Primavera no jardim! Conheça 5 flores que brilham nessa estação – Plantar
Foto de Yevheniia na Unsplash

Se você, assim como eu é um amante das plantas, então também é um apaixonado pela Primavera, a estação mais bonita do ano! Nesse período, podemos observar um verdadeiro espetáculo de cores e aromas com o desabrochar das flores nossos jardins, nos parques ou nas ruas. Essa estação é marcada pela transição entre o Inverno e o Verão, com elevação da temperatura e o equilíbrio na duração do dia e a noite, o que favorece o desenvolvimento de diversas espécies vegetais.

É interessante notar que, mesmo durante essa época do ano, não podemos descuidar das nossas preciosas plantas. A exposição ao sol deve ser monitorada com cautela para evitar danos às folhas e flores, além disso, a rega é fundamental, e deve ser realizada nos horários apropriados, de preferência durante a manhã e no final da tarde, para evitar que elas sofram com a intensidade do calor. E hoje eu trouxe 5 plantas que vão embelezar ainda mais o seu jardim durante a primavera!

Girassol – conhecida por acompanhar o movimento do sol durante as horas do dia. Essa flor representa a vitalidade, felicidade e energia positiva e pode ser cultivada em vasos ou diretamente no chão. Necessita de luz direta por algumas horas, sendo preferível durante a manhã. Utilize também algum tutor para auxiliar na sustentação da planta, pois as flores podem pesar e danificar o caule.

Margaridas – são flores delicadas e adoráveis que desabrocham na primavera. São conhecidas por suas pétalas brancas e miolo amarelo, mas podem apresentar outras colorações. Também necessitam de luz direta e preferem solos úmidos, mas não encharcados.

Violetas – normalmente são cultivadas em pequenos vasos e encantam pela variedade de cores. Simboliza lealdade, modéstia e alegria. O solo deve estar úmido e preferem ambientes iluminados, mas sem luz direta, evite colocar o vaso próximo a locais com circulação de ar, como janelas e parapeitos, para que o vento não danifique as flores e folhagens.

Rosas – são flores populares e apreciadas em todo o mundo, sendo cultivadas há centenas de anos e possuem mais de 100 espécies diferentes. Representam a paixão, amizade, conhecimento, elegância e respeito. Relativamente simples de cuidar, podem ser plantadas em vasos e nos jardins, preferem ambientes com luz direta e solos bem drenados, úmidos e não encharcados, prefira regar pela manhã.

Primavera – Essa planta que leva o nome da estação não poderia ficar de fora da nossa lista, também conhecida como buganvília em algumas regiões do Brasil, esse arbusto nativo na América do Sul conquistou o mundo, sobretudo a região do Mediterrâneo. Tem crescimento rápido e pode ser utilizada tanto na decoração interna quanto externa, com bastante espaço. Independente do local que você escolher, é importante que receba bastante iluminação. Então, quanto mais luz, melhor as flores se desenvolverão.

Dicas para poda e manutenção da rosa do deserto
Descubra a palmeira laca: uma adição sofisticada para o seu jardim tropical
  • Maria Gabriela

    Boa tarde! Só a nível de partilha de informação, na minha terra a primavera é conhecida como “cabriteira” acho interessante o regionalismo das plantas.