Não é de agora que os muitos inimigos que ele fez em Alagoas tentam pegá-lo "pela palavra". Se o estilo "língua solta" incomoda a tantos, por outro lado é por aí que investigados e investigáveis buscam motivo para tirar daqui o delegado José Pinto de Luna. É um abusado, dir-se-ia na linguagem futebolística: parte para cima do adversário sem temer a pancada dos valentes de plantão, especializados na covardia dos crimes de campana ou em ações noturnas de gatunagem.

     Várias autoridades locais – ontem foi mais uma – já levaram para Brasília gravações com a obra completa do delegado Luna. O objetivo, claro, não é fazê-lo falar menos, mas fechar-lhe os olhos ao crime nessa terra onde a lei hibernou em tantos verões. Ele tem sido,seguramente, garantia de boas matérias na imprensa local. E por um motivo, principalmente: nunca nos parece que o superintendente da Polícia Federal está mentindo, inventando, aumentando. Diz ele, na verdade, o que todos os alagoanos medianamente informados gostariam – e muito – de dizer.

   "Que o Tribunal de Contas (sobre a auditoria do TC na Assembléia) não queira desmoralizar o trabalho da Polícia Federal. Até porque nós sabemos o que acontece por lá". E "o que acontece por lá" é tema de tantas e tantas conversas e manifestações indignadas de quem tem que de trabalhar para sobreviver. Os próprios servidores efetivos do palácio de vidro da Fernandes Lima choram lágrimas de desgosto pelo gosto amargo da injustiça de que são vítimas.

   "Uma operação policial no Detran, hoje, é como pescar num aquário: você bota a mão de olhos fechados e sempre vai pegar alguma coisa". E alguém duvida da afirmação? A Assembleinha é a ferida aberta e supurante da administração pública estadual. Até o governador sabe disso – sabe e nada fez, até agora, para estancar a sangria desatada do erário naquela jóia da coroa.(É verdade que alguma coisa se anuncia para a filial do Legislativo no Pontal da Barra.)

  "É muita cara de pau ir ao meu gabinete para mostrar números que não batem com a verdade", disse sobre a dupla Sextafeira e Nezinho, com suas "planilhas fantasiosas e maravilhosas". E disse porque era esta, já, a voz das ruas.

  Erra na dose, o doutor Luna? Pode até ser que em tempos normais, em lugares onde o crime organizado não está tão encrustrado na administração pública, poder-se-ia considerar que ele tem ido além do esperado. Para nós, alagoanos, o superintendente da PF tem sido a injeção de coragem de que necessitamos a cada dia. Se querem pegá-lo pela boca, como ao peixe (e são os tubarões), ele procura no bolso dos inimigos do povo alagoano aquilo não lhes pertence.

  Pois é: descobrimos, agora, o delegado-cidadão, que ele tão bem encarna. Corpo e alma envolvidos com uma causa, o que não se imaginava poderia acontecer um dia. Aconteceu, como a nos avisar que no peito de um delegado "também bate um coração" (com a devida licença de Tom Jobim.)

 

 

 

Denúncia da OAB sobre contratação de pistoleiro envolve deputado afastado
Aprovado pela Assembléia, aumento da Polícia Civil está engavetado
  • Tonico Ferreira

    Caro Ricardo, Mais uma vez vc se supera e nos pretigia com suas pérolas. No imaginário da população alagoana existe um super-heróis (daqules em q confiamos nossas indgnações para q resolva por nós). Salve Pinto Luna defensor da gente boa, honesta e trabalhadora de Alagoas)

  • lucia

    QUANDO, NÓS OS SEVIDORES DA ASSEMBLÉIA IREMOS RECEBER NOSO SALÁRIO,JÁ ESTA CHEGANDO O FINAL DO MÊS.

  • antonio pereira

    Parabéns. Parabéns e Parabéns para vc Ricardo e para o nosso bravo delegado-cidadão. “Alguma coisa acontece no meu coração” e não são as águas de março.

  • Ademilson

    Faz-se necessário que a sociedade civil organizada fique cada vez mais atenta, bem como, seria muito positivo que o MSCC solicitasse ao governo federal(M.Justiça) a permanência do Del. Pol. Federal – Luna, pelo menos mais um ano em Alagoas: 2008 – 2010.

  • Espia só

    E diante de tantos e tão eletrizantes fatos não ouço a palavra de nossa Heloísa Helena. Por que será. Será que agora, além do superintendente, só temos por nós o Judson. E o Sapucaia?

