A crônica abaixo foi publicada em 30 de maio de 2008, quando o desembargador Antônio Sapucaia se aposentou do TJ. Republico-a, com tristeza, no dia de hoje, quando o magistrado, escritor e grande alagoanos nos deixa.  

O que pode fazer um negro miúdo, de pouca estampa, fala baixa e ligeira, sem parentes importantes e vindo do interior, num Estado que nasceu escravista e retardou, o tanto que foi possível, a liberdade de seus ancestrais? Pode muito – se for Antonio Sapucaia.

Pode fazer carreira na magistratura e ser aplaudido por onde passa, quando da sua despedida, depois de uma longa jornada de 37 anos. Ser juiz em municípios os mais diversos, em que quase sempre fez morada, sentindo a alma do povo para o qual trabalhava. Magistrado linha-dura, que descartou os presentes dos mais afoitos e desavisados, mas conquistou o respeito e a admiração de pobres e ricos que enxergaram nele a fumaça do bom Direito.

Pode provocar a ira dos seus pares ao entrar pela porta da frente – a mesma pela qual sai – da principal Corte da Justiça de Alagoas. Seu discurso de posse – inesquecível!-, de uma inesperada contundência, resultou, é a verdade, em muitos desafetos. Mas deu-lhe novos amigos e marcou o começo de um novo tempo na magistratura alagoana, cujas vísceras foram ali expostas.

Pode ser dono de um humor desconcertante, pela rapidez com que se manifesta sempre. Como no dia em que fui entrevistá-lo e por nós passou uma bela moça (dona Marli,por favor, pule essa parte). Seguiu-a discreta mas insistentemente, ao que indaguei: “Doutor?!”. A resposta veio do homem simples e sagaz: “A Justiça é cega, o juiz, não.”

Pode escrever um livro – sobre Costa Rego -, resultado de incansável e criteriosa pesquisa que recolheu e perpetuou os feitos de um conterrâneo, jornalista como ele, que governou Alagoas com mão de ferro e muito respeito pelo bem público.

Pode fazer a população de um Estado inteiro se sentir de alma lavada – em êxtase, quase -, por conta de uma decisão difícil que tomou, mesmo que isso lhe tenha custado algumas noites de sono. Era, sabia, a chance de reescrevermos a nossa história.

Pode, por isso, atrair a ira dos que se julgavam acima da Lei, mas que tiveram de se curvar à firmeza de caráter do mesmo negro miúdo, em cujos cabelos encarapinhados o tempo tratou de registrar sua inexorável passagem.

Pode ser o herói de um povo cuja esperança de há muito havia se despedido. Sim, porque a ficção produz deuses; os heróis se forjam nas misérias do cotidiano, com suas fraquezas e grandezas – quando estas são as mais necessárias e menos disponíveis aos seus próximos.

Pode – e deve – carregar na memória os erros cometidos, o que o torna ainda mais humano, demasiado humano. Sem nunca, entretanto, ter deixado fugir a essência do homem justo.

Pode, enfim, usufruir do direito de descansar, ler, viajar e – como me disse – cuidar dos netos. Faça isso pelos seus, doutor Antonio Sapucaia. O senhor já fez tanto pelos nossos!

 

 

 

 

Falta polícia nas ruas e PMS trabalham de vigia e segurança
Multa de R$ 100 mil também pune presidente da ALE em caso de pagamento a servidores irregulares
  • Clarissa Veiga

    Pode uma estrela falar sobre outra estrela!? São alagoanos como Mota e Sapucaia que mantém aceso o sonho de muitos de nós… Alagoas vale a pena sim!

  • Paulo Barros

    Está provado que quando o julgador é competente as leis favorecem os bons e pune os maus.

  • Anonimo

    Chorei bastante ao ler esse artigo! Não sei porquê!Eu não conheço Ricardo mota nem Dr. Antonio sapucaia…!Mas sei que chorei…!!!Senti algo no fundo de minha alma…texto belíssimo.

  • Celso

    “Ele não sabia que era impossível, então foi lá e fez”(Jean Cocteau) Essa frase pode ilustrar um pouco da personalidade do Dr. Antonio Sapucaia. Cabe agora a nós, fazer o mesmo!

