Livro-sátira com páginas em branco viralizou (Foto: Reprodução)

Ideia genial para uns, de mal gosto para outros. O que ninguém pode negar: viralizou! Um livro “escrito” em apoio ao presidente Jair Bolsonaro tem dado o que falar nos últimos dias, após ser posto a venda na Amazon. “Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?”, de Willyam Thums, tem 190 páginas, porém 188 estão em branco.

“Este livro responde à pergunta que não quer calar o Brasil. Em meio ao turbulento momento em que vive nosso país, somente este livro pode te dar a resposta mais sincera sobre o Presidente Jair Bolsonaro”, diz a descrição da obra. Porém, se você não costuma ler os anúncios completamente, talvez perca o aviso que vem logo em seguida: “ATENÇÃO: [Livro Sátira] Este livro possui apenas 2 páginas escritas e 188 páginas em branco.”

Pois é. O autor, que se identifica como analista político e também tem outras obras (de verdade) à venda na Amazon, se tornou um dos assuntos da semana, e tem recebido apoio de muitos nas redes sociais, e também nas avaliações do livro. “Deve ser candidato ao prêmio Jabuti. Livro do Ano”, diz um dos usuários. “Comprou sem ler a descrição/sinopse? Isso é reflexo da postura como eleitor(a): votou sem a mínima leitura e informação”, alfineta outro.

As críticas também constam na página de venda, porém em número bem menor – no momento da publicação desse post, apenas um comprador avaliou o livro com uma estrela, que é a menor nota. “Livro de 190 páginas com apenas 2 páginas de texto e o resto em branco. Ironia política do autor, usando e enganando o leitor. Foi adquirido para pesquisa de doutorado onde, ao contrário desse autor, se busca ver os dois lados, mesmo não sendo apoiador de Bolsonaro. Não compre”, avaliou.

Livro tem 4.9 estrelas de 5 possíveis (Foto: Reprodução/Amazon)

Depois das inúmeras postagens e matérias abordando o assunto, o livro (que custa R$ 34,90) teve a venda suspensa na Amazon, mas deve continuar gerando muito debate nos próximos dias…