Quase 800 policiais militares estão hoje fora da atividade fim da corporação. Oficialmente estão nos Gabinetes Militares do três poderes. Mas muitos, esta é a verdade, servem de vigilantes ou seguranças particulares(há casos de PMs que tomam conta do estacionamento de repartição pública. Um absurdo!) . A tabela abaixo traz os números oficiais da PM.

   

RESUMO
AM/ALE (Assembléia) 82
AM/PGE (Proc. Estado) 27
DEF. PÚBLICA (informal) 07
AM/PGJ (Proc. Justiça) 31
AM/PMM (Pref. Maceió) 08
AM/TC (Trib. de Contas) 38
AM/TJ (Trib. Justiça) 40
FÓRUM/TJ 32
AM/ (Vice Gov.) 24
GMG (Governador) 153
ÓRGÃOS E AUTORIDADES 159
PODER JUDICIÁRIO (Outros Fóruns/Juizados) 185
TOTAL 786
   

                

O efetivo total da corporação é de menos de oito mil praças e oficiais. Ou seja: cerca de 10% do contingente da Polícia Militar trabalham para alguns privilegiados. Há as conhecidas exceções, mas é fato, também, que o abuso de sempre persiste.  Enquanto a população reclama da falta de policiais nas ruas, alguns poucos recebem o tratamento privilegiado do Estado. É importante ressaltar, que na tabela acima não estão contabilizados os policiais que trabalham informalmente para deputados, prefeitos e até vereadores. Essa mistura polícia-política já gerou vários monstros em Alagoas. Só para lembrar, foi dela que nasceu a chamada Gangue Fardada, que até hoje envergonha boa parte da corporação.

O secretário de defesa Social, Paulo Rubim, não conseguiu ainda emplacar o comando que pretende para a PM. Por lá, os problemas continuam os mesmos: faltam viaturas, equipamentos básicos etc. Se é preciso contratar novos policiais? A violência generalizada aponta que sim, mas antes é necessário sanar esta praga: PMs que são atraídos por melhores salários – e cedidos –  nos Gabinetes Militares, “punindo” aqueles que estão nas ruas combatendo a criminalidade.

Quando a dor da gente não passava na TV
Uma crônica para Sapucaia: 'Um herói negro que não se chama Zumbi'
  • JUNIOR

    Infelizmente o governo trata do povo alagoano com descaso.que seja na saúde, na educação e o mais problemático, na segurança pública que é o mais agravante

  • helio

    sem contar os que estão fazendo TESSEÓ (sic).

  • Mateus

    Caro Ricardo olhe o Diário Oficial de 20 deste mês de maio tem Sargento ganhando diária como motorista da PGE ao invés de estarnas ruas patrulhando juntamente com os 1000 novos soldados…É uma vergonha para a família militar. Parabéns pela tabela!

  • Marcos

    Só para relembrar os nossos dgnos deputados ainda aprovaram um almento de 1/3 nos vencimentos desses sangue-sugas da tropa, enquanto quem tá na rua é obridado a trabalhar por ele nas escalas extras, estrapulando suas cargas horárias sem remuneração alguma!!!!!!!!!

  • Carlos

    Isso é uma vergonha, servidores públicos pagos com nossos tributos,trabalhando para uns poucos privilegiados, inclusive alguns suspeitos até de crimes, enquantos nós ficamos a mercê de bandidos.Até quando vamos aturar esse abuso. Com a palavra nosso governador.

  • Valorização já!!!

    Em anos de policia nunca vi um policial “de rua” ganhar uma medalha do mérito policial militar, enquantos os q estão no GMG,TJ,ALE, andam com a farda abarrotada de medalhas.

  • João Messias

    Se colocassem Coronéis do Exército para Comandar nossa PM isso não acontecia, mas nomeiam Coronéis apadrinhados, acostumados a abrir porta de carros de políticos para comandar nossa Briosa, só pode acontecer isso. Um absurdo

  • João Messias

    Temho uma idéia muito boa.Pega esse pessoal, do Coronel ao Soldado, e nos finais de semana emprega no policiamento ostensivo, nos três turnos. Eles ganham muito bem e trabalham muito pouco.

  • Roberto

    O gover4nado devia ter vergonha pois acabou as secretarias mais nao com os cargos, chame o quadro de reserva senhor governador pois alagoas esta suplicando por isso, mostre que o senhor que trabalhar, vc ta sendo uma decepção.

