Conheça a tradição coreana da flor do nascimento e descubra qual a sua – Plantar

As flores são muito utilizadas como demonstração de carinho e afeto em várias culturas, mas você sabia que na Coreia elas são muito mais que isso?  Lá elas têm um significado muito especial, pois cada dia do ano corresponde a uma espécie diferente, e isso é chamado de flor do nascimento coreano, ou seja, todas as pessoas que fazem aniversário têm uma flor para chamar de sua, e cada mês tem a sua flor representante.

Isso é uma tradição bastante difundida na população coreana que acredita que o destino de um indivíduo é influenciado por fatores externos, como a data do nascimento. Para eles, os elementos da natureza são considerados uma parte importante da vida, dessa forma, eles procuram criar laços entre esses dois mundos. Como cada flor carrega um significado e um aprendizado, a pessoa passa a ser guiada por tais conceitos.

Eles acreditam que a flor associada ao mês em que uma pessoa nasceu pode influenciar suas características, personalidade e destino, mas e você ficou curioso e quer saber qual sua flor? Eu trouxe a flor representante de cada mês para satisfazer sua curiosidade:

Janeiro: Flor de ameixa branca – conhecida por sua resistência ao frio intenso e sua capacidade de florescer mesmo durante os meses mais gelados do ano. As pessoas nascidas sob essa flor são frequentemente vistas como resilientes e determinadas. Elas têm a habilidade de superar desafios e prosperar mesmo em condições adversas.

Fevereiro: Flor de cerejeira – é um símbolo de renovação e beleza passageira. As pessoas nascidas sob a cerejeira são frequentemente associadas a uma natureza otimista e alegre. Pessoas de cerejeira valorizam os momentos presentes e sabem apreciar a beleza nas coisas efêmeras da vida.

Março: Flor de açafrão – Essa flor desabrocha cedo na primavera, trazendo uma sensação de renascimento após o inverno. As pessoas ligadas ao açafrão são frequentemente vistas como criativas e espirituosas. Elas têm a capacidade de iluminar o ambiente ao seu redor e trazer inspiração para os outros.

Abril: Magnólia – significa dignidade e nobreza e se você é nascido sob a magnólia, está associado a traços de respeito, honra e um senso inato de classe.

Maio: Lírios – representa a pureza e a renovação. Essa flor exala uma fragrância doce e é frequentemente associada a uma alma gentil e compassiva. As pessoas nascidas sob o lírio são muitas vezes vistas como altruístas e capazes de trazer esperança e positividade para os outros.

Junho: Rosa de saron ou Mugunghwa– ela é a flor nacional da Coréia do Sul e, apesar de receber o nome rosa, na verdade é um hibisco. Conhecida por sua durabilidade e resistência, sendo capaz de florescer em climas adversos. Da mesma forma, se você é um dos nascidos em junho, suas principais características são resiliência e coragem. Pessoas ligadas a essa flor tendem a ser carismáticas, gentis e têm a capacidade de inspirar os outros ao seu redor.

Julho: Hortênsia – é uma flor de climas mais temperados. As pessoas que nascem nesse mês e são regidas por essas flores, suas principais características são ambição, companheirismo, dinamismo e distinção.

Agosto: Crisântemo – essa flor é valorizada por sua elegância e beleza, sendo frequentemente associada à nobreza. As pessoas nascidas sob a influência do crisântemo são geralmente admiradas por sua graça e charme. Elas têm uma natureza sensível e criativa, e muitas vezes têm um gosto refinado pelas artes. Além disso, são conhecidas por sua lealdade e dedicação aos amigos e à família.

Setembro: Amor-perfeito – flor delicada e encantadora, frequentemente associada à sorte, amor e modéstia. As pessoas nascidas neste mês são muitas vezes modestas e humildes, mas também possuem uma natureza cativante que atrai os outros. Elas valorizam profundamente os relacionamentos e têm um espírito gentil e altruísta.

Outubro: Cosmos – reconhecida por sua beleza simples e elegância, as pessoas nascidas sob a influência do Cosmos são frequentemente vistas como equilibradas e tranquilas. Elas têm uma abordagem pacífica à vida e têm a capacidade de encontrar beleza nas coisas simples. Sua natureza calma e diplomática muitas vezes as torna excelentes mediadoras em situações conflituosas.

Novembro: Camélia – traz consigo uma sensação de beleza duradoura e gratidão. Assim como a flor, as pessoas nascidas em novembro têm uma presença duradoura e impressionante. Elas são muitas vezes vistas como indivíduos fortes, corajosos e resilientes. Sua natureza empática as torna excelentes ouvintes e conselheiras. Além disso, valorizam profundamente as relações e são conhecidas por expressar gratidão de maneiras sinceras.

Dezembro: Bambu – embora não seja uma flor tradicional, o bambu é altamente valorizado por sua força e flexibilidade. Pessoas nascidas neste mês são frequentemente associadas à sinceridade e à honestidade. Elas possuem uma personalidade amigável e são conhecidas por sua capacidade de se adaptar a diferentes situações. Assim como o bambu que se curva com o vento, elas têm a capacidade de enfrentar os desafios da vida com flexibilidade.

Você sabe qual a flor nacional do Brasil?
Da América para o mundo: conhecendo a origem do milho
  • Luiz Felipe

    Excelente matéria, muito legal conhecer a flor do nascimento na cultura coreana, parabéns continue com o trabalho

  • Maria Eliene Soares Silva

    Sou de dezembro, fiquei curiosa pra ver a minha flor … não tem flor ,mas tem bambu. Me encanta tudo que vem do bambu. Tem beleza, tem utilidade, dá pra fazer muitas coisas com ele.
    Viva o bambu!