O delegado Marcílio Barenco está confirmado como o novo diretor da Polícia Civil, assumindo o lugar de Carlos Alberto Reis. Considerado um dos nomes de destaque na nova geração de delegados, Barenco se notabilizou no caso Jesse James, o ex-policial civil e ex-vereador de Coruripe condenado pelo sequestro e morte de dois comerciantes de jóias de Arapiraca. Personagem polêmico pela determianção demonstrada no enfrentamento à criminalidade, também atuou com muito rigor em Rio  Largo, chegando a indiciar o suplente de deputado Ricardo Scavuzzi por homicídio(crime do qual, depois, foi inocentado). Na atual gestão na Defesa Socail assumiu um trabalho burocrático, na corregedoria de polícia, mas era sempre uma sombra a incomodar à cúpula da intituição. Muito respeitado pelos colegas da nova geração, ganhou liberdade para formar sua equipe sem qualquer interferência política. Rubim aposta no prestígio do escolhido – junto à população – e na sua capacidade profisssional.

  A PM vai ter mesmo um "tampão", um comando provisório até quando o futuro comandante, tenente-coronel Dalmo Sena, for promovido ao posto maior na Polícia Militar. O coronel Rubens Goulart permanece no posto, solução considerada a menos traumática, hoje, na corporação. 

  Já o sub-secretário de Defesa Social será, também, um delegado da Polícia Federal, homem da confiança do doutor Paulo Rubim, com quem trabalhou no combate ao crime organizado no Espírito Santo –  principal credencial do novo titular da pasta. O coronel Ronaldo dos Santos assume, na tarde dessa terça-feira, a chefia do Gabinete Militar.

Barenco: a aposta mais ousada e arriscada de Rubim
Cem mil famílias pobres de Maceió estão fora de programas socias
  • Leônidas Estelita

    Dos males, o menor. Dr. Barenco pode ter se mostrado muito bom como operacional, mas como gestor… Perde-se ótima oportunidade de atacar o crime em Alagoas. Porque não o TIGRE? por outro lado, porque que ele foi testemunha de defesa do Davino, no caso Cícero Belém? Cade os delegados antigos?

  • FABRYCIO

    se deixarem o barenco trabalhar… a populacao alagoana pode esperar que vao se surpreender com cada descoberta uma pior que a outra…. quem deve que se cuidee

  • Incrédulo da Silva

    Parabéns secretário pela indicação na pc. é pena que na militar continue o mesmo, mesmo assim viva!

  • Rom

    Deixar o Rubão no Comando da PM é continuar com a mesmice e o apadrinhamento na Corporação, coloquem logo os dinossauros, inclusive o Rubão, para a reserva. Cel Sena no Comando já.

  • alagoanus

    Que assim seja! Parabéns Barenco! A sociedade alagoana não só espera muito de vc, mas se põe ao seu lado, ao que a ela caber.

  • Assis Brandão

    E o sistema penitenciário?????????

  • alagoas justa

    Isto sim, é mudança corajosa. Quem boicotar deve ser aposentado ou afastado das funções.

  • João Gabriel

    Eh! ao que se vê do noticiado o Rubin não sabe de nada mesmo, o aposentado bota outro aposentado na casa militar que é de oficial ativo, o Rubin deixa Rubão como tampão esperando promoção de quem nunca comandou nada lá na PM, esse Sena nunca entrou em cena a não ser prá dedurar os colegas.

  • Joaquim Guedes

    Ricardo, esse Rubin já começou pisando na bola, quem é esse Sena que ninguém nunca ouviou falar? Comandou ou chefiou o quê na PM? Mais onde já se viu gabinete militar com oficial de pijamas que nem farda pode usar? Seu Rubin já começou ruim! isso prova que não sabe de nadas!

  • junior

    Decisão que vai deixar muito delegado “graúdo” de cabelo em pé!

  • alagoasnacontramao blogspot com

    Ricardo Mota, na grande maioria das vezes seus comentários são muito bons; que bom que ainda temos Jornalistas críticos(bons) aqui em Alagoas. Ass.: repórter do site 4cantosalagoas.com.br

  • Ana Maria

    Parabéns pela escolha, agora sim temos esperança de ver Alagoas sair desse buraco em que estar a Segurança Pública!

  • Gustavo Normande

    O Barrenco já demonstrou sua competência e honestidade… nós alagoanos torcemos por ele… agora ele tem que tomar cuidado com os dinossauros que ingresaram na PC sem concurso publico, os conhecidos Delegados de Carreira, ou seja, devem sua nomeação a esse políticos taturânicos.

  • Diógenes Alves Paes

    Até que fim esse nobre, probo e honesto Delegado é escolhido para atuar com independência, sem ingerÊncia política e afastando os bajuladores de plantão! Ainda falta um! vamos lembrar! o Ten.Col. Pm Adilson Bispo, que quebrou vários tabús na Instituição PM! Os alagoanos só tem a ganhar!

  • verdadeiro

    Delegado Barenco se não tiver apoio dos policiais, e da maioria dos delegados, vai ficar a ver navio. é bom ir com jeito,se for com muita perceguição dentro da propia classe a coisa vai ficar muito pior, pois o que esta saindo tem uma otima liderança na policia civil.

  • Carmem Lucia

    Se Deus e o governador permitir, agora a PC vai cumprir seu papel constitucional de investigar, pq parece que delegados desses esquecem que a PC também pode investigar politicos e autoridades, foi necessaria a presença da PF para relembrar isso (que o Del. foi um dos poucos que não esqueceu).

