A aposta mais ousada e arriscada do novo secretário de Defesa Social, o delegado Marcílio Barenco chega à chefia da Polícia Civil por méritos próprios e porque é dententor daquilo que o doutor Paulo Rubim mais procura neste momento: credibilidade. "Polícia boa é aquela em que a população acredita", disse o secretário a este blog.  E, bem parece, ele busou e busca neste primeiro instante os nomes nas intituições que começa a dirigir que sejam bem vistos pela população.

 Se o delegado Barenco vai dar certo na nova missão? Só o tempo pode dizer. Ser um bom policial, com tirocínio, capacidade de investigar e coragem para enfrentar bandidos de colarinho branco, é condição indispensável para quem atua na segurança pública. Mas comandar uma corporação tão dividida, historicamente, e envolvida com a classe política(e logo esta que nós temos), não é tarefa das mais fáceis, principalmente para quem é jovem e tem ansiedade por tranformações nas instituições, caso explícito do novo diretor-geral da Polícia Civil.

 Atuando na área burocrática, nos últimos anos, ele sabe ainda mais quem é quem na casa que passa a dirigir – e  que precisa passar por uma limpeza ética (basta ver a chamada "guerra da civil".) Há , também, que motivar aqueles delegados mais antigos que podem, ainda, em muito contribuir com a segurança pública – e não com seus problemas. Vai exigir, esta tarefa, a maturidade política, no melhor sentido, do delegado Barenco – que chega ao posto, ressalte-se, com o apoio do Conselho Estadual de Segurança Pública, MP, setores importantes do Judiciário etc, apesar da queixa das entidades que compõem o MSCC de que não foram ouvidas. Podem ser, agora, e por que não?

  Melhor para ele, o novo diretor da Polícia Civil ganhou do secretário Rubim autoridade e liberdade para montar sua equipe, escolhendo os nomes que vão dirigir as áreas especializadas da polícia judiciária. O que deve fazer sem afobamento e com convicção. Ele é uma aposta que nos parece boa, sem desconsiderar os riscos, claro. O nome do delegado Marcílio Barenco soa muito bem, principalmente, quando se trata do combate ao crime organizado em Alagoas, com as suas peculiaridades. Se avançar por aí , não  será a solução de todos os problemas da insegurança pública local, mas terá sido um belo começo.

 

 

TC corta salários de 120 que não trabalhavam
Barenco vai dirigir Civil; Cel. Rubão vira tampão na PM
  • Esperança

    Já começou bem o Rubim. Boa sorte a todos, pois os destinatários maiores do bom desempenho deles somos todos nós.

  • Paulo

    A sociedade alagoana está ansiosa por transformações e melhorias enérgicas na segurança pública. Assim, esperamos que o Governo do Estado de condições de trabalho para que a nova cúpula trabalhe da forma que pretende, caso contrário, será nadar contra a maré em dias de tormenta!

  • Edna

    PARABÉNS ao novo Secretário Rubim, pela escolha do Delegado Marcílio Barenco, este sim, de estilo Sapucaiano nos dá esperança de uma Nova Alagoas… Limpa e Soberana… que sofridamente o povo espera…

  • Renan, do Senado eu vejo tudo!

    Barenco, significa confiança, credibilidade, competência, ousadia e coragem. Boa escolha para estar à frente da Polícia Civil, a segurança pública em Alagoas começa a ter forma, e boa forma. O Téo pode até ser ausente, mas tá ajeitando a segurança.

  • O Baldomero os espera

    Ao montar a sua equipe logo saberemos de Barenco darar certo.

  • monica lins

    Gostei da indicação do jovem delegado, é sangue novo para moralizar essa polícia civil, falta agora a sociedade civil organizada dá apoio ao delegado e a decisão de governo. A segurança pública de alagoas vai melhorar com os novos personagens. Assim acredito.

  • CARLOS

    Parabens ao Dr. Rubim, escolha acertada, torço pelo sucesso do Barenco a frente da Policia Civil, ele é um jovem corajoso e honesto.

  • Inhame

    Parabés Rumim. Se o delegado Barenco mostra serviço nesta nova empreitada como mostrou em Coruripe e Rio Largo, vamos ter de construir + 10 Baldomeros, só para colocar estes politicos, que pelo visto não se salva um.

  • sonia maria vieira

    Marcilio Barenco: excelente escolha. Parabens! Não esqueça que o poder é transitório, mas as ações ficam. Por isso, seja justo, honesto, integro. digno do respeito e confiança do povo alagoano. Não tenha sede de aparecer tanto na mídia, pois quem assim age corre o risco de errar, sempre.

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    O Comando Geral da Polícia Civil requer, no mínimo, liderança. Será que o Delegado Barenco é um líder nato(?), com capacidade para realizar as mudanças que se fazem necessárias na Instituição? Vamos pagar para ver!!

  • Angelo

    Valeu Rubim! Se você indicou o Barenco é porque já está bem informado a respeito dele. Quem ficar contra é bandido, esteja onde estiver. Quem for contra as mudanças já definiu em que lado se encontra!

  • francisco

    Acredito muito no trabalho do Delegado Barenco, espero que ele faça um ótimo trabalho.

