A planta sem raízes, conheça a barba de velho – Plantar

Você sabia que existe uma planta que basicamente não possui raízes, é nativa das regiões tropicais da América, pode ser utilizada no paisagismo de jardins tropicais e além de tudo é tida como um grande indicador ambiental? Hoje vamos conhecer a barba de velho, uma planta que está na decoração de ambientes, no Brasil.

Nativa das Américas e encontrada em áreas tropicais e subtropicais, essa espécie, da família das bromélias, a Tillandsia usneoides pode ser utilizada em ambientes externos ou internos, além de ser cultivada em diversos locais, como árvores, cercas, vasos, treliças e dentro de casa!

Embora seja mais comumente encontrada em grandes áreas urbanas, florestais e paisagismos externos, ela se adaptada bem em espaços internos. A planta prefere luz indireta ou sombra parcial, boa circulação de ar e alta umidade, e se o ambiente for mais seco, será necessário pulverizar as folhas com água, para mantê-las hidratadas.

Suas folhas finas e flexíveis podem crescer até vários metros de comprimento, formando cortinas suspensas em árvores, cercas e outras estruturas, não possuem raízes e crescem sobre outras plantas, mas sem parasitá-las, ou seja, como as orquídeas elas também são epífitas.

E como se não bastasse toda a sua beleza, elas também são utilizadas como indicadores ambientais, pesquisas realizadas em algumas universidades brasileiras, pois elas podem ser utilizadas no biomonitoramento de metais pesados em suspensão no ar.

A irresistível orquídea-bambu no seu jardim
Do jardim ao prato: conheça a origem da fruta do dragão
Atualmente não há comentários.