As eleições estão chegando e, com elas, aumentam as guerras diárias com o colega de trabalho no grupo da empresa, ou com a vizinha na timeline do Facebook. Mas não é só pra isso que existe seu smartphone, né? Então que tal aproveitar que você tá com ele 24h do dia e acompanhar de perto o que seus candidatos andam fazendo (ou deixando de fazer)?

Essa é a proposta do aplicativo Poder do Voto, criado pela instituição de mesmo nome. O projeto, sem fins lucrativos e apartidário, busca “engajar eleitores e seus representantes em um debate construtivo sobre as leis do Congresso Nacional”. Um dos fundadores do projeto é Mario Mello, ex-diretor geral do PayPal para a América Latina.

Reprodução/Poder do Voto

O aplicativo é bem simples. Depois de fazer seu cadastro, é só escolher seus candidatos, dar sua opinião sobre projetos de lei em pauta no país e acompanhar o voto de cada um, pra ver se combinam com os seus. É possível escolher um deputado e até três senadores, e o app calcula o nível de “sintonia” entre você e seus escolhidos. O legal é que o app vai te avisar sempre que tiver algum projeto estiver perto da fase de votação, assim você pode acompanhar o processo bem “de perto”.

Gratuito, o aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS, e apesar de não ser a ferramenta revolucionária que vai transformar o país da noite pro dia (tem gente que acredita que isso existe), é um bom começo pra quem quer tentar contribuir de alguma forma para um futuro melhor. Só não vale desinstalar quando o celular estiver sem espaço!

Fonte: IDGNow