Personalidades distintas, comportamerntos tão similares, como siameses fossem. O governador Teotônio Vilela Filho comete examente o mesmo erro do seu antecessor, Ronaldo Lessa – não formar uma bancada própria na Assembléia Legislativa, pagando um preço alto por isso. Os dois, por traços de personalidade, não exercitaram a paciência, na conquista um a um. E não foi por não praticarem o jogo do fisiologismo, de forma alguma. Fizeram e fazem isso no atacado, com um custo altíssimo para a máquina pública estadual, e ainda assim se tornaram reféns dos deputados governistas.Ou melhor, dos seus líderes.

 O ex-governador Ronaldo Lessa não escondia seu tédio em receber parlamentares,prefeitos etc., e resolveu delegar poderes, para negociar em seu nome, ao então presidente da Casa de Tavares Bastos, Celso Luis. Que formou a sua – dele, Celso – bancada, não a do governador. E não cobrou pouco por isso. Virou uma espécie de vice-rei: tinha o comando do Detran e era o porta-voz dos deputados sempre que estes eram chamados ao jogo do toma-lá-dá-cá. Exercia com talento e cordialidade sua tarefa. Quando Lessa, enfim, mais dele precisou, ficou a catar o vento. Teve de tocar o resto de seu governo a um custo ainda mais exorbitante. (É verdade que tem um tal de "efeito bumerangue" nessa história, que nunca ficou muito claro.)

 Vilela assumiu, e copiou seu antecessor. Elegeu o deputado Antônio Albuquerque seu representante na Assembléia, dando-lhe autoridade para formar o grupo governista. Junto, foi o Detran, uma mina de R$ 4 milhões/mês, que, de novo, se tornou a Assembleinha (lá, na periferia, mandam mais onze deputados). Albuquerque, assim como Celso Luis, montou a sua própria bancada. A ele segue até mesmo o líder do governo na Casa de Tavares Bastos. Quem precisa dos governistas, agora, é o governador – e não os tem.

 Perderam-se, nesse caso, os dois: Lessa, por iracundo; Vilela, por inapetente. Erraram os dois – e não foi por virtude.

Meus caros internautas
O 28º deputado estadual
  • luis dantas

    Ricardo muito inteligente seu comentario e a prova que para governar alagoas tem que ter vontade politica e nao colocar pessoas para fazer o meio de campo agora te pergunto esses nao tem a mesma culpa que os deputados?preferem pagar preço alto para nao ter encheçao de saco?parabens ricardo

  • galba

    Caro ricardo se a PF for indiciar todos os empresarios que venderam coisas para esses deputados.pode pedir para transformar o rei pele em cadeiao.acho que quem tem que pagar sao os ordenadores da despesa os que efetivamente desviam o dinheiro esses sim sao os verdadeiros culpados + os que vendem ???

  • bob

    Vergonha e toda essa historia de taturana e nem Ronaldo,Luis abilio,sergio doria ser nem chamado pra nada todo mundo sabe dos esquemas deles com a ALE.dinheiro pra tribuna,pajero blindada,saco da pedra,cob JOao paulo II e uma vergonha tudo e politica. PF neles tambem governo corrupto!!!

  • Célio

    Vamos continuar elegendo esses mesmos profissionais da propina, do toma lá, dá cá, dos favores criminosos. Aquí ser assassino ou mandante de assassinato é quase pré-requisito para ser deputado. Parabéns aos 70% do pôvo, continuem vendendo seu voto por R$30,00 e vamos ficar assim mesmo.

  • Márcio

    Todos farinha do mesmo saco…

  • DANIEL DE OLIVEIRA

    RICARDO, SOU UM TRABALHADOR QUE PAGO MEUS IMPOSTOS EM DIA COMO A MAIORIA DOS ALAGOANOS. VENHO PARA DAR UM CONSELHO A ESSES ALAGOANOS. FAÇAM SUA LISTA COM OS NOMES DOS CORRUPTOS DAS ALAGOAS. POIS EU JÁ FIZ A MINHA. E QUEM TÁ NELA MEU VOTO NÃO RECEBE MAIS. ACORDA POVO DE ALAGOAS. OBRIGADO.

  • Bel

    É por essas e outras que permanece no ar a pergunta: AINDA TEMOS GOVERNADOR ? SE TEMOS PORQUE NÃO SE POSICIONA NO EPISÓDIO DA BANDIDAGEM LEGISLATIVA ? RESPONDE TEO, ALAGOAS QUER TE OUVIR!!!

  • Será, praça?

    O problema Grande Ricardo, é: negociar com quem? Tirando uns poucos gatos pingados, como Judson, e Palmeira, quem é digno de respeito naquela casa? Espero que esse movimento das instituições, e da sociedade vá até o fim, e mude a cara, e principalmente o caráter dessa nossa assembléia.

  • SHEILLA

    Lessa e Villela estão preocupados mesmo em manter poder,o povo e Alagoas que se exploda.Farinhas do mesmo saco e do mesmo jeito que Lessa deixou o estado um caos,assim Villela deixará.São dois incompetentes,falastrãos e mentirosos.Amor por Alagoas temos nós:cidadão

  • juliano

    Achop que seria melhor esperar esses vermes pederem o mandato e formar nova mesa. isenta e sob vigilância da sociedade. Vilela ainda pode mudar muita coisa.