  • joao sampaio

    Parabéns Mota, mais um vez você relatou com precisão o sentimento do povo alagoano,não é só de grandes servidores públicos como o delegado Luna que a sociedade alagoana precisa, mas também de jornalistas independentes e combativos como você sempre foi e será.

  • Valdir Costa São Miguel dos Campos

    Parabéns mais uma vez a você Ricardo Mota. O delegado Luna, é como você falou, “a injeção de coragem para nós alagoanos”, sempre seonhavamos com esse dia, em que os coronéis e “poderosos” pagariam por seus desmandos. É horar de união e apoio ao Pinto de Luna.

  • Paulo Antônio Branco

    A indignação do Sup. Luna apenas mostra como mesmo em uma pessoa habituada a estas situações está indignada e surpresa com a “cara de pau” dos politicos alagoanos que tentam invertem a situação dizendo-se perseguidos. È a total inversão de valores, com a aceitação de parte da sociedade.

  • rogerio barboza

    Essa análise abordada no texto é uma leitura oportuna do sentimento que os alagoanos nutrem pelo Superitendente da PF. Afinal há de existir alguém honesto, comprometido com a Adm. Pública, que encarne o sentimento de justiça por vezes esquecido na covardia de alagoanos omissos e hipócritas.

  • Sérgio Carvalho

    O Dr Luna é um homem de coragem que não pode deixar nosso estado agora, o Sr Governador tem que interferir em Brasilia pela sua permanencia por mais tempo.Pois o baixinho está encomodando os ladrões do legislativo.

  • Maria Alagoana

    O que o delegado Luna disse é o que muita gente tem vontade de dizer e não tem coragem.E cara de pau ainda é muito pouco,eles estão mal acostumado por que antes só se falava assim com pobre,ladrão de galinha,com eles isso não acontecia,agora a história é outra.

  • ESPERANÇOSO

    VIDA LONGA AO NOSSO ELLIOT NESS.SE A JUSTIÇA Ñ FALHAR ,ELE ACABA COM A MAFIA DE ALAGOAS.ALAGOAS,AGORA TEM Q SER ANALIZADA ANTES E DEPOIS DO DR. LUNA.

  • Fernando Amorim

    EXCELENTE TEXTO, parabéns (mais uma vêz), pelo conteúdo e correção gramatical.

  • Ronnie

    O trabalho do delegado só pode ser criticado por aqueles que têm algo a esconder e morre de medo de ser fiscalizado… Político honesto não tem nada a temer. Vale a velha e eterna: quem não deve não teme, portanto, parabéns, delegado Luna, Alagoas lhe deve muito! O Sr. jamais será esquecido.

  • Joaquim Guedes

    O “peixe” tem sido muito útil à imprensa que tem o que “falar” da “falação e pouca(ou nenhuma) ação” dele e dos outros entusiastas dos holofotes? Quantos dos “falados” estão presos ou devolveram o que têm “nos seus bolsos” ou foram confiscados “seus bens” ilegais?

  • marcelo

    Este cidadão (Pinto Luna) Merece 1.000 medalhas de Honta ao Mérito!

  • José Carlos Fernandes Neto

    Quem criou as fronteiras e estabeleceu os limites foi o ser humano. O sol que brilha aqui é o mesmo da China, Japão e Inglaterra. Somos todos dotados de sonhos e esperanças. Não nascemos para presenciar tantas injustiças. Os sonhos dos alagoanos estão vivos. Coragem Dr. Luna.

  • sidney wanderley

    Ricardo Mota, Sapucaia, Coaracy, e o provi-dencial reforço do Luna e da Polícia Federal: o magro e destemido exército com que contamos para fazer frente à lama grossa da Assembléia e dos tribunais, e à casca grossa dos omissos e coniventes.

  • Sandrinha

    Gratidão, Orgulho, Reconhecimento…estes sem dúvida são sentimentos eternos que gaurdaremos do Superitendente Dr. Luna, por sua atuação brilhante e corajosa em nosso estado. Agradeço todos os dias a Deus por ter enviado alguém capaz de no exercício de suas funções agir com justiça.

  • jose divanildo barbosa lopes

    Ah, caro Ricardo Mota, Alagoas precisava de homens corajosos como o Dr. Luna. Sei que é uma utopia, mas porque nossa câmara de vereadores não concede a comenda Mário Guimarães?