  • João Geraldo

    Belo Texto Ricardo (perdoe a intimidade), só uma opinião!!!! acho que seus textos, crônicas, resenhas e outros mais já poderiam virar um bom livro!!!! Felicidades, sua voz e seus textos são importantes para Alagoas

  • Nelma Barros

    Ricardo, sou mais uma fã do seu trabalho como jornalista, e mais uma vez suas palavras bem descreveram o homem íntegro que muito honra o povo alagoano: Juis Antônio Sapucaia

  • Raphael Matos

    Feliz o Povo que contemporiza uma época na qual existem Antônio Sapucaia e Ricardo Mota – dois guerreiros pacíficos, que se utilizam das respectivas armas, municiadas com a tinta fresca de uma caneta! Feliz a sociedade que valoriza os heróis que têm! Sinceramente, obrigado, Senhores!!

  • Gregório

    Ricardo, parabéns pelo primoroso texto. Dr. Sapucaia, muito obrigado.

  • tito mendes

    Valeu pela matéria meu caro Ricardo. Mesmo distante de minha querida cidade, sinto-me honrado pelos bravos e dignos que exercitam seu mister livres dos vicios que corrompem os conterraneos sem lastro familiar. Desde Espanha agradeco e parabenizo o nobre culto jornalista

  • Luciano Aguiar

    O mesmo homem a mesma historia e tantos anos já se passaram. Desde garoto em Murici na Farmácia de meu avo, seu irmão barraqueiro na fazenda tabocal já falava do Juiz ¨O homem é um beço de bode¨, refirindo-se a sua conduta moral. Quase trinta anos depois a historia é a mesma.Legal Ricardo.

  • Guilherme

    Bem agora só nos resta rezar! Doutor Sapucaia boas férias e obrigado por fazer novamente acreditar na justiça.

  • Bernardino Souto Maiot Neto

    Tenho certeza absoluta se vivo estivesse hoje, o ex-governador Lamenha Filho estaria feliz da vida com a missão de juiz cumprida pelo pilarense Antonio Sapucaia.Qdo governador lhe nomeou, dizendo:”é uma nomeação que vai dar muita felicidade a mim”. E não deu outra. Parabéns Sapucaia.

  • Marcelo Firmino

    A qualidade no jornalismo, para quem verdadeiramente é do ramo, pode ser feita em qualquer veículo. Maravilha! Fiquei pensando (…) e tenho certeza que nossos saudosos amigos Freitas Neto e Dênis Agra gostariam e muito de assinar também este teu texto sobre o Dr. Sapucaia. Brilhante!

  • ahm

    Parabéns e obrigado Dr. Sapucaia! Que sua passagem pelo TJ tenha deixado algum exemplo positivo para seus ex-pares! E que agora alguns marginais possam perceber que, mesmo sendo deputados, não estão acima da lei!!!

  • Daniel

    Parabéns Dr. Sapucaia!!! E espero que a ética e a moralidade no TJ não se aposentem junto com o Sr. Prabéns Ricardo Mota, pelo maravilhoso texo.

  • nelson

    Parabéns Ricardo, seu belo texto é a homenagem que todo alagoano do bem se utiliza para agradecer ao Dr. Sapucaia.

  • zelia cavalcanti

    Se eu tivesse seguido a carreira de advogada,certamente Dr Sapucaia seria meu exemplo.Não o fiz.Mas, certamente, será um referencial para minha filha.Quanto a mim, fico com você como referencial.Pelo estilo poético,pela brincadeira com as palavras.Parabéns aos dois pelo exemplo que são.

  • ROBSON LIMA

    “ ESSE INESQUECIVEL SAPUCAIA “ COMO NÃO SE EMOCIONAR AO LER ESSE ARTIGO… SAPUCAIA NOSSO HEROI SEM SER DE AÇO,SEM TER SUPER PODERES,SEM VOAR PELOS CEÚS ,E PRINCIPLAMENTE SEM TER DUPLA IDENTIDADE.TENDO SOMENTE DUAS ARMAS: A HONESTIDADE E A CORAGEM. RICARDO PARABENS !

  • Daniel

    Quando era estagiario de direito, e o Des. Sapacaia juiz, já ouvi falar de histórias daquele juiz já velhinho competente e que não se deixava vender….

  • Lírida Nerys

    Homenagem merecida.Espero que os alagoanos não esqueçam da atuação de Antônio Sapucaia e quebrem a máxima da curta memória do brasileiro.

  • Otavio Narknoid

    Bela homenagem, por alguns instantes na leitura do texto vi no magistrado a figura do “super homem” de nietzsche, como você mesmo parodiou; Antonio Sapucaia, é humano, demasiado humano.