  • Renan, do Senado eu vejo tudo!

    A verdade é a seguinte: A Assembléia Legislativa é quem manda. Em Alagoas o Governador é quem leva as pauladas pela ingovernabilidade e os Deputados são os salvadores. O Judiciário assiste a tudo calado, se não fica sem duodécimo e empregos na ALE.

  • JEFF SILVA

    ATÉ NISSO ALAGOAS É UM ESTADO PARTICULAR.TEMOS UMA ESQUERDA SOCIALISTA ASSUMIDAMENTE CAPITALISTA. E UMA SOCILA DEMOCRACIA,DA SINGELEZA DITATORIAL.NÃO SE MUDA NEM UM JOGO ESCALANDO SEMPRE AS MESMAS PEÇAS.

  • Renan, do Senado eu vejo tudo!

    O Téo pode até querer fazer bem para Alagoas, mas os Deputados querem o bem para os seus próprios umbigos. Desde o início o AA só pensa em ser Governador, se aproximou só para fazer valer o ditado “melhor ter o inimigo por perto”. AA dá nó em pingo d’água, ou dava, a PF tá aí.

  • pamirela

    Falta agora abrir a caixa preta do Detran, onde esse Celso passou, raspou tudo, varre , varre vassorinha, o dinheiro saia pelo ralo.

  • Marques de Gusmao

    O silêncio do governo do Estado no que se refere à farra com o dinheiro público promovido pela maioria dos membros da Assembléia, é de causar estranheza. Como metáfora, lembra a peça decorativa produzida por artezãos com côco-sêco e que reproduz o macaco cego, surdo e mudo. Por que será?

  • diogo

    É Ricardo Mota estamos nessecitando de pessoas de carater e coragem para ocupar esta fução que até então está sendo ocupada por uma pessoa sem pulso e liderança que é algo que não se compra com dinheiro público desviado mas se conquista.

  • Julia Antonia

    CARO AMIGO, RICARDO, NA VERDADE QUEM PERDE MESMO É A POPULAÇÃO. CHEGAMOS A UM PONTO DE INVERSÃO DE VALORES SEM IGUAL. A IMORALIDADE TOMOU CONTA DOS NOSSOS POLÍTICOS. O POVO ALAGOANO PRECISA DAR UM BASTA NISSO, PRECISAMOS RESGATAR NOSSOS VALORES, NOSSA DIGNIDADE.

  • shirley

    Será,praça?Que exista exceções nessa assembléia?O Paulão e Judson estão caladinhos,pq 1 apoiaram e participaram do governo Lessa e 2 PT partido metido nos maiores escândalos nacional.E o Palmeira apoio Vilela,em troca tem orgão público com parente no comando.

  • Eduardo

    Ricardo.O MP e a Policia Federal precisa entrar nas contas do DETRAN,lá é que esta o rombo acredito que maior que o da Assembleia.

  • Célio

    Ricardo, o Téo deveria ir tomar conta da Usina que o pai deixou e o Wanderley deveria ter ficado só na Santa Casa mesmo, pois em cirurgia cardíaca ele é excelente, foi o pior Secretário de Saúde que me lembro. E agora temos aturar tudo isso que está aí novamente.

  • Helena

    Eu não acredito em um estado que tem “representantes”do povo e pensa no melhor p/esse povo e, ao mesmo tempo usa esse poder p/ barganhar tais melhorias com o governo. Esses caras na verdade são oportunistas de má fé e, a barganha nada mais é que o velho e antigo suborno.

  • sergio

    Ricardo o seu comentário é simplista. Existe uma diferença entre os dois momentos, que não pode ser ignorado. O povo tá com ódio da ALE. O Téo não é bobo, e por isso venceu a eleição sem comprar voto. Quanto aos relacionamentos, ele apreendeu muito com Lula. O governo tá certo.

  • neuda cavalcante abreu

    Só não entendo o porquê de tanta indignação do povo alagoano, se foi ele mesmo quem sempre elegeu esses “políticos”, ao que tudo indica “eles” não chegaram de pára-quedas…

  • Luis Paulo

    Lembre-se, o jeito Téo de ser,quem não percebeu ainda,vai ficar sem jeito.Não vou assinar Roberto Vila Nova, que não é o meu, o meu está aí em baixo mas concordo plenamente com ele,o Téo não tá nem aí e segue tocando seu governo.

  • Manoel Moura

    Demonstração clara de que a ganância prepondera nas tomadas de decisões: para se manter no Olimpo deve travar qualquer tipo de acordo, não importando o interesse público. Esquecem para o que foram eleitos e tratam a coisa pública como particular, moeda para se manter no cargo.

  • Ricardo Oliveira

    Creio que o momento é de elegermos, como PRIORIDADE número 1, a INTERVENÇÃO federal em Alagoas; fazermos pressão, falar nisso dia e noite, para ver se acontece algo, de fato, relevante, pois do Governo Estadual não temos muito o que esperar.

  • lima

    Bom, o mal tem cura? Quem vai aplicar a injeção se a súde está doemte? Sinto saudades do que nunca tive…

  • Andréa

    Pois é, dizem que é vivendo e aprendendo, mas eles se achem tão inteligentes que pensam que não têm mais nada para aprender. E agora Ricardo? Se arrependimento matasse!!! Obs.: Adoro seu blog!!!