  • Alberto Jorge

    Ricardo você é um jornalista inteligente e sabe que a violência em Alagoas não esta ligada a quantidade de Polícia na rua e sim a planejamento, ações policiais. Em outro extremo temos: educação ,desemprego e politicas públicas inertes e POLITICOS CORRUPTOS. POBRE ALAGOAS.

  • alano manuel

    AINDA TÁ FALTANDO AQUELES WUE ESTÃO A DISPOSIÇÃO “DE BOCA”, OU SEJA NO PAPEL TÁ NA PM E NA PRÁTICA A DISPOSIÇÃO DE ALGUMAS PSEUDO-AUTORIDADES. ISTO POR DETERMINAÇÃO DE ALGUNS CORONÉIS E TODOS SABEM VIU, PRINCIPALMENTE DESIGNADOS PELO MARKETEIRO-MOR DA PMAL.

  • Papa Myke

    Pois é Ricardo, mto obrigado por estar sempre antenado com a causa dos PMs deste Estado e principalmente do povo, a situação na tropa parece piorar a cada dia,falta papel,tinta,arma,viatura,equipamento e a gente se vira como pode tentando dar um minimo de segurança p sociedade alagoana!

  • carlos roberto da silva

    SR. RICARDO MOTA NÃO FALE DO QUE VC. NÃO SABE ALGUNS COMPANHEIROS NOSSOS ESTÃO EM ASSESSORIAS POR CONTA DE SÁLARIOS POIS SE GANHASEMOS UM POUCO MELHOR ESTARIAMOS EM NOSSA SEGUNDA CASA QUE O QUARTEL RESPEITE OS SERVIÇOS DE ASSESSORIA POIS NELAS TAMBÉM É FEITO TRABALHOS SÉRIOS, AM/PGJ

  • carlos

    Enquanto estes são merecidamente gratificados por levar as pastas dos chefes das assessorias e tomar cafézinho, serviço arriscado podendo queimar a lingua, os outros vivem trabalhando para eles subindo e descendo grota recebendo bem menos e arriscando suas vidas. É BRINCADEIRA.

  • Glauco

    Ricardo Mota, esses fatos da sua materia são publicos, todos sabem que esses autos indices de criminalidade estão diretamente ligados a defasagem no efetivo da PM, que é totalmente insuficiente, que é quem faz o policiamento ostencivo, o problema é que os oficiais mais graduados que deveriam…

  • Assaltada

    Sr. Sec. de Defesa Social, Paulo Rubim, faça alguma coisa por AL. Fui assaltada no dia 23/05/2008, às 13h30min, na porta do ginásio do colégio Mª Montessori/Gruta, levou carro, bolsa com documentos, celular, etc. É terrível um bandido apontando uma arma e ameaçando em atirar.

  • BELIZE

    E CAOS CARO RICARDO,E LAMENTAVEL TODA ESSA SITUACAO,SEM FALAR NAS MORDOMIAS QUE ESTES PMS TEM EM SEUS LOCAIS DE “LAZER” COMO CELULARES,COMBUSTIVEIS,RESTAURANES CAROS,ETC,E UM ABSURDO MAS FAZER O QUE ESTAMOS EM ALAGOAS

  • Wania Polengi

    Vc é contaditório, será q a mudança de comando irá mudar esse quadro?Como sempre vai ser uma dança de cadeiras. Policiais devem ganhar bem p/evitar os bicos e a sujeição a esse tipo de trabalho. Polícia é p/ a população e ñ apenas p/ privilegiados.Viva a SEDS/PM/CBM/PC/GM e etc.

  • Otavio Narknoid

    Qual a fonte da tabela?! Não me surpreende esse número, a polícia faz sua função: manter a ordem do estado, ou manter a desordem. Defender o povo?! Não o faz!

  • Otavio Narknoid

    Irratam-me os glóbulos oculares o logo da A s s e m b l é i a Legislativa no site TNH. É um patrocinador? Gostaria de entender. Como se processou essa publicidade? É um questionamento que necessita de resposta.

  • ANDERSON COSTA

    se na policia tem quase oito mil homens e o certo seria quatorze mil homens.será que precisaria de mais policiais?é lógico né.a policia apreende muita coisa,já pensou se tivesse pelo menos uns dose mil policiais nas ruas,seria muito melhor.

  • Araújo

    Os militares desempenhando papel de “flanelinhas fardados” no TRE, TJ, Palácio, ALE e por vai… O mesmo ocorrendo c/os Agentes de Trânsito(SMTT), enquanto isso, Escolas, Postos de Saúde, Museus etc, são depredados, roubados além da insegurança vivida pela população…

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Muito embora as muitas falas a favor, eu penso que o Cel PM Dalmo Sena, tendo trabalhado os últimos muitos anos nestes Gabinetes, não terá peito suficiente para modificar a relação apresentada pelo Blog. Ele não lidera e nem considerado, pelos pares, como o PM mais apto para o cargo. Tristeza!