  • Roberto MIranda

    Um homem que entrou sem dúvidas para os anais da história Alagoana. Lutou bravamente e, sozinho, em meio aos coronéis das Alagoas. Parabéns Sapucaia e boa aposentadoria….aplausos, para quem realmente honra o estado ao qual pertence. E agora Alagoas, o que será de nós?

  • Ruth

    De fato, Alagoas abriga muitos homens e mulheres sintonizados com firmes valores éticos e humanitários. Desejo que um dia possamos ter uma postura midiática que lhes dê mais espaço do que às quadrilhas organizadas. Você, Ricardo, está cumprindo brilhantemente o seu papel. Agradecida.

  • Pedro

    Que bela homenagem a um homem que exerceu a Magistratura com dignidade e horadez, orgulho de seus conterrâneos.

  • Omar Coêlho de Mello

    Parabéns, Ricardo! Justíssima homenagem ao Des. Sapucaia. Tive a oportunidade de dizer-lhe, ontem, em sua despedida do TRE, que os duros caminhos que percorreu, e foram muitos, fez com que Deus o recompensasse, ao término de sua carreira na magistratura: concedeu-lhe a notoriedade popular!

  • Antonio

    Esse texto deixa transaparecer a carga de emoção do autor!Ele é repleto de um saudosismo,de algo que nos corta a alma…li e reli esse texto várias vezes(como sempre faço com seus textos ricardo)e todas as vezes não consegui conter as lágrimas…Vc conseguiu…mais uma vez conseguiu!!!

  • MARGARIDA PAULA RAGINA

    parabéns ricardo mota!!!!!! Dr. Sapucais, um nome gravado para sempre na história de alagoas. Que Deus o proteja sempre… Obrigado Desembargador….Valeu!

  • Zé Aurélio

    Dois guerreiros de Zumbi Duas penas na batalha Jornalistas de coragem Alagoas honrada agradece Ao Mota o belo texto Ao Dr. SAPUCAIA o exemplo de uma vida

  • Rildo Gomes

    Belíssimo e propositado texto. Mais uma vez parabéns Ricardo.

  • Thiago Gomes

    O que mais enobrece esse negro miúdo, tido como herói, como bem escreveu o Mota, é dádiva de ser humilde, prática comum entre os grandes ícones da história. Palavras do Sapucaia: “Não acredito que minha decisão tenha sido histórica”. A frase é tão marcante quanto o autor.

  • Feliphe

    DR. SAPUCAIA, O POVO DE ALAGOAS ESTÁ LISONJEADO COM SUA ATUAÇÃO, DIGNA DE ILUSTRES ALAGOANOS QUE ATÉ HOJE FAZEM HISTÓRIA. NEM TODOS OS BONS ADJETIVOS EXISTENTES SERIAM CAPAZES DE DESCREVÊ-LO. QUE DEUS ABENÇÔE ESTE HOMEM HONRADO.

  • agradecido

    Espero q o Dr. Sapucaia tenha feito escola. vamos ficar de olho e cobrar dos seus pares pelo menos o velho princípio da moralidade da dignidade. O que tivemos de sobra c o Dr. Spucaia. FELIZ APOSENTADORIA. Parabéns Ricardo pelo texto.

  • sidney wanderley

    Um texto de rara (e comovente) felicidade para um homem de rara (e coerente) trajetória. Dr. Sapucaia soube imprimir um bom bocado de fibra e hombridade a uma Justiça frouxa, ou cor- rompida, ou omissa, ou cúmplice do crime orga- nizado (vide Assembléia Legislativa como exemplo maior).

  • Cláudio

    Dr. Sapucaia ,o Sr.é a prova de que vale a pena ser bom, ser honesto, contrariar nossos próprios

  • Helder Lopes

    É revigorante saber que Alagoas é dotada figuras que são exemplos positivos para nós. Da tenebrosa tempestada são lições, como as deixadas pelo Des. Sapucaia que nos fazem crer (e lutar) que nosso Estado pode e deve ser um lugar mais justo. Obrigado Dr. Sapucaia!

  • Mário Walter de Gusmão Cerqueira

    Brilhante texto para um brilhante jurista Dr. Antônio Sapucaia. Parabéns Ricardo Mota.

  • Carlos

    Vida longa ao rei, digamos, vida longa ao libertador. Suas palavras Ricardo resume todo nosso sentimento de emoção e agradecimento ao Doutor Sapucaia.

  • Bárbara Santiago

    Sublime e perfeito…Um artigo sobre Antônio Sapucaia não é algo difícil…Mas com maestria só Ricardo Mota. Você também merece todos os aplausos!!!!!