  • Marcia

    Sou fã incondicional do Superintendente Luna. Ninguém nunca fez tanto por Alagoas. Obrigada pela sua presença nesse estado, Pinto Luna e que Deus lhe proteja nessa sua caminhada de moralidade.

  • Rayol

    Sim, mas sobre o Sexta-feira nós já sabemos o q ele disse…chamou-o de cara de pau e o PAULÃO? ele disse o q?…chamou-o de que mesmo?

  • Dermeval Araujo de Lacerda

    Dr. Ricardo Mota,não é necessário que para o HOMEM ter coragem,tem que ser autoridade.O HOMEM tem que ter coragem,moral e “rocho”,desculpe a emoção,como vc., baluartes da descência e da moralidade.Agradecemos a DEUS por VCS. existirem.È melhor mudar o governador,Dr.Ricardo.

  • ednaldo

    Ricardo, voce diz nesse artigo “Várias autoridades locais – ontem foi mais uma – já levaram para Brasília gravações com a obra completa do delegado Luna” Que autoridade? Aprecio sua coragem, não entendí a omissão, estamos a seu lado, nessa luta contra esses ladrões.

  • Dermeval Araujo de Lacerda

    Ricardo,qdo mando alguma mensagem de indignação ao seu blog,não é para ser herói.Ensino aos meus filhos e netos ser responsável por cada palavra ouato que faça.Não dá para mudar aos 66.Pode publicar o que envio,se for de acordo com as regras.Agradeço a DEUS por vc e o peixe LUNA existirem.

  • MARIA JOSÉ

    CADÊ A OPERAÇÃO DA PF NO DETRAN??????????????

  • Carlos A Moliterno

    A atitude desabrida do delegado é mais que justificada, era necessária para tirar a sociedade da modorra em que se encontrava! Também não vejo como bravata, mas como a única forma de mostrar aos bandidos o lugar deles…

  • Bernardino Souto Maior Neto

    A voz do povo é a voz de Deus. O que Luna anda dizendo é o que povo gostaria de ouvir há muito tempo. E vc Mota, vinha dizendo na TV e rádio de uma maneira muito singular.Até o momento, AMA não se pronunciou sobre a situação dos 102 prefeitos, envolvidos em alguma irregularidade.

  • Sandrinha

    Parabéns a você tb Ricardo, pela maneira corajosa, profética e justa que escreves seus artigos.São fontes de esperança que nos encoraja a continuarmos sonhando.

  • sérgio

    Belo comentário Ricardo, mas gostaria de contrariá-lo. Se o Super Luna fala, é porque ele sabe o exato efeito disto e principalmente, sabe qual o seu papel e qual jogo lhe autorizaram jogar. Palpite: o governador tambem sabe qual jogo. NOVALAGOAS! FIRME LUA BRILHANTE!

  • Márcio Alencar

    Ricardo,parabéns por mais um excelente comentário!Eu só não consigo entender porque um determinado superintendente,vem para Alagoas,nada faz de bom e,consegue se apossar por 8 anos de um cargo da PF.Enquanto um outro,honesto,corajoso,indignado com a corrupção,tem data de voltar!

  • Luiz

    Queria que o governador tivesse 1% da coragem do Dr. Luna.

  • De olho

    O Luna, herói dos alagoanos honestos, não está “Deitado eternamente em berço esplêndido”, porque “Verás que um filho teu não foge à luta”. Alagoas está feliz, Delegado Luna! Salve os alagoanos! Prenda os bandidos de colarinho branco.

  • brunno

    Caro Dr. Luna o Sr. teria coragem de abandonar a sua própria sorte uma populaçõa sofrida , enganada e vítima de tanta violência? Ima gine que os alagoanos eram filhos orfãos e agora foram resgatados por homens de bem e de vasta competência como o Sr. Não nos abandone.

  • Fernando Amorim

    É isso aí!!!, MÁRCIO ALENCAR, você tem toda razão.

  • JOAKIN

    ABUSADO É QUEM ROUBA DESCARADAMENTE DINHEIRO PUBLICO, MANDA MATAR PESSOAS, TRAFICA DROGAS, PROMOVE A PROSTITUIÇÃO ,INCLUSIVE INFANTIL, ROUBO DE CARGAS ,ETC, E MENTE DESCARADAMENTE . É O TEMPO DA VERDADE APARECER, O QUE ESTÁ OCULTO SERÁ DESCOBERTO PARA CONHECIMENTO DE TODOS …

  • José

    Ricardo, O Dr. Pinto Bico de Ouro a Gratidão dos alagoanos de Bem desse Estado, olhe que ele nem siscou o suficiente e já tá com Taturanas no Bico imagine daqui pra frente!