  • lucas

    JÁ PENSOU RICARDO SE AQUELE DINHEIRO DOS DEPUTADOS MAIS PARTICULARMENTE DO SENHOR ANTONIO ALBURQUERQUE FOSSE PARA INVESTIR EM SEGURANÇA?aLAGOAS SERIA UM GRANDE EXEMPLO, DE UM ESTADO COM NÍVEIS BAIXOS DE HOMICIDIOS ETC

  • celio

    No caso de PMs fora do serviço da corporação, existem aqueles que andam empurrando carinho de compras em supermercados, outros o serviço é tão difícil que nem férias querem gozar, inchando sua ficha profissional acumulando férias ano e anos.

  • Jean W da Silva Gomes

    Esses 82 PMS utilizado pela casa Tavares Bastos deveria ser usado para prender esse delinguentes e LADRÕES dos deputados que ali ocupam as cadeiras de parlamentar,pois vergonhosamente eles desviam o dinheiro do povo sofrido da minha querida ALAGOAS.

  • oliveira

    O dinheiro do povo não é capim. Enquanto esta situação perdurar não deve haver novas contratações de PM’s. É alarmante o número de policiais que trabalham em posto de gasolina. O pior é que ganham 400 por mês, mas se dedicam mais que do que na função, onde recebem mais de 1.200.

  • Evaldo

    Parece que até foi eu quem te falou isto (risos) esta semana fui no palácio e ví esse absurdo. seis (06) praças graduados ficam na portaria para ligar pra ramal e distribuir crachá, um absurdo, serviço que poderia ser executado por formandos (estagiarios) de um PROJOVEM, por exemplo.

  • Fernando Amorim

    Nem numa ZONA de quinta categoia, a coisa é tão ESCULHANBADA assim. Parece-me, que basta o Sec. Paulo Rubin solicitá-los de volta, que a normalidade se restabelece.

  • santos

    é Ricardo, ainda bem que a sociedade tem vc para denunciar estas discrepâncias. quem arrisca a vida na rua contra a bandidagem é tratado como soldado de 2ª classe, enquanto que os almofadinhas dos gabinetes, não arriscam a vida, recebem os melhores salários, são promovidos na frente, etc…

  • municipal

    Aqui na prefeitura eles vivem dizendo: lá na minha policia a coisa é diferente. Não vejo a hora de voltar não aguento essa bagunça. Quando se sentem ameaçados de voltar vão logo bajulando alguém influente.

  • maria do Socorro

    Vi chegando um monte desses na smtt

  • Bruno

    Governador, o povo clama por mais PMs nas ruas, e não como se encontra hoje, dentro das repartiçoes e órgãos dos poderes!! Nao é essa a função deles!!

  • carvalho

    em pernambuco os pm de folga podem trabalhar para pm preenchedo a lacuna de falta de pms e trabalham com garantias trabalhistas evitando o bico

  • Arnaldo

    Ricardo,fora FAMILIARES,de oficiais que estão nos quartéis sem TRABALHAR.Só na “MOLEZA”.

  • Adeilton

    Caro Ricardo, Na PGJ, Ministério Público, há policiais que ficam no Gabinete Militar se divertindo na internet. Outros ficam digitando documentos ou controlando papéis. Tudo isto é um absurdo. Não há necessidade de tantos policiais, mas a sociedade e que sofre com a violencia urbana!

  • Kika

    É uma vergonha estes números, aqui no San Nicolas há um Cel que coloca os PM para levar e buscar os filhos na escola. Pode isso? Enquanto isso, a sociedade vem sofrendo com tanta violência. Pergunta-se: qual é o verdadeiro papel de um PM?

  • Everaldo

    A asssociação de cabos e soldados se cala diante desses fatos explícitos de privilégios,para uns, e outros não.Justiça, esperança e igualdade, são perspectivas.

  • Gilvan Mata

    Nossa!!! Que efetivo!!! Para nós, simples cidadãos, sobram-nos a insegurança, o medo e a certeza do excesso de proteção de alguns privelegiados. Que lástima….

  • alexandre

    Isso é um absurdo!Ontem( 31/05)tive meu carro arrombado e furtado em plena Ponta verde, talvez, se os policiais estivessem fora do aldebaran, estariamos mais seguros nas ruas……..