  • HELENA

    BARENCO TEM: COMPETÊNCIA, VONTADE DE ACERTAR, CORAGEM E CREDIBILIDADE PERANTE A SOCIEDADE ALAGOANA. ENTÃO, MATURIDADE ( É IMPORTANTÍSSIMA) MAS É O DE MENOS NO CAOS POLITICO EM QUE VIVEMOS, PRINCIPALMENTE POR NÃO TERMOS OPÇÃO.A MATURIDADE SERÁ CONSEQUÊNCIA DO EXERCÍCIO E DO TEMPO.

  • Eudes

    RICARDO O NOVO SECRETÁRIO VAI TER A SEU LADO O QUE TEM DE MELHOR NA POLICIA CIVIL DE ALAGOAS,QUE É O DELEGADO BARENCO,ESTAREI TORSENDO POR VOCÊS BOA SOTE.

  • Ranulfo

    Foi uma ótima escolha para um cargo desse nível, o que estamos precisando no nosso estado são pessoas da mesm índole do Marcilio Barenco, eu aposto mto no trabalho dele, agora tomara que der suporte pra ele fazer o trabalho dele e não venha intervir mais tarde. Sucessoo!!

  • Gustavo Normande

    O Barrenco já demonstrou sua competência e honestidade… nós alagoanos torcemos por ele… agora ele tem que tomar cuidado com os dinossauros que ingresaram na PC sem concurso publico, os conhecidos Delegados de Carreira, ou seja, devem sua nomeação a esse políticos taturânicos.

  • jota pinto

    Meu caro Ricardo.Hoje,ficou comprovado,que a autoridade de maior prestígio neste Estado,continua sendo o Coronel Ronaldo.Nunca deu certo em lugar algum.Não se tem conhecimento de benefício prestado à sociedade.Foi fraco,omisso e conivente.Por quê será?.

  • conceição

    foi a melhor escolhar , era isso quer nos alagoanos queria pois vai dar uma oxigenação , espero quer ele tire essa safra de delegados antigos quer tem complementimento com os politicos e coloque esse novos delegados quer entraram na mesma epoca dele.ai sim vamos ver as coisas mudarem

  • Carlos Alberto

    Concordo em némero, gênero e Grau com estes comentários. Precisamos de homens de bem no comando da nossa segurança pública. Espero que “nossos” políticos sejam os seus primeiros “clientes”. Bem que merecem.

  • nandocordel2008

    parabéns ´pela reportagem

  • marcelo

    Parabens Barenco, você merece! Alagoas merece!

  • CHIQUINHA GONZAGA

    Alagoas está de parabéns! Agora com tantas mudanças e com pessoas comprometidas com a real necessidade de quem não tem vez e nem voz! A sociedade agradece!

  • sheila moral

    Sr. Ricardo, fique sabendo que o delegado Barenco, um dos seus ídolos, foi reprovado no teste psicológico da Policia Civil. Só é delegado porque alegou ser deficiente físico! Esse rapaz engana muita gente.

  • Janaína Braga

    Excelente início do Secretário, com a indicação do Delegado Barenco já diz que Paulo Rubim não veio para unir-se ao bloco de apoio ao crime organizado e busca ética na pasta. Apoiado por mim e acredito pela parcela da população alagoana que não tem o rabo preso.

  • JORGE

    Está claro que o povo é quem deveria escolher os seus secretários, delegados, comandantes de batalhóes, promotores, juízes, etc

  • João Joaquim

    Boa sorte, Barenco.

  • JOAQUIM AMARAL OMENA

    Meu caro Jota Pinto concordo plenamente com o seu comentário, pois, a nomeação desse Cel. Ronaldo foi o primeiro senão da nova era que se inicia na Segurança de Alagoas. Esse camarada jamais fizera nada de produtivo em prol da Sociedade Alagoana.

  • Profa Socorro

    Parabéns, Rubim! O jovem delegado Barenco já nos deu provas de que seu trabalho é confiável. Ele é um homem de garra, coragem, destemido e ousado e é disto que precisamos. Deus abençõe o Secretário Rubim, o Delagado Barenco e a todos que farão parte desta equipe.

  • CEBOLINHA

    MEU CALO LICALDO MOTA! FINALMENTE NOVOS HOLIZONTES POR AQUI NAS TELLAS DOS MALECHAIS! DR. LUBIM ACELTOU NA MOSCA! > A MELHOR INDICAÇÃO PARA CHEFIAR A POLICIA CIVIL > DR BALENCO! ESSE É DE FÉ! PARABENS AO LUBIM, AO BALENCO E A VC LICALDO MOTA, VE SE DEIXA O CEBOLINHA NO AR LICALDO!

  • agentepnt

    Agora é esperar pra ver.Nós q estamos trabalhando no sistema penitenciário nos vemos apreensivos por essas mudanças.E que Barenco tenha prudencia e acima de tudo sorte nessa jornada.

  • IVAN MAGNO BRAGA

    Toda a sociedade alagoana está vibrando com a nomeação de BARENCO. Contrário, somente os bandidos infiltrados.