Elétrico Renault Zoe ganha nova geração e chega ao Brasil: Veja fotos
Jeep libera pré-venda de todas as versões do Compass com motor turbo: saiba como reservar

Depois de renovar o visual da compacta Strada, a Fiat agora mexe, para melhor na consagrada Toro. A nova Fiat Toro foi apresentada nesta quinta-feira com novo visual, mais tecnologia e versões com o novo motor turbo da Stellantis, o T270 já presente também no novo Jeep Compass 2022.

O canal AutoLive acompanhou a transmissão oficial ao vivo e conta todo os detalhes com apresentação e comentários de Edson Moura do programa Pajuçara Auto e Mário Sérgio programa Autoplay, assista:

Externamente, as mudanças são identificadas já no primeiro olhar. Além do novo capô com fortes vincos, que demonstram a robustez da picape já no estilo, o reposicionamento da marca Fiat chega ao modelo com o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal, que tem elementos diferenciados nas configurações Ranch e Ultra, conferindo ainda mais exclusividade às versões. Há também novas rodas de liga leve dedicadas às diferentes versões e para-choques com bulbar integrado, conferindo mais força Nova Toro.

A lateral com linha de cintura elevada e largas caixas de roda mantém a sensação de dinamismo, força e proteção. A traseira conserva a aclamada abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.

interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.

Interior Toro Ultra

A exemplo da Nova Strada, o Logo Script da Fiat estampa o centro do volante e a Fiat Flag ilustra o revestimento em couro da coifa do câmbio. A cabine também recebeu um novo comando do ar-condicionado digital de duas zonas na central multimídia.

Outra mudança de destaque fica para a maior oferta de porta-objetos, que quase dobrou de capacidade e passou para 26 litros. O console central, por exemplo, ganhou dois porta-copos de 700 ml cada ao lado da alavanca freio de mão; já à frente da alavanca câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual encontra-se o carregador de celular por indução.

Interior Toro Endurance

Ainda para ganhar mais espaço no habitáculo, o comando giratório das funções 4×4 foi posicionado junto ao comando do ar-condicionado.

Motor Turbo

Uma das novidades mais notáveis da Nova Fiat Toro encontra-se debaixo do capô: a picape estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil.

O inédito propulsor Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a incríveis 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.

Atendendo a requisitos globais de mercado e produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), o motor Turbo 270 da Nova Toro é resultado da grande evolução no downsizing em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência. Além disso, ele oferece mais rapidez nas retomadas com a atuação do turbo a partir dos 1.500 rpm, garantindo uma condução segura e, principalmente, prazerosa da Nova Toro.

O motor Turbo 270 é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores de excelente performance. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.

O MultiAir III também dispõe do controle das válvulas ainda mais flexível. O novo perfil de came com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à realização do EGR interno, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial. Além disso, o perfil de levantamento da válvula de admissão do MultiAir III é mais extenso e possibilita gerenciar a taxa de compressão efetiva do motor, mantendo a tendência à detonação sob controle (independente do combustível utilizado). Isso ocorre com o controle do atraso do fechamento da válvula de aspiração, o que reduz a pressão e a temperatura na câmera de combustão, controlando a detonação sem comprometer o avanço de ignição. Assim, como resultado, consegue-se mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando se deseja desempenho do veículo.

O motor Turbo 270 também conta com um sistema avançado de sobrealimentação. O turbocompressor de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão leva a uma resposta mais rápida do propulsor. O coletor de escapamento integrado reduz o turbo lag e o tempo de aquecimento do motor e do catalisador, favorecendo o tempo de resposta e um menor consumo de combustível junto com uma rápida resposta ao controle de emissões. Com válvula wastegate eletrônica, os propulsores trabalham ainda com um controle refinado da sobrealimentação, garantindo mais confiabilidade e uma dirigibilidade aprimorada.

Equipados com um sistema de combustão inovador para motores de pequena cilindrada unitária, o propulsor utiliza injeção direta de combustível. Este é um item fundamental em motores turbo, porque reduz a temperatura da mistura dentro da câmara de combustão, diminuindo a tendência à detonação e, portanto, aumentando a eficiência da queima com menor consumo de combustível e melhor desempenho.

Outro destaque do sistema é o ângulo dos injetores de combustível. Posicionados quase verticalmente a 23 graus, as emissões são reduzidas graças ao menor contato do spray com a parede do cilindro. Além de favorecer a formação de mistura, esta característica evita o comprometimento do filme de óleo lubrificante na camisa do cilindro. A direção e o tipo do spray, combinados com o fluxo de alta turbulência criado pelo design otimizado dos condutos de aspiração do cabeçote (dois separados por cilindro), proporcionam excelentes velocidade e estabilidade da combustão.

Com qualidade de classe mundial, o motor Turbo 270 possui tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos). O bloco de alumínio, além de reduzir o peso do propulsor, esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor. Já o trocador de calor do óleo colabora para diminuir o tempo de aquecimento do motor, transferindo calor da água – que esquenta mais rápido – para o óleo, que, atingindo a temperatura ideal, reduz o atrito do motor. Por outro lado, o trocador também evita que o óleo esquente demais, o que traz confiabilidade ao conjunto.

Outra característica técnica com o mesmo propósito é o termostato elétrico, comandado pela centralina, que faz com que o motor atinja e mantenha sua temperatura ideal de funcionamento com mais velocidade e precisão. Por fim, a corrente de distribuição silenciosa e “for life” reduz o ruído e aumenta a confiabilidade no propulsor por não exigir nenhum tipo de manutenção.

