Se chato sou, mais chato fico quando insisto com conhecidos e amigos para que leiam Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Um dos livros mais vendidos, citados e elogiados de toda a literatura brasileira, mas ao qual boa parte dos leitores resistem. Linguagem difícil, pontuação complicada, neologismos a nos dar sustos etc, são comentários procedentes, mas que não fazem justiça à obra extraordinária do mineiro Rosa.

 Já li três vezes Grande Sertão e quando penso nas coisas boas pelas quais vale à pena viver, sempre lembro do livro, ao qual pretendo visitar, ainda, algumas vezes antes do ponto final. Não foi uma paixão avassaladora, confesso, dessas que nos envolvem ao primeiro contado. Houve, também – como com tantos outros leitores do clássico -, alguma resistência inicial. Superada, descobri um mundo extraordinário de sabedoria – pura filosofia – do escritor, na narrativa do jagunço Riobaldo Tatarana, que deu de se apaixonar por Reinaldo Diadorim(!?!?). A prosa poética inovadora, que fez tantos seguidores na literatura universal, o do momento sendo Mia Couto("Estórias abençonhadas" – contos – e "Terra sonânbula" – romance – são magníficas obras rosianas.) Mas esta é apenas uma parte da estória(outro neologismo de Rosa.)Para tentar provocar sua curiosidade ou interesse, reproduzo, aqui, frases extraídas do livro – literalmente, como convém (a pontuação, grafia e criações são do próprio autor.)
 
 "Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas elas vão mudando. Afinam e desafinam".

 "…mocidade é tarefa para mais tarde se desmentir."

 " Ou a gente se tece de viver no safado comum, ou cuida só de religião só."
 
 "…a gente quer passar um rio a nado, e passa; mas vai dar na outra banda é num ponto mais em baixo, bem diverso do que em que primeiro se pensou."

 "…quando um tem noção de resolver a vender a alma sua, que é porque estava dada vendida".

 "…toda saudade é uma espécie de velhice".

 "Confiança – o senhor sabe – não se tira das coisas feitas ou perfeitas: ela rodeia é o quente da pessoa".

 "Viver é um descuido prosseguido".

 "…mesmo pessoa amiga e cortês, virando patrão da gente, vira mais rude e reprovante".

 "O que demasia na gente é a força feia do sofrimento, própria, não é a qualidade do sofrente".

 "Quem desconfia, fica sábio".

 "Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado".

 "…quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a idéia e o sentir da gente".

 "…quando é que a velhice começa, surgindo de dentro da mocidade".

 "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
 
 " Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura".

 "…mente pouco, quem a verdade toda diz".

 "…por cativa em seu destinozinho de chão, é que árvore abre tantos braços".

 "Aqui digo: que se teme por amor; mas que, por amor, também, é que a coragem se faz".

 "A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação – porque a vida é mutirão  de todos, por todos remexida e temperada".

 "…aprender-a-viver é o que é viver, mesmo". 

   Se não consegui atrair o leitor para a causa, tentei, valeu o risco. Até porque, como disse o Rosa:

   – Viver é muito perigoso.

 

 

Taturana: servidores cobram sua parte
O governador de Nova Iorque e a folha 108
  • Maria Vieira

    Que bom seria que todos os grande amores suportassem o tempo, as perseguições e as ambições existentes no seu percurso.Temos uma rica literatura que cheias de paixões e realidades.

  • Bel

    Como leitor e colaborador de seu blog, devo confessar que sempre tive uma difuculdade muito grande de ler Grande Sertões, quem sabe tentando mais uma vez não consigo. Parabens pelo pelo artigo e pela seleção de citações. Valeu!

  • maria dasdores costa

    ´Há tempos ouço falar sobre o grande sertão veredas, tenho muita curiosidade, depois deste seu comentario, pretendo ler o mais breve. parabéns!!!!!!!

  • Mario

    Se fosse alagoano, o Guimarães Rosa, com certeza, o nome do livro seria: “Grandes desvios em vereda” e ele teria que acrescentar mais alguns personagens. Graças a Deus, ainda bem que não o é!

  • Luciano Aguiar

    O velho Guimares e suas petalas é e, sempre será um fascinio. Na pascoa relembra seus ditos foi um presente extraordinar. O amigo ainda toca violão como nos velhos tempos na Igreja do Salgadinho? se o faz, estas completamente longe da solidão. Feliz pascoa.

  • Vanessa Alencar

    Querido Ricardo, confesso que nunca li Grande Sertão…mas, confesso também que as frases selecionadas por você me deixaram com vontade de ler. Vou arriscar! Beijos e boa Páscoa!

  • SOCORRO FERRO

    PARABÉNS PELO SEU GOSTO RICARDO!MEU FILHO VIVE CERCADO POR ESTES LIVROS,TENTO LER ATÉ MESMO PARA COMPREENDER MAIS UM POUCO DE LITERATURA,MAIS É UMA LINGUAGEM MUITO DIFÍCIL E NÃO SABEREI ENTERPRETAR.”RICOS SÃO AQUELES QUE ENTENDER A LITERATURA BRASILEIRA”-UM ABRAÇO-SOCORRO FERRO

  • AAraujosilva

    Meu caro Ricardo, “viver é um perigo” e olhe que é mesmo. O que não diria G.Rosa se fosse daqui da terrinha? Está posto um ótimo convite; mas, que é leitura difícil é. Pra ler Grande Sertão “é preciso ter peito, peito de remador”, diria outro grande poeta da vida (V.M.).

  • Celso

    Vou tomar vergonha e, de cabo a rabo, frui-lo.

  • fernando andrade

    De uma singeleza total esta frase que define AMIGO!De uma sensibilidade verdadeiramente comovente…creio que por preguiça litorânea,nunca li Guimarães.Vou acabar com isso.Obrigado pela indicação necessária!!

  • SOCORRO FERRO

    RICARDO,COM CERTEZA VIVER É UM PERIGO,POR ISSO DEVERÍAMOS APROVEITAR O MÁXIMO CADA MOMENTO VIVIDO.O TEMPO PASSA E DEPOIS NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO PARA LAMENTAÇÕES,POR TER AMADO E NÃO TER SIDO AMADA.FELIZ PÁSCOA!SOCORRO FERRO

  • wadsy

    Escolha: Pedra,Papel ou Tesoura. Pedra= executivo Papel= legislativo Tesoura=judiciário O papel envolve a pedra; A pedra quebra a tesoura e a tesoura corta o papel. Assim são os 3 Poderes! E nós? Somos o povo, acuado, diante de pedras sem entalhes, papeis sem palavras, e cegas tesouras.

  • Fatima

    Jornalista Ricardo.pela primeira vez que leio sua pagina aqui nos USA onde vivo ha 10 anos.e assim que li sobre o que escreveste para ler grande sertao,me relebrou meus tempos de colegio(1973)Brazil.irei reler sim Grande Sertao.Fatima-USA

  • Galvao

    A melhor frase… “Quem desconfia, fica sábio.”

  • Elizabete Patriota

    Já tô lendo e adorando! Apesar da linguagem, vale a pena, assim como vale a pena participar do seu blog. Rezo sempre por você, sabia? Pra que Deus o proteja sempre e que vc jamais pereça em função da sua coragem, pois, mais do que nunca, viver é mais perigoso ainda em Alagoas. Ósculos!

  • Ruth Vasconceelos

    Ricardo, li e adorei. Até o arremate final pretendo reler algumas vezes. Com G. Rosa entendi, da vera, o quanto viver é perigoso. Desculpe o comentário tardio.