Para Camila, minha filha

Muito se fala na "química" da paixão, definição um tanto imprecisa sobre as motivações que levam duas pessoas a se gostarem e a se desejarem sofregamente. Mas, haveria uma "química" da amizade? É bem verdade, no primeiro caso estão presentes ingredientes como cheiros e hormônios que levam ao amor sensual. Não é o caso da amizade, creio eu. E se desvantagens há, desta em relação àquela, a fugacidade da paixão não parece fazer parte da relação entre amigos, independentemente do gênero de ambos.

Poetas, escritores, compositores, pensadores e filósofos em geral se debruçaram sobre o tema – que é fascinante. Desde o "cínico" Oscar Wilde a afirmar que "o verdadeiro amigo apunhala pela frente", até o doce Vinícius de Morais a dizer que "amigo não se faz; se reconhece", muita tinta já se gastou tentando explicar a "química" da amizade – se é que ela existe. (Antes de deixar Vinícius de lado, lembremos Nélson Cavaquinho. Em uma das suas canções, o sambista diz que é fácil encontrar amigos de copo – Vinícius? – mas se precisar de um prato de comida, eles somem).

Sou apontado por alguns como um homem de poucos amigos. Mas será que há outros de "muitos" amigos? Não creio, e encontrei em alguns livros interessantes de filósofos ídem, bons argumentos para defender minha crença (ou descrença).

"Antes de mais nada, a amizade, estou convencido, só pode existir nos homens de bem". A frase é de Cícero (Marco Túlio Cícero), que vai além, para completar seu raciocínio: "Sem virtude, não há amizade possível." De há muito, para mim, até por conta da idade – 50 anos -, a preservação das velhas amizades é uma prova de caráter. Ensinou-me o tempo, e a ele rendo minhas homenagens.

Não é o caso de hierarquizar as relações cotidianas, mas ao olhar com vagar para o que elas podem representar na nossa existência, confesso, não consigo discordar do mesmo Cícero: "A amizade vale mais que o parentesco, em razão de o parentesco poder se esvaziar de toda a afeição, a amizade, não: retire-se a afeição, não haverá mais amizade digna desse nome, mas o parentesco subsiste."
 
Claro, há territórios em que ela, a amizade, não é possível se estabelecer – aponta o meu aprendizado profissional, por exemplo, com a política e os políticos. Aí, de novo, vem Cícero:"Mesmo para aqueles cuja amizade resistiu por mais tempo, ela é abalada quando intervêm rivalidades de carreiras políticas." Sêneca é tão enfático quanto pode, quando refuta a possibilidade de se fazer amigos, verdadeiramente, entre os que militam na perigosa área. "Relações passageiras e interessadas", diz ele, para emendar:"Tiramos a grandeza da amizade, quando nela vemos um meio de ganhar alguma coisa."

E era Sêneca um especialista no assunto, abordado profundamente em suas cartas a Lucílio. "É um erro não confiar em ninguém, bem como confiar em todos", alertou. Ele  foi defensor da amizade, sim, mas nada de "todo mundo é meu amigo", deixou claro muito antes do genial Montaigne fazer a mesma abordagem. É do francês, que se recolheu aos livros depois da perda de um grande amigo, a afirmação:
-O que chamamos geralmente de amigos e amizades não passa de convivências e familiaridades estabelecidas ocasional ou comodamente por meio das quais nossas almas estabelecem vínculos. Na amizade de que falo, as almas se misturam e se confundem uma com a outra.

De fato, ter um amigo – ou (poucos)amigos – para dividir convicções e incertezas, convivendo com defeitos e qualidades um do outro, é um privilégio muito mais incomum do que parece. Delicioso ainda mais, por  raro. "Que há de mais agrádavel do que  ter alguém a quem se ousa contar  tudo como a si mesmo?", pergunta Cícero."Se tu vês um homem como amigo sem teres nele tanta confiança  quanto em ti mesmo, tu te enganas muito e só tens uma vaga idéia da verdadeira amizade", responde Sêneca – num diálogo imaginário.

