Artistas que fazem lives terão que pagar direitos autorais ao ECAD – Popzeira

Crédito da Imagem: Reprodução Internet

Desde que as medidas de distanciamento social, consequentes da pandemia do coronavírus, iniciaram, as lives nas redes sociais, em especial no Youtube, ganharam cada vez mais popularidade, se tornando uma alternativa para artistas que, neste momento, estão impossibilitados de realizarem shows.

Aos poucos, o número de lives teve um crescimento impressionante. E, enquanto muitos artistas faturaram alto com seus shows remotos sendo vistos por milhares e milhares de pessoas, compositores e produtores das músicas que eram cantadas não estavam recebendo nada… Até agora!

É que o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) e a União Brasileira de Editoras de Música (UBEM) a partir de então cobrarão taxas somadas em 10% por direitos autorais das canções tocadas em lives patrocinadas, ou seja, as que obtiverem lucro. A decisão vale de forma retroativa, neste caso, incluí todas as lives realizadas a partir de março.

A informação foi divulgada por diversos portais de notícias nesta quarta (24) e dividiu opiniões no meio de compositores, produtores e empresários.

Atualmente não há comentários.