Ford começa a vender versão furgão da Transit
Ford Mustang Mach 1: Cupé esportivo mais vendido do mundo chega ao Brasil

Após lançar o XC40 100% elétrico em 2021, a Volvo acaba de apresentar seu mais novo modelo elétrico: o Volvo C40 Recharge Pure Electric. Com traços únicos e repletos de personalidade, o C40 tem porte maior que o XC40 mas traz o mesmo nível de conforto e tecnologia.

Confira o teste completo, direto do México com o parceiro João Fusquine, do programa Vrum Brasília:

Edson Moura também já conheceu o modelo na loja em Alagoas:

Mais detalhes

Os aerofólios e spoilers traseiros bem evidentes trazem para o desenho do carro as linhas arrojadas e futuristas, que proporcionam maior aerodinâmica e autonomia através da menor resistência ao ar. O teto preto também é um elemento de design com a assinatura contrastante, que aprimora ainda mais o design dinâmico e arrojado do carro.

Completando o visual, as grandes rodas de liga leve de cinco raios com corte de diamante com superfícies contrastantes de alumínio polido bruto e pintura preta brilhante, que complementam perfeitamente o caráter ousado do C40 Recharge Pure Electric.

Por dentro, o interior traz o sofisticado acabamento Topography, com detalhes translúcidos em formas de mapas topográficos, inspirado no Parque Nacional de Abisko, no norte da Suécia. Retro iluminada e tridimensional cria uma experiência sensorial única para os ocupantes. E está em perfeita harmonia com a exclusiva cor Fjord Blue, que adiciona um design destinto ao interior e teve sua inspiração nas geleiras escandinavas.

Outro destaque do C40 Recharge, que une design com tecnologia é o teto panorâmico, que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros. Com vidro escuro fixo laminado de alta tecnologia com revestimento IR, otimiza o conforto em todas as condições climáticas, auxiliando na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol.

“O C40 chega para revolucionar. Ele traz todo o conforto de um SUV com o design de um coupé e irá agregar ainda mais em nossa linha elétrica, que cada vez mais é nosso objetivo e compromisso. Ele é mais um marco para a Volvo Cars aqui no Brasil, graças a seus atributos inovadores e respeito pelo meio ambiente”, garante João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Interior sem couro

A Volvo Cars está na vanguarda para oferecer aos consumidores materiais de interior sustentáveis e de alta qualidade. Os novos acabamentos internos sem couro são desenvolvidos com o mais alto padrão de qualidade e oferecem excelente desempenho.

A Volvo Cars está assumindo uma posição ética a favor do bem-estar animal com a meta de fazer todos os seus futuros carros totalmente elétricos sem couro, usando, em vez disso, materiais de alta qualidade feitos de fontes sustentáveis.

Assim como os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados.

O novo revestimento Microtech é um plástico tricotado, um material à base de PVC com um suporte têxtil feito de poliéster 100% reciclado.

Powertrain 100% elétrico

O Volvo C40 Recharge traz o que há de mais moderno em propulsores elétricos. Com dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), geram impressionantes 408 hp de potência e 660 N.m de torque.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de cerca de 440km (WLTP – Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

Graças à moderna construção, o C40 Recharge foi pensado para otimizar a aerodinâmica, aumentando a autonomia e permitindo uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,7 segundos, com limitador de 180km/h.

Um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

Sistema Google Automotive Services

O C40 Recharge é equipado com o moderno sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google.

O sistema repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar com uma conectividade incomparável.

“Buscamos dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem. Dentre os recursos está o comando de voz, além do acesso a um ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas.

O assistente também pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente.

Está totalmente integrado com os autos falantes Premium da Harman Kardon, com uma qualidade sonora incrível em todo o interior.

Bagagem até no capô

O Volvo C40 Recharge foi pensado para as pessoas em todos os sentidos. Sem o motor à combustão na parte dianteira, proporcionou a criação de um bagageiro frontal, além do porta-malas traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

No interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.

Para ligar o veículo, mais uma boa novidade: o C40 não tem botão de partida. O carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

Tecnologia

O Volvo C40 Recharge oferece as mais avançadas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

Não é à toa que o C40 Recharge conquistou o cobiçado prêmio Top Safety Pick+ (TSP+) 2022 do Instituto de Segurança Rodoviária (IIHS). O certificado máximo é dado apenas aos veículos que fornecem o mais alto nível de segurança. A Volvo continua a definir o benchmark para sistemas de segurança, incorporando frenagem automática de emergência, aviso de colisão frontal e detecção de pedestres e ciclistas como padrão em todos os veículos.

Também pensando em segurança, o C40 Recharge possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Além disso, a marca oferece o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h e auxílio de emergência. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, entre outros.

Valor

O C40 Recharge chega em versão única custando R$ 419.950 e conta com um pacote de serviços agregados por três anos, além do pacote de internet disponível na central multimídia.

Com assessoria

 

Atualmente não há comentários.