Contos de Griô é a segunda HQ do ilustrador alagoano Jean Lins (Foto: Reprodução)

Talvez você não saiba, mas existe uma forte produção artística em Alagoas, especificamente de ilustrações, mangás e quadrinhos. E talvez você não saiba simplesmente porque essa produção, apesar da alta qualidade, não recebe a atenção merecida – financeira, especificamente. O ilustrador e quadrinista Jean Lins é um exemplo.

Maceioense, ele já trabalha com arte há algum tempo, mas só conseguiu editar e produzir sua primeira HQ, Dandara, este ano, com a ajuda do sistema de financiamento coletivo Catarse. Com a visibilidade, Jean chegou a participar do Artists’ Alley da CCXP 2018, conquistando fãs do Brasil inteiro. Agora, ele se prepara para lançar seu segundo trabalho: Contos de Griô: O Espelho da Verdade.

Jean conseguiu lançar Dandara graças ao financiamento coletivo (Foto: Reprodução)

Com sua companheira Ana Cristina, que estuda e pesquisa questões etnoraciais e de gênero, o ilustrador desenvolveu uma coletânea de fábulas e contos africanos, abordando a cultura, a história e os contos que ergueram grandes impérios. “Decidimos trabalhar com essa temática por notar a importância de se conhecer e disseminar a história africana, que é tão pouco discutida em nossa sociedade”, explica Ana.

Novamente, eles recorrem à “vaquinha” para viabilizar o projeto, orçado em R$ 4.500. O valor será utilizado na impressão dos livros, nos pacotes de recompensa para os apoiadores (marca-páginas, pôsters, sketchbooks) e no frete para envio do material. Na plataforma, é possível contribuir com valores a partir de R$ 20, e caso a meta não seja alcançada até o prazo final, que é no dia 18 de outubro, os apoiadores recebem o valor pago de volta (para colaborar, clique aqui).

Confira o depoimento de Jean e Ana sobre o projeto:

Mas se você acha que a produção de Jean é toda voltada à cultura afro, está enganado. Em seu perfil no Instagram é possível ver ilustrações de vários temas diferentes, como heróis da Marvel e da DC, Star Wars, games e animes, com seu traço característico de cartoon. Confere:

Para contribuir com o trabalho de Jean Lins e Ana Cristina, colabore através do Catarse:

Atualmente não há comentários.