Junto ao novo motor Turbo 270, a Nova Fiat Toro chega equipada com diversos recursos que colocam a picape em condição ainda mais vantajosa para a condução fora de estrada:

·        Novo E-Locker com TC+

Função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Funciona da seguinte forma: se uma das rodas perder a aderência, o ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, permitindo sair de determinada situação. Item de série nas versões 4×2.

·        Novo sistema ESC Off (4×4 Low)

Nesta atualização, o 4×4 Low está ainda mais robusto para sair de situações de lama e areia. Quando acionado, a função evita que o sistema ESC corte a potência do motor em caso de deslizamento das rodas.

·        ABS Off Road

Permite o travamento da roda por breves instantes (uso em caminhos não pavimentados) formando uma cunha de areia ou brita, antes do sistema entrar em ação normal. Sua vantagem é reduzir a distância de parada nesse tipo de piso, no qual a aderência dos pneus é menor.

Opções de powertrain

Para atender a todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer dos consumidores, além do inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a Nova Fiat Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4×4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.

A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4×2.

Suspensão sofisticada

A evolução pela qual passou a Nova Fiat Toro proporcionou ao consumidor ainda mais prazer ao dirigir. Boa parte desta sensação vem da suspensão, que foi adequada ao novo motor turbo flex.

Solução inteligente e funcional entre as picapes, a dianteira traz o consagrado sistema McPherson e a traseira é uma sofisticada Multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.

Além disso, esta suspensão independente e resistente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.

A Nova Fiat Toro é construída sobre a plataforma global Small-Wide. Modular e flexível, ela forma uma reforçada estrutura monobloco, utilizando mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas e aos aços nobres utilizados.

Preços e Versões

ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590

– Cluster Full Digital de 7’’

– TC+ (Electronic Locker)

– Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)

– Airbags laterais e de cortina

– USB frontal (tipos A e C)

– USB traseiro

– Central multimídia de 7”

– Dois tweeters

– Espelhos externos com tilt down

– Comandos de áudio no volante

– Ar-condicionado

– Direção elétrica

– Vidros elétricos

– Travamento elétrico

– Alarme

– Desembaçador traseiro

– Banco do motorista ajustável

– Isofix

– Piloto automático

– DRL (luz diurna) de LED

– Sensor de estacionamento traseiro

– Porta escada

– Repetidor lateral

– Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder

– Revestimento de caçamba

– Rodas de liga leva de 16” (Superspoke)

– Luz de iluminação da caçamba

– Lâmpadas traseiras de LED

 

ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590

Acrescenta em relação à Endurance FLex AT6:

– Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)

 

ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 152.990

– Motor turbo diesel de 170 cv

– ESC OFF (4×4 low)

– Transmissão de 9 marchas

– Tração 4×4 com seletor

– Controle eletrônico de descida

– Protetor de cárter

FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890

Acrescenta em relação à Endurance:

– Central multimídia de 8,4”

– Paddle shifters

– Câmera de ré

– Volante em couro

– Ar-condicionado digital dual zone

– Para-sol com iluminação

– Apoio de braço frontal

– Tapete

– Faróis full LED

– Roda de liga leve de 17”

– Barras longitudinais no teto

– Farol de neblina

– Capota marítima

– Maçanetas e espelhos na cor do veículo

FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164.390

– Motor turbo diesel de 170 cv

– ESC OFF (4×4 low)

– Transmissão de 9 marchas

– Tração 4×4 com seletor

– Controle eletrônico de descida

– Protetor de cárter

VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990

Acrescenta em relação à Freedom:

– Sensor de estacionamento frontal

– TBM +NAV (conectividade)

– Wireless changer

– Airbag de joelhos

– Roda de liga leve de 18”

– Bancos em couro

– Kit High Tech

– Espelhos externos com tilt down e luz de poça

– Apoia-braço traseiro

– Porta-objeto no banco do passageiro

– Keyless Enter-N’Go

– Assentos com ajuste elétrico

– Maçaneta e moldura da porta cromada

VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177.690

– Motor turbo diesel de 170 cv

– ESC OFF (4×4 low)

– Transmissão de 9 marchas

– Tração 4×4 com seletor

– Controle eletrônico de descida

– Protetor de cárter

RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4– R$ 185.490

– Central multimídia com tela de 10,1”

– Grade frontal diferenciada

– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)

– Espelhos externos cromados

– Moldura lateral da caixa de roda específica

– Barra de proteção para o vidro traseiro

– Barra de proteção cromada

– Santantonio cromado

– Estribo cromado

– Para-barro

– Assentos de couro acabamento específico (marrom)

– Badge externo nas portas da frente

– Badge interno

– Acabamentos interiores escurecidos

– Acabamentos exteriores escurecidos

– Cor e acabamento do painel (marrom)

– Cluster específico (Welcome Movement)

– Tapetes de carpete com bordados

ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187.490

– Central multimídia de 10,1”

– Grade frontal diferenciada

– ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)

– Dynamic bed cover (capota rígida)

– Cargo bag

– Moldura lateral da caixa de roda específica

– Nova bitola 10 mm maior

– Santantonio integrado

– Estribo preto

– Para-barro

– Rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca

– Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)

– Badge externo (portas dianteiras)

– Badge interno

– Acabamentos interiores escurecido

– Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat

– Maçaneta da porta na cor externa

– Cor e acabamento do painel (vermelho)

– Bordado nas costas nos bancos dianteiros

– Cluster específico (Welcome movement)

– Tapetes de carpete com bordados

 

Atualmente não há comentários.