Nada de almas gêmeas, mas as identidades são indispensáveis para que se faça e se estabeleça a amizade. Continua Cícero:"Reside aí toda a força da amizade – a mais nobre cumplicidade no plano das escolhas, dos interesses, das idéias". Socorre-o Sêneca:"Seria a verdadeira amizade, que nem a esperança, nem o temor, nem a preocupação com o interesse podem romper; aquela que levamos quando morremos e pela qual podemos morrer".

Se ouvisse  Sêneca, com ele concordando, Cícero poderia, quem sabe?, fechar a conversa com um belo conselho a cada um de nós:
-Tudo o que posso fazer é vos incitar a preferir a amizade a todos os bens desta terra; com efeito, nada se harmoniza melhor com a natureza, nada esposa melhor os momentos, positivos ou negativos, da existência".

Se nada disso lhe toca a alma, lhe faz pensar sobre a questão, não lamento. Talvez tudo seja muito mais simples, como nas palavras do jagunço Riobaldo, obra e graça de Guimarães Rosa:

"Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado".

 

 

 

 

 

 

 

Tribunal de Contas divulga lista dos "fichas sujas" até quarta
Preso, Tenente X, tenta Habeas Corpus para assumir vaga de deputado
  • Álvaro Machado

    Amigo, parabéns!

  • Camilla Chagas

    Ricardo, gosto muito das suas crônicas e comentários políticos, mas nunca imaginei que escrevesse tão bem sobre Amizade!! Concordo plenamente contigo, dizem por aí também, que a Amizade serve para enxugar as lágrimas que o Amor permite cair, se é que me entende…

  • Hermann

    Belo texto para Camila e para os amigos.

  • Valtenor Leoncio

    Amigo Ricardo, é isso mesmo amizade nem mais,nem menos. Parabéns…. Valtenor Leoncio

  • sérgio

    Caro Ricardo, Esta manhã voce deixa-nos sem palavras e a refletir sobre os conceitos da amizade. Quantas “trombas” levei? Quantas vezes fui injusto ou incauto? Onde pode começar a amizade. No trabalho? Onde mora? No bar? No futebol? Talvez aí resida o “x” da questão. Problemas.

  • sérgio

    E mais. Na nossa cultura, não há respeito ao velhos. Como querer uma amizade duradoura, se com o tempo voce perde este valor? Curiosamente confio em pessoas mais velhas. Respeito suas experiências, suas reflexões. Pessoas que se respeitam, são melhores amigos.

  • luzenita paes dos santos

    Caro Ricardo Mota sei que não sou seu amigo, porque não convivemos, mas admiro a sua determinação e o seu caráter.Bom domingo

  • Bruno Mendes

    É isso aí Ricardo. Mais dois: Nelson Rodrigues costumava dizer que o amigo é o grande acontecimento da vida. Emerson considerava o amigo a obra-prima da natureza. Amigo vale pela qualidade não pela quantidade. Parabéns pelo texto. E pela homenagem.

  • Plinio Lins

    Ricardo, sobre o teu quinto parágrafo – amizades e parentescos –, os franceses, que têm o poder da síntese, resumem em um dito: “La sort fait les parents; le choix fiat les amis”. Parentes são resultado do destino; amigos são escolhas nossas. Plínio

  • Celso

    Arretado! Celso

  • Anselmo Santana

    Meu caro Ricardo, parabenizo-o pela belíssima exaltação à amizade. E gostaria de citar o grande Epicuro: “De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe o maior”. Tenho um grande apreço por você. Um forte abraço!

