste Estado.

  • ABEL

    O QUE SE PODE ESPERAR SE UM GOVERNADOR INDICIADO PELA PF POR FORMAÇAO DE QUADRILHA,CORUPÇAO PASSIVA E PECULATO ?O QUE SE ESPERAR DE UMA ASSEMBLEIA QUE TEM A MAIORIA DOS DEPUTADOS INDICIADO POR ROUBO E TEM ATÉ LALRAO DE ENERGIA ? SÓ ESCAPA JUDSON E RUY O RESTO SE CRITAR PEGA LADRAO..

  • Roberto Costa

    Sem juizo de valor, mas como é débil e minada a nossa estrutura de poder. Na realidade os comentários afirmam a ansiedade desse fato. Excetuo o trabalho da justiça e o esforço da policia. Providencial e muito bem colocado o artigo.

  • Fernando

    A Eleição de Claudia Brandão, custou $$$$$$ ao Ex-Deputado Celso Luiz, Temos hoje três suplentes de deputados, de NISAN, aquela camionete que vale R$125.000,00…. rodando pelas belas praias de Maceió. PF NELES!!!!!! E olhe que o salario dos deputados é liquido de R$7.500,00, MAGICOS!!!!

  • Alice

    alice no país da maravilha, é como funciona o Tribunal de Faz de Contas, vejam que quem tem processo poderá ser candidato. ex. Ricardo Santa Rita em Jequiá, além de supostamente ser esposo da atual prefeita.

  • Alagoano

    Apesar dos recentes avanços obtidos pela nossa linada Alagoas, ainda acontece fatos ardilosos. É uma pena que uma instituição como o TC, que tem tanta gente de bem, receba uma integrante desse nível. Fica complicado colocar gente que toma o dinheiro do povo para ficalizar as contas do povo.

  • luis paulo sodré

    Não, José M. Filho,quem elegeu Antônio Albuquerque foi o povo e a grande maioria da assembléia que o Governador nunca teve.Com todo respeito, um abraço

  • ZÉ LELÉ

    Ainda existe pessoas ingênuas como o leitor Luiz Paulo Sodré, que acredita que foi o Governador que solicitou a vinda do secretário Rubim. O Secretário Rubim foi enfiado de goela abaixo e o nosso Governador, que inclusive está denunciado na operação Navalha, teve que engolir.

  • artur

    O FUNDO DO FUNDO DO POÇO ESTÁ NA ASSEMBLÉIA, TEMOS QUE ATERRAR ESSA FOÇA E ABRIR OUTRA NOVA PARA ACABAR A PODRIDÃO E O TRANSBORDO PARA O TRIBUNAL DE FAZ DE CONTA.

  • eneas alagoas

    EU DE NOVO, PRA LIMPAR TUDO, TEM QUE VIRAR O TCE DE CABEÇA PRA BAIXO. É DINHEIRO DO PROMOEX, DO DUODÉCIMO QUE ESTÁ TAMBÉM ACIMA DO PERMITIDO, DO FUNDCONTAS, ENFIM, É UMA FESTA. ALÍ NÃO SE SALVA NINGUÉM, QUEM MENOS ANDA, VÔA.

  • Zé Lezin

    Como se pode “engolir” sem ser “goela abaixo”? Goela acima é vomitar, expelir, sua anta quadrada. É o mesmo que “encarar de frente ou enfrentar de frente” como se fosse possível encarar “dis costas”. KKKKKKKKK