Mais uma novidade do WhatsApp foi revelada pelo WABetaInfo. O aplicativo de conversa está aprimorando o sistema de informações das mensagens, que mostrará quanta vezes uma mensagem sua foi encaminhada. O objetivo é reforçar a luta contra o spam (mensagens em massa) e as fake news.

(Foto: Montagem/Planeta Tera)

O novo recurso foi flagrado na versão beta 2.19.80 para Android, mas ainda não está disponível para todos os usuários do Programa de Testes.

Ouça o podcast sobre o tema:

Quando ativado, a opção “Informações de Encaminhamento” permitirá que você saiba quantas vezes uma determinada mensagem sua foi encaminhada. O registro ficará junto com os outros dados de cada mensagem, como a quem do grupo ela foi entregue e se ela já foi lida. Para acessar essas informações, é só marcar uma mensagem, apertar nos três pontinhos no canto superior direito e selecionar [Dados].

Sistema de informações das mensagens ficará mais completo (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

Só é possível saber esses dados das mensagens que você envia, mas se você quiser saber quantas vezes uma mensagem que você recebeu foi encaminhada, é só encaminhá-la e depois acessar os dados dela.

Outra novidade do sistema de informações de encaminhamento é que quando uma mensagem for encaminhada mais de quatro vezes, o próprio WhatsApp vai informar que ela é encaminhada frequentemente, com um ícone diferente dentro do balão da mensagem. Confira:

Mensagens frequentemente encaminhadas serão identificadas (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

Ainda não serão essas mudanças que resolverão o gigantesco problema de notícias e mensagens falsas que circulam na internet, mas é melhor pequenos passos como esse do que ficar parado sem fazer nada. Esperamos (sentados) que outras atitudes da empresa de Mark Zuckerberg mostrem que há interesse em mudar esse quadro.