  • ronerio

    Sapucaia será nome de destaque como Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda, Pontes de Miranda e tantas outras figuras ilustre deste nosso Estado.

  • AAraujosilva

    O meritíssimo Dr.Sapucaia, pelo dever cumprido ao longo dos longos anos de juíz, é um autêntico heroi em nossa sociedade. Foi destemido e temido pela banda podre do poder. Dr.Sapucaia deixa a magistratura ungido pela fumaça do bom direito; a sociedade fica desfalcada e mais desprotegida

  • jailson

    Meu Caro Ricardo, Mais uma vez vc nos presenteia com seus excelentes textos. Sapucaia junta-se ao Velho Graça, a Tobias Granja, ao Menestrel, a Ricardo Mota e a outros desta estirpe. Um grande abraço

  • Gustavo Acioli

    O doutor Antonio Sapucaia nos faz lembrar que nao se mede um homem pelo tamanho do bolso, sim pela forca e nobreza de seus atos. Dr. Sapucaia, mto obrigado

  • João Tude Maciel

    Vários comentários aqui escritos deixam claro a preocupação de como vai ficar a nossa justiça sem o Dr. Sapucaia. Com a resposta os nossos ilustres desenbargadores remanecentes. e o próprio Povo Alagoano nas próximas eleições.

  • Silvan Sapucaia

    A família Sapucaia agradece a você Ricardo Mota e a sociedade alagoana pelas sinceras palavras, proferidas a pessoa pela qual temos como referência, em nosso meio, por sua conduta familiar e profissional.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Mais um texto maravilhoso. Parabéns! Estou contigo e não abro.

  • lucas

    Parabens ao Dr. Sapucaia que sua competência e seriedade caia sobre as futuras gerações deste estado!!!

  • jailson

    Parabens Ricardo Mota, é gratificante saber que somos conterraneos de “HOMENS” como voce e Dr. Sapucaia, o seu texto é emocionante, e traduz todo sentimento e respeito ao cidadão.Quem é bom já nasce honesto……….

  • Tadeu Wanderley

    Eis UM GRANDE EXEMPLO de horadez e coragem – Dr. Antônio Sapucaia. Vale a pena SER HONESTO. Sempre valeu. O lado bom da história está recheada desses exemplos. Parabéns.

  • tania

    Parabens Ricardo!Belo texto, vc falou por todos nós alagoanos que acreditam ainda que existem homens de bem nesse estado! Vc e Dr.Sapucaia fazem parte desse contexto.

  • João Gabriel

    Mais que um tributo ao “pequeno Zumbi” é um reconhecimento vivo ao mais simples e mais justo servidor que cumpriu com seu dever. Oxalá tdos os demais servidores se espelhassem na postura do nosso “gigante” Zumbi.

  • fernando andrade

    Nosso mais profundo respeito e nossa admiração ao Dr.Sapucaia pelo exemplo de como o ser humano pode e deve ser digno e justo!

  • Gilvan Mata

    Não poderia deixar de fazer o meu registro pela grandeza deste homem público. Que seu exemplo seja seguido por todos. Parabéns, Dr. Antonio Sapucaia, que a sua aposentadoria seja com muita paz e felicidade junto aos seus. A sua ausencia com certeza será sentida…muito.

  • José M Filho

    É muito gratificante ler 51 comentarios de Alagoanos que ainda tem a certeza de que nosso Estado com pessoas como você Ricardo e o homen de bem SAPUCAIA, pode mudar.

  • NADEJE FERREIRA DE ALMEIDA

    Ainda bem, nao falo nada pois vc fala por mim, creios e muitos alagoanos de brio.Antonio Sapocaia alagona de raça e coragem e honestidade para se e para nos, e vc Ricardo Mota que sua voz ecoe mesmo sendo ,deficil de ser ouvida por muitos, mais os poucos ecoam e a resposta vai vir.

  • Elisabeth Carvalho Nascimento

    Amigo Ricardo, Emocionante seu texto! Mas pode resumir tudo isso no seguinte: Um incansável Canário da Cidadania, cantando elogios para a brava Águia da Justiça. Sucessos sempre! Beth

  • MARGARIDA PAULA RAGINA

    Belo texto! Merecido texto! Abençoado ser!Existem sim: pessoas honestas, boas, sinceras, sem estrelismos…esta é a prova: ANTONIO SAPUCAIA DA SILVA! NÃO É SURPRESA TUDO QUE DIZEM DELE. Eu já sabia, e sei muito mais do que este ser humano é capaz.Parabéns Ricardo. Poucos merecem. Ele sim!