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Será mesmo que este Sr Barenco terá peito para consertar a Polícia Civil. Eu não acredito!

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    A permanência do Cel PM Rubens Goulart não é a solução menos traumática, é, sim, uma solução legal, que atende aos preceitos em vigor. Eu não entendo como, quem se diz tão seguidor da legalidade, achar que a solução legal, é a menos traumática??!!

  • Márcio Alencar

    Parece que o novo secretário escutou os pedidos dos alagoanos em tirar Barenco da burocracia.Agora Barenco é com vc,apostamos na sua honestidade,pois capacidade vc já demonstrou.Será difícil,muito difícil,gerenciar uma turma de delegados e agentes já corrompidos.

  • O Baldomero os espera

    E agora, vamos ter as maquinas caça-niqueis, investigadas?

  • Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Tomara ver que a solução de agora seja a acertada. Na Bahia, pelo que temos notícia, um integrante do DPF foi destituído do cargo da mesma forma com que aqui se mandou embora o General Sá Rocha. Estou pagando para ver!

  • O Baldomero os espera

    Como esse Ronaldo é forte, vem desde do outro Ronaldo.

  • Márcio Alencar

    Barenco,nós cidadãos comuns sabemos quem na PC já está corrompido,quanto mais vc que está dentro deste sistema.Rubim está chegando,conhece pouca coisa,mas começou acertando!O amor não engana,não rouba,não traí.Se vc AMA ALAGOAS reme contra todos esses que só roubam,matam…Alagoas!

  • Roberto Veja a Nova

    Barenco como Delegado Geral? vixe… a Polícia Civil tem nomes melhores, exemplo é o Dr. Osvaldo. Experiente, honesto e trabalha nos rigores da lei.

  • alagoas tem jeito

    Seria bom que desta vez os coronéis e os praças que completaram seus 30 anos de serviço fossem aposentados. Sendo assim os mais jovens teriam oportunidade de crescer na carreira militar.

  • Jaquelyne Medeiros

    Sei não, acho que a mídia fez o nome do Barenco, e isso o tornou muito vaidoso, mas vale a tentativa da mudança, espero que ele faça um bom trabalho pois há muita espectativa em cima dele.

  • Jaquelyne Medeiros

    O Dr. Rubim Fez uma grande mudança na polícia civil, apostando na credibilidade do Barenco, mas, em que ele apostou quando colocou o ex-direitor da civil no sistema penitenciário, se ele for bem informado vai saber que o ex- diretor não tem muita credibilidade.

  • PACATO CIDADÃO

    Meu amigo, esse Cel Ronaldo plantou o umbigo na administração do Estado, Já mama a muito tempo, perdi as contas dos Governos. Alagoas não pode mudar com entulhos do passado. Ou não?

  • jota pinto

    Caro Ricardo.Constrangedora é a situação da cúpula da Polícia Militar deste Estado.Oficiais desprestigiados por autoridades e por toda à sociedade.Mas,foram os próprios,que construiram seus currículos recheados de subserviências,omissões e bajulações.

  • Cabelo Pintado

    Designar o Coronel da Reserva Ronaldo para o Gabinete Militar é ilegal e inconstitucional, eis que aquele cargo só pode ser exercido por Oficial da Ativa (Lei 6.399/2003). Coronel Ronaldo vá descansar meu irmão tá ficando feio vc pedir a um e a outro para ficar no poder.

  • FERINDO A IMPESSOALIDADE

    NÃO TEMOS NADA CONTRA A INDICAÇÃO DO NOVO COMANDANTE DA PM, PORÉM TEMOS QUE ADMITIR,COMO JÁ FOI ADMITIDO PELA PGE, QUE PROMOÇÃO POR ESCOLHA É INCONSTITUCIONAL, FERE A MORALIDADE E A IMPESSOALIDADE (ART. 37 DA CF/88).

  • BARBOSA

    DR. BARENCO AS CADEIAS ALAGOANAS ESTÃO CHEIAS DE LADRÕES DE GALINHA. SERÁ QUE O SENHOR TERÁ PEITO CONTRA OS LADRÕES DE COLARINHO BRANCO. QUE DEUS LHE AJUDE E ABENÇOE. VAI PRECISAR DISSO. PARÁBENS, ALAGOAS PRECISA DE SEUS SERVIÇOS.

  • SÓ SAI APULSO

    e quem vai fazer o processo de aposentadoria dos coronéIS Padilha, Deraldo, Teixeira, Praxedes, etc… os quais estão violando o art. 39 da lei est 6514/2004. eta turminha dificil …

  • GMG

    LEI DELEGADA Nº 38, DE 23 DE ABRIL DE 2003. “Art. 2º A direção superior do Gabinete Militar do Governador será exercida por um Oficial Superior do serviço ativo pertencente aos quadros das forças militares do Estado de Alagoas, …

  • WILBOM

    A permanência do Cel Ronaldo a frente do Gab Militar demonstra, não a sua competência,mas a incompetência daqueles que o estão perpetuando no poder na Segurança do Estado. ô Cel vai pra casa e deixa alguém com legitimidade da ativa da PM assumir essa função!

  • João julio da Silva

    A Policia Militar de Alagoas,Dr.Paulo Rubim tem que mudar e não deixar o coronel Rubens permanecer no comando,ele já tampou demais,manda ele para casa.O coronel Dário César é uma otima opção para comandar os destinos da briosa PM,ou busca um oficial da reseva do execito,para comandar a PM.