  • Antonio de Padua Cavalcante

    Parabéns pelo texto. Graças a Deus tenho poucos e reais amigos, todos anos de convivência.Amigo não chateia, ajuda. Amigo é o irmão ou irmã quer escolhemos para levar conosco no trem da vida

  • matuto doido

    SERVE EM CHEIO PARA OS QUE SE ENGANAM E ENGANAM, SERVE PARA QUEM SE ACHA PODEROSO E SÃN DE MENTE E ALMA. EX: AUTORIDADES CORRUPTAS,CRIMINOSOS E MENTIROSOS. PSICOPATA, SÃO AQUELES QUE SE JULGAM MELHORES QUE TODOS. OS VELHOS SÃO TESOUROS EMPOEIRADOS PARA ALGUNS.

  • Luciano Aguiar

    RICARDO Quero acrescentar o meu poeta de coração Mario Quitana: “AMIZADE UM AMOR PARA TODA VIDA”

  • Paulo Chancey

    Excelente. O seu texto enriquece nossa leitura e enobrece qualquer veículo de comunicação. É um tributo aos poucos, mas verdadeiros amigos, àqueles com quem se gosta de conversar, do igual ao igual, desarmado. Aplausos!

  • A Almeida

    Ricardo, quanto a ter poucos amigos não se preocupe, há pessoas que não valem a leitura de um bom livro. Cicero resume a questão: a amizade só pode existir nos homens de bem.

  • lisboa

    parabéns, muito bom o seu texto, concordo plenamente, de fato homens de bem têm poucos amigos.

  • Ricardo Gois Machado

    Para quem tem um verdadeiro amigo, como eu posso afirmar que tenho, seu texto deste domingo dispensaria quaisquer comentários. Mas ele me fez ganhar o dia.

  • Alexandre

    Caro Ricardo Mota, parabéns pelo texto. Fico a pensar nas minhas amizades de adolescente, quando tinha verdadeiros amigos, sem interesses. Agora, procuro grandes amigos e não encontro nem um. É assim mesmo, o verdadeiro amigo é a vida.

  • Helder Lopes

    Belo texto. Parabéns, mais uma vez!

  • Elizabete Patriota

    Escrever ou falar bem para mim, é conseguir ir ao encontro do outro através da palavra. Vc fala e escreve bem pq o que vc diz vem do coração e atinge em cheio o coração dos seus leitores e ouvintes. Ósculos!

  • marcelo firmino

    Grande Pena, Permita-me, mas, meus parabéns vão para a Camila pelo pai verdadeiramente amigo que ela tem.

  • AAraujosilva

    Ricardo, meu caro jovem, no popular o jagunço Riobaldo e o MPB4 estão certíssimos: “Amigo é pra essas coisas mesmo…”. No conhecimento castiço de sua excelente abordagem, nos outros vamos nos aculturando. Pois bem!, como disse, N.Cavaquinho, sambista e filósofo mundano: “Me dê flores em

  • AAraujosilva

    … sambista e filósofo mundano: “Me dê as flores em vida/O carinho, a mão amiga,/Para aliviar meus ais./Depois que eu me chamar saudade/Não preciso de vaidade/Quero preces e nada mais.” . . .

  • Eanes Melo

    Somos tão imperfeitos que cultivar uma amizade como se rega uma plantinha e vê-la crescer é coisa rara. O amigo da humanidade foi levado para a cruz sem queixumes. Roberto Carlos compôs amigo de fé irmão camarada para as amizades transcendentais. Talvez bons amigos sejam coisas do outro mundo.

  • Rafael Kennedy

    Gostei. Parabéns!

  • O PENSADOR

    Meu caro Ricardo,”Amigo é coisa pra se quardar no fundo do coração”, canta Djavan.particulamente acho perfeito essa colocação.Mas lhe digo q amizade ñ é pra todo mundo. Tem gente q não conhece essa virtude.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Texto muitíssimo legal. Mérito intelectual. Parabéns mesmo.

  • Carmen Lins

    Prezado Ricardo,
    Não conheci o seu blog. Agora, estareisempre presente. Esse texto sobre amizade enobrece a amizade