O prefeito Cícero Almeida voltou atrás e, hoje, em Brasília, anunciou que vai aderir ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania, o Pronasci. Em reunião, pela manhã, no Ministério da Justiça, Almeida comunicou a nova decisão aos assessores do ministro Tarso Genro. No ano passado, inexplicavelmente,  a prefeitura de Maceió havia rejeitado a adesão ao programa, que trabalha, principalmente com ações preventivas e educacionais nas áreas consideradas de maior incidência da criminalidade.

      AMANHÃ É A VEZ DE VILELA

O governador Téo Vilela também tem agenda marcada, amanhã, no Ministério da Justiça. Ele deve fechar o pacote da Segurança Pública, definido como "compartilhamento de responsabilidades"( será que tucanaram a parceria?). O pacote inclui o nome do novo secretário de defesa social, com cotação máxima, até hoje, para um delegado da Polícia Federal-Paulo Rubim é, ainda, o preferido, para desespero de um grupo de deputados estaduais.

  Seja quem for, o novo secretário não vem sozinho. Deve trazer com ele, esta é a negociação, um grupo de trabalho para reorganizar e gerir a Defesa Social. Tamém a ele – somente a ele, garantem os governistas- caberá definir quem vai comandar as duas polícias. Na PM, o comandante pode ser Exército; já na civil, obrigatoriamente, um delegado de carreira. 

  A negociação vem se estendendo, explicam os palacianos, porque Vilela quer mais do que um nome para a Defesa Social. Usa como argumento, bom argumento, o fato de que em catorze estados brasileiros comandam a área de segurança delegados da ativa ou aposentados, da PF. E ainda assim, esses estados enfretam severas crises na área. Ontem, o secretário de Segurança da Bahia, o delegado PF Paulo Bezerra, pediu demissão. Foi susbtituido por outro delegado, também da Polícia Federal.

 O tratamento a Alagoas deve ser diferenciado, entendem os assessores do Ministgério da Justiça, a exemplo de Vicente Trevas, das Ações Federativas. E por conta das particularidades da violência aqui: a urbana e descontrolada, e a dos crimes de pistolagem-ligados a roubos de cargas, assaltos a agências bancárias, etc, etc, etc.

Justiça decreta prisão de deputado Marcelo Vitor
Presidente do TJ recebeu cópia do despacho da Justiça Federal sobre a Taturana
  • BERNARDINO SOUTO MAIOR NETO

    Hoje dia 21 poderá ir p/história Alagoas.É que TJ decide sai ou não os deputados taturanos da mesa.E Brasília, o governo tartaruga pode anunciar novo secretário Defesa Social para estancar o sangue de crime em Alagoas.Deus tomará

  • Alberto Saldanha

    O relógio corre contra o governador Vilela, se não enfrentar as pressões contrárias a efetivação de um delegado federal na área de segurança seu governo pode acabar antes do tempo. O momento é de ação. Acima dos aliados está o povo alagoano.Coragem Governador!

  • mauricio nascimento

    Caro Ricardo,que bom que a fé e a esperança estão vencendo o medo nas terras caetés.Se o nosso governador realmente tomar coragem de trazer o Dr.Rubim,estaremos começando a caminhar para um novo modo de fazer política:AUDÁCIA E VERDADE!

  • NUNES

    VAMOS CLAMAR PELA VOLTA DO DELEGADO BARRENCO, HOMEM SÉRIO E COMPROMETIDO COM AJUSTIÇA, A MORALIDADE E COM O COMBATE DE GRUPOS DE CORRUPTOS.

  • Incrédulo da Silva

    Tenho fé em Deus que o Dr. Rubim venha para comandar a seg. públ. só assim esse desgoverno do Téo irá para frente e nós alagoanos poderemos ter um pouco de seg. e esperança!.

  • matuto doido

    TÉO, DISTÂNCIA DA ALE. FELICIDADE NÃO EXISTE ! O QUE EXISTE SÃO MOMENTOS FELIZES ! ESTAMOS VIVENDO MOMENTOS FELIZES, COM A ATUAÇÃO DA JUSTIÇA E A NOMEAÇÃO DO Del. RUBIM. Dr. COARAÇY, AGORA SENTI FIRMEZA E CORAGEM. É ISSO QUE O POVO GOSTA ,É ISSO QUE O POVO QUER.