  • luiz carlos valoes cordeiro

    k d o ministerio publico que faz de conta que não v esta imbecilidade de policiais fardados pagos com impostos nossos darem proteção a empresas como a que fica na rua pedro monteiro onde 2 ficam fardados o dia todo e outros 2 uo + apaisana?pra que serve mesmo o ministerio público de alagoas?

  • Martírio

    Entendo as críticas, porém não podemos esquecer que esses locais possuem gratificações, a questão é quem também não iria querer trabalhar e se ariscar menos pra ganhar mais, e os que estão a disposição por baixo dos panos?

  • Anaxímenes Marques

    Caro Ricardo, essa é a triste realidade do nosso Estado e o pior é que os cabos e soldados em virtude do pouco ou quase nenhum efetivo são obrigados a se submeterem a escalas de serviço que nenhum ser humano aguenta, e o pior sem aumento em seus subsídios.

  • Ana

    O MP de Alagoas tem os servidores mais mau pagos do Estado, meu filho é Assistente de Promotoria (nível superior em Direito) e ganha R$ 1.400,00, e trabalha pra valer, muitos promotores só sabem mandar, ele diz. Por que o MP de Alagoas não organiza a situção em casa. É vergonhoso!

  • João Julio da Silva

    Caro Ricardo Mota, é so o governo querer que ele coloca mais policiais nas ruas, basta criar um projeto, para que possa utilizar os Policiais da reservas que estão inativos, para usar nas seguranças de Escolas Públicas, no serviço de inteligências, no atendimento dos rádios do COPOM e outros.

  • João Gabriel

    Ricardo, veja no seu quadro que o Poder Judiciário tem 417(40-TJ, 32-Forum, 159-Órgão e autoridades e 185-outros foruns e juizados)muito mais que o Executivo. Magistrado, promotor, procurador e demais “autoridades” só trabalham se tiver uns PM do lado, mas não o valorizam e nem…

  • João Gabriel

    (cont)intercedem para melhoria de seus salários e condições de trabalho. O Legislativo tem 112 entre TC e ALE, mas sem contar os por baixo do pano que os taturanas andam. PGE e AGE precisam de PM prá quê? Há mais: os de boca e por baixo do pano com ex-governadores, ex-cmt e outros “ores”

  • Joaqui Guedes

    Os policiais militares são mais que explorados pelos poderes públicos do estado que o querem por perto sem reconhecerem que são essenciais ao estado de direito e fazem deles bom-bril e pau prá toda obra e quem faz tudo não presta e não faz nada e perdem seu real valor de receber integral.

  • mark clarck

    Tenho uma pergunta: Ricardo, por um acaso, depois da publicação desses números, vc teve alguma posição oficial do secretário ou do comando da PM? Gostaria que vc pudesse postar um UP TO DATE de seus artigos, pois assim teriamos como saber se estah sendo feito algo para solucionar o problema.

  • conciencia

    caro ricardo vale lembrar que na epoca do ronaldo esse numero era mais que o dobro do atual, o teo cotou esse numero por mais da metade, temos que preservar os predios publicos muitos desses sao indispensaveis para os orgaos analisem melhor um abraço.

  • liana

    ESTOU IMPRESSIONADA COM ESTES NUMEROS,SEI BEM O QUE E ISSO,SOU ESPOSA DE MILITAR,APENAS ESTES TEM VEZ NA PM,MANDAM E DESMANDAM,ACHAM QUE PODEM TUDO,E INCRIVEL VER CEL.COMO O MARCOS BRITO,QUE NA CARA DE PAU “DEU” UM CARRO DA POLICIA:MAIS PRECISAMENTE UM UNO P/ SEU FILHO MAIS VELHO ANDAR.

  • LIANA

    CONT.SEM MENCIONAR TBM OUTRA VIATURA P/ CARREGAR P/ E P/ BAIXO OS OUTROS DOIS FILHOS,TBM UMA MERIVA QUE ELE O PROPRIO CEL. DIRIGE COMO SE FOSSE O PROPRIETARIO DA MESMA,SO QUE QUEM PAGA O COMBUSTIVEL DESSES TRES CARROS SOMOS NOS E NAO DA EM NADA,O UNO DO MAIS VELHO SO VAI ATE O QG QND E P/ ABASTECER.

  • Somos Soldados Leais

    Repito: Quanto mais PM, mais coletes, armas, Vtrs, salários etc. Sabem o custo mensal disso? Com apenas um mês de salários de 1000 novos PMs se poderia reequipar rapidamente os meios sucateados e capacitar o q existe… Tô errado ???

  • NoLimite

    E os do DETRAN?