  • Gaça

    Ricardo, vc é demais! Admiro bastante seu trabalho no jornalismo alagoano. Espero que vc continue divulgando as injustiças que ocorrem nesse Estado, como também falando pela população oprimida, desassistida que não tem direito a voz. Parabéns!

  • Delcio Torres

    Parabéns Ricardo! O povo unido jamais será vencido! Precisamos unir nossas forças para exigir a permanência do Ilustre Delegado Pinto de Luna em Alagoas por tempo indeterminado. Hoje ele é um cidadão algoano só falta receber a comenda.

  • Incrédulo da Silva

    Parabéns Dr. Luna Alagoas precisa muito de vc. lembro-me de uma canção “não se vá…”.

  • vanessa omena

    Que o delegado Luna continue com sua voz solta e combativa aqui em Alagoas. Já sentimos que nada será como antes.Vamos em frente! Ricardo, Parabéns, mais uma vez, pelo seu papel como cidadão e jornalista que é.

  • João Neto

    Caro Márcio Alencar, o referido Bergson Toledo foi indicação política do Renan, só prá variar. E deu no que deu. Agora, o Dr. Luna é DELEGADO DE VERDADE! Volto a dizer, em 09/01/2009, vamos reeditar o DIA DO FICO, e pedir em passeata para o Dr. Luna FICAR.

  • Elizabete Bezerra

    Luna, Sapucaia, Ricardo Mota,Coaracy: brasileiros que podem dizer como Paulo: combati o bom combate. Espero, sinceramente, que ao final dessa luta possamos dizer: valeu a pena, sobrou de tudo, uma Alagoas melhor e mais digna. Rezo por todos. Que Deus os proteja da ira maldita dos diabólicos!

  • Silva

    Ricardo, para os taturanas e gatunos de plantão, as palavras do Dr. LUNA, doem como um punhal. No entanto, para nós, alagoanos comprometidos com a decência, as palavras parecem uma melodia a embalar nosso espírito!!!!

  • AAraujosilva

    Os corruptos e corruptores da terrinha vão ter que engolir, à seco, o destemido Dr. Luna e sua PF. O estrago que êles têm causado ao banditismo financeiro local, é desmoralizante.Pena, que pena, que produtos da marca Luna-Mota sejam de curtíssima validade no combate a corrupção endemica.

  • josé justo

    Esse delegado de coragem está se mostrando um verdadeiro cidadão Alagoano ,Alagoas deve uma placa de homenagem a esse delegado e ele não deve ddeixar alagoas para que possamos ter alguma esperança no futurod de alagoas.

  • jorge mauricio

    Parabens ao delegado dos necessitado,que as calunias sejam escritas na areia e suas bravoras sejam gravadas na preda.

  • ADJA MARIA DA SILVA COSTA

    O que está acontecendo com o mscc?O movimento é partidário?SE for é uma pena.

  • Milton Augusto

    PARABENS AO DR JOSE PINTO DE LUNA, CONTINUE ASSIM,O BRASIL AINDA TEM HOMENS SÉRIOS, PARABENS RICARDO MOTA, QUE TANTO SABE TRANSMITIR BEM ESTAS MENSAGENS… MOLINETE NELES É O QUE MERECEM.

  • Moura

    Qaunto custa o passe do Luna. Os alagoanos poderiam comprar este passe ou renovar o contrato por tempo indeterminado.

  • denise

    Precisamos de mais uns 100 Lunas em Alagoas. pelo amor de Deus não nos abandone.

  • Torres

    Se o MSCC nasceu para combater o crime político ,por exemplo – deveria sim ser apartidário e não corporativista – onde os políticos ( 99,99% ) são corruptos, elo das investidas do movimento.Sugiro um debate entre seus líderes acerca do assunto.

  • Carlos Dias Cruz

    Queremos ele sim !!! O Dr. Luna precisa saber o que está acontecendo lá no DETRAN, iria ficar horrorizado!! Uma tal de CERCAP e FDL tomaram conta instituição e do dinheiro do povo!!!!