A ex-deputada Maria José Viana também será intimada a depor na Polícia Federal sobre o esquema de espréstimos fraudulentos na Assembléia Legislativa. Ela teria se beneficiado em duas operações, totalizando o valor de R$ 300 mil reais. A ex-parlamentar, do PSB, faz parte da nova lista de possíveis indiciados na Operação Taturana. Vem mais gente por aí da legislatura passada da Assembléia. Resta saber quantos vão sobrar.        

     PF aposta em novo depoimento de Celso Luis

  A Polícia Federal considera fundamental o novo depoimento do ex-deputado Celso Luis, com data ainda não marcada. Vários dos indiciados ou citados na Operação Taturana fazem referências ao parlamentar que reinou durante os últimos quatro anos do governo Lessa – Abílio. Há, também, a denúncia feita pelo advogado José Costa, de que parte do dinheiro que era enviado à Assembléia mensalmente – o duodécimo  – retornava ao Palácio, no chamado efeito "bumerangue". Apesar de considerarem a participação de Celso Luis no esquema de desvio de R$ 300 milhões "praticamente esclarecida", os delegados federais acreditam que ele pode ajudar ainda mais na investigação. O problema, para o ex-presidente da Assembléia e candidato a vice-governador na chapa de João Lyra, é que ele pode também ter envolvido diretamente no esquema da Assembléia a mulher dele, deputada Cláudia Brandão, que deve ser convocada, em breve, para depor na Políca Federal. Se ela será indiciada, aí é outra história.

            O indicamento de Almeida

  O prefeito Cícero Almeida já foi alertado pelos advogados dele de que deverá mesmo ser indiciado na Polícia Federal, hoje, após o depoimento marcada para as três horas da tarde. Almeida já confirmou a este blog que tomou, de fato, um empréstimo de RS 120 mil junto ao Banco Rural. Ele apresenta um "atenuante": de que o dinheiro teria sido entregue ao deputafo federal Francisco Tenório (que atá agora manteve silência sepulcral sobre o tema.) Há, ainda, a citação a Celso Luis, que teria intermediado a transação, de acordo com Almeida. Ambos devem ser ouvidos pela PF. É possível que Almeida seja indiciado pelos mesmos crimes atribuidos ao deputado Paulão: peculato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Pode ter  conseqüência o depoimento do prefeito, isso porque o delegado Janderlyer Gomes pediu a quebra do sigilos bancários e fiscal dele. Qualquer escorregão, hoje, seria politicamente trágico para Cícero Almeida.
        

       Há grandes crimes sem banco?
 

Já são três as inditutições bancárias envolvidas claramente no esquema de desvio de dinheiro da Assembléia Legislativa: o Sudaméris (onde tudo começou), Banco Rural e Bradesco. Muita gente, aliás, atribui o quase silêncio da imprensa nacional sobre o escândalo da Assembléia de Alagoas, à presença do gigante Bradesco, um dos maiores anunciantes do país. Para o delegado Janderlyer Gomes, que preside o inquérito da Taturana, não haveria o esquema,  da forma que eles funcionou (!?), sem a ajuda dos bancos. O que nos faz lembrar uma clássica frase de Bertold Brecht: " O que é um assalto a um banco comparado com a fundação de um banco?".

Aprovado pela Assembléia, aumento da Polícia Civil está engavetado
Folha 108 teve mais de 560 nomes em setembro de 2006
  • allan

    Inocente? inocente somos nós prefeito que votamos no sr acreditando na sua honestidade.

  • João julio da Silva

    Caro réporter Ricardo Mota, até o presente momento, eu não entendi esse emprestímo que foi feito por Cicero Almeida, já que ele alega que foi entregue o valor ao Deputado Chico Tenório,o que eu queria saber se o Cicero Almeida foi ressarcido ou não pelo o Chico énório?

  • Torres

    Não só sobrará um sequer da legislatura passada – como não sobraria se fossem investigados nos últimos vinte anos ao menos.Parece-me no momento existir dois deputados da atual legislatura- que deveriam assumir o comando do legislativo: Judson e o Rui Palmeira.

  • Bernardino Souto Maior Neto

    Mota, acabou de matar a charada: Bradesco, Sudameris e Rural são clientes fortes da imprensa nacional. É por aí o caminho do silêncio da grande imprensa sobre a vergonha que assolou a Assembléia Legislativa. Celso Luiz é mesmo o bam-bam-bam.Foi inimigo de AA por interesse próprio.

  • decepcionado

    Mazé Viana é a taturama mãe ou a mãe taturana? Esse delegado Dr. Janderlyer vai ter muito trabalho, está fazendo estágio para ser o sucessor do Dr. Luna e graças a Deus vai ser aprovado.Eita 2 homens sérios.

  • gil

    É um ingenuidade muito grande do prefeito achar que não tem nada de mais fazer um empréstimo num valor acima de sua capacidade financeira, para “doar” o dinheiro à outra pessoa/deputado

  • Sandrinha

    Melhoria na saúde, na educação, na segurança, quantos investimentos poderiam serem feitos para garantir nossos direitos com dignidade com esses recursos desviados! É muito revoltante, chega a doer na alma, quando vejo tanta corrupçaõ.

  • gisa

    Isso tudo é muito triste! o que fazer com título eleitoral? não se salva ninguém? pra que votar? se pudesse colocaria no fogo meu título eleitoral!

  • incredulo

    Pelo andar da carruagem não vai sobrar nem o mordomo.

  • pamirela

    Foi muito bom isso acontecer, porque eu estava pensando em votar no cícero almeida, mas perdeu os votos de minha familia, e começãm assim no primeiro mandato fazem muitas obras no segundo só Deus sabe.

  • Paola

    Essa Maria Jose! Com essa cara de freira! Puxa as bruxas estão soltas, só espero que ela e os outros deputados sejam penalizados.

  • Paola

    Maria Jose Viana, o slogam dela na campanha era o Futuro é com Maria. Esta se vendo só agora é o futuro é na cadeia….

  • Valdemir

    Quem não conhece o histórico da Profª Maria José, precisa refletir muito para falar algo negativo sobre a mesma. Essa mulher tem uma história de luta muito bonita, infelizmente as pseudo-opiniões destroem as pessoas sérias.

  • Moura

    Qual é, prefeito?! É atenuante o dinheiro não ter sido para ele, mas para o colega? Sabendo que era para montar uma fábrica?!?!!?! E desde quando é legal abrir negócios com dinheiro público?