Conheça os mistérios da flor-de-maio – Plantar

A flor-de-maio é uma cactácea nativa do Brasil e que conquistou muitos amantes de plantas pelas flores exuberantes e que, segundo contam por aí, florescem durante o mês de maio, por isso hoje eu trouxe algumas curiosidades sobre essa planta que é o sucesso do mês de maio.

A primeira coisa que precisamos saber sobre ela é que, como as orquídeas, elas também são epífitas nativas de matas tropicais brasileiras, e seu nome científico é Schlumbergera truncata e, por fazer parte da família dos cactos, não toleram muito o encharcamento.

 Uma das suas características mais marcantes são as folhas planas e segmentadas, com bordas serrilhadas, além de flores coloridas e delicadas, que podem apresentar tons de rosa, vermelho, branco ou amarelo. Sua beleza e facilidade de cultivo fizeram com que se tornasse uma das plantas ornamentais mais populares em diversas partes do mundo.

A abertura das suas flores está diretamente ligada ao seu ciclo de floração. Essa suculenta é uma planta de dias curtos, o que significa que precisa de períodos de escuridão prolongados para estimular o processo de floração. Durante o outono e o inverno, quando as noites são mais longas, ocorre o acionamento dos mecanismos internos da planta que desencadeiam a formação dos botões florais. Por serem originárias do hemisfério sul, e o mês de maio marca o fim do outono e a transição para o inverno, quando as noites se tornam mais longas. Essa adaptação natural permite que aproveite as condições ideais para iniciar seu ciclo de floração, garantindo a polinização e a reprodução.

Entre os principais cuidados com sua flor-de-maio: evite o encharcamento do solo e das raízes, prefere ambientes com uma luminosidade mais filtrada, ou seja, nada de sol pleno!

Do jardim ao prato: conheça a origem da fruta do dragão
Ganhou uma orquídea de presente? Saiba como cuidar
  • Margarida barbosa

    Tenho dois cacos de flor de maio quando comprei elas chegaram toda
    s floridas depois foi murchando e já faz quase um ano e nunca mas floriu já fiz mudas e nada

    • Luan Paz

      Aconselho verificar a questão dos nutrientes do solo e do ambiente também. Utilize fertilizantes no solo e adeque a questão de regas e luminosidade e continue tentando!

      • Luan Paz

        Você pode procurar por mudas em lojas especializadas em plantas. No nordeste brasileiro são bastante comuns.