Lançamento: Peugeot 2008 muda visual e fica mais parecido com irmão
Descolado e aventureiro: Conheça o Fiat Argo Trekking

A nova geração do Mitsubishi Pajero Sport já está chegando às lojas. Revelado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o modelo foi oficialmente lançado pela Mitsubishi em um evento no interior paulista que contou com a participação do jornalista Edson Moura do Pajuçara Auto.

O modelo importado da Tailândia, foi totalmente adaptado para o mercado brasileiro com ajustes específicos de suspensão, direção e itens de série.

Oferecido em versão única com todos os opcionais inclusos, o Mitsubishi Pajero Sport HPE 2020 sai por R$ 265.990,00.

O modelo

Combinando estilo, luxo, tecnologia e o genuíno DNA 4×4, o Pajero Sport 2020 carrega um nome de peso com a tradição vitoriosa da Mitsubishi Motors dentro e fora das competições.

O primeiro olhar impressiona graças ao visual robusto e desafiador. Ao volante se torna dócil, confortável e espaçoso, com sete lugares para levar toda a família. O fora de estrada é seu habitat natural: é ali que o Pajero Sport mostra todo o seu potencial e a confiabilidade que só um Mitsubishi tem no off-road.

Equipado com o Super Select II 4WD, controle de descida de montanha (HDC), Hill Start Assist (HSA) e um modo Off-Road para cascalho, lama, areia ou rocha, o SUV encara todas as escapadas de fim de semana e expedições off-road.

As linhas elegantes que invadem toda a carroceria não são só design, pois foram pensadas também para uma excelente aerodinâmica, proporcionando estabilidade e economia de combustível. Seu visual moderno e arrojado traz o design frontal Dynamic Shield, marca registrada dos novos SUVs da Mitsubishi Motors, com elementos cromados contrastando com a grande inferior na cor preta.

Versão única e completa

O Pajero Sport será oferecido em versão única, com sete lugares, teto solar, o mais avançado sistema 4×4 com o Super Select II e equipado com o moderno motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. São 16 válvulas, DOHC, DI-D com turbocompressor e injeção direta, que se traduz em uma excelente eficiência energética com aceleração vigorosa e todo torque disponível a baixas rotações do motor, aliado a transmissão automática de oito velocidades.

São diversos recursos que deixam o dia a dia mais prático e confortável, como controle de descida (HDC), controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, incluindo bolsas exclusivas para a terceira fileira de bancos.

Tração 4×4 completa

São quatro modos de operação, incluindo a reduzida. Através do seletor no console central, o motorista pode facilmente optar pelo melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:
2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema alterna automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.
4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

O Pajero Sport conta com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa este SUV ainda mais preparado para enfrentar os mais variados tipos de terreno.

São quatro opções que melhoram o desempenho no off-road: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock. Cada uma delas tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade.

As informações são projetadas no cluster e mostram como cada roda está atuando individualmente. Esses ajustes deixam ainda mais fácil transpor obstáculos e se aventurar em todas as condições sem se preocupar, tornando as viagens e expedições ainda mais prazerosas e seguras.

Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, o carro é capaz de superar com facilidade com um simples toque no botão.

A aptidão off-road está presente nos excelentes números no fora de estrada:
45º de inclinação lateral
30º ângulo de entrada
24,2º ângulo de saída
23,1º ângulo de subida

Detalhes

Os retrovisores externos elétricos são rebatidos automaticamente quando o veículo é trancado. São equipados com luzes indicadoras em LED, que garantem segurança e comodidade.

Na parte dianteira, os faróis em LED tem regulagem automática de altura, lavador, DRL em LED e faróis de neblina integrados.

Na parte externa, o rack de teto na cor prata está incorporado e complementa o design da carroceria. O skid plate dianteiro, além de prático e funcional no off-road, está em perfeita harmonia com o design.

Completando o visual, o friso da linha de cintura e as maçanetas cromadas dão um toque especial a este SUV e as rodas em liga leve 18” diamantada com pneus 265/60 R18 são perfeitas para rodar em todos os tipos de terrenos. Os estribos laterais integrados à carroceria complementam o design, além de serem práticos para entrar e sair do veículo. Na parte traseira, lanternas em LED, para-barro e aerofólio.

Interior 
O interior é baseado no conceito de design confortável, esportivo e funcional. O console central alto em Black Piano com detalhes cromados envolve toda a parte dianteira, reunindo os principais recursos ao alcance das mãos seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico.

Saídas de ar-condicionado estão estrategicamente posicionadas na segunda e terceira fileira de bancos, dando ainda mais conforto para os passageiros.

O sistema multimídia tem tela capacitiva de 7” e vem equipado com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.

A área interna é um dos destaques, não só para os passageiros, mas graças ao amplo espaço para as bagagens. O porta-malas tem capacidade para 971 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, sobe para impressionantes 1.731 litros e com o assoalho totalmente plano, o que facilita a acomodação das bagagens.

Os bancos em couro foram cuidadosamente projetados para darem conforto em todos os tipos de situação, seja viajando por grandes rodovias ou enfrentando as trilhas off-road. O dianteiro tem ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos deixando o piso totalmente plano e aumento o espaço interno.

O novo volante tem ótima empunhadura e é multifuncional, com todos os comandos à mão do motorista: áudio, voz e telefone, ACC, computador de bordo e Speed Limiter. Os Paddle Shifters localizados atrás do volante permitem a esportividade da transmissão manual com a praticidade da automática.

O painel de instrumentos é colorido de alto contraste e traz display de multi-informação que deixa todas as informações do veículo muito mais agradáveis para o dia a dia. No off-road, por exemplo, o desempenho e atuação de cada roda é mostrado em tempo real ao motorista, facilitando a transposição de obstáculos.

Outra praticidade do Pajero Sport é a conectividade para os mais diversos aparelhos. Além da entrada USB na parte dianteira, os passageiros que viajam no bando de trás contam com mais duas entradas para carregar o celular. E, no console central, há uma tomada de 120v (AC) para ligar os mais diversos aparelhos.

Segurança
O Controle de Estabilidade (ASC) em conjunto com o Controle de Tração (ATC) proporciona segurança para rodar em todos os tipos de piso.

O Adaptive Cruise Control (ACC) é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade que, através de sistemas semiautônomos, o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do outro veículo que vai à frente.

O Forward Collision Mitigation (FCM) é outro sistema de frenagem autônoma, que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão.

O Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) detecta veículos no ponto cego do motorista e emite alerta sonoro e visual no espelho retrovisor externo.

Já o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), através de sensores dianteiros e traseiros, atua caso detectem um obstáculo próximo em caso de aceleração brusca, reduzindo a potência do motor para evitar colisões caso o motorista erre os pedais ou a posição do câmbio.

O Pajero Sport é equipado com mais modernos sistemas de segurança. Os freios são com ABS e EBD, sistema FullAirbags com 11 airbags: 2 dianteiro, 2 laterais, 6 de cortina (inclusive para a terceira fileira de bancos) e 1 para o joelho do motorista, Keyless – partida sem chave e no botão, sistema de entrada sem chave – Keyless Operation System (KOS), sistema de Prevenção de aceleração involuntária – Ultrasonic Misacceleration Mitigation System (UMS), barras de impacto das portas e sistema Isofix.

O Pajero Sport é equipado com o TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança. O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, o veículo conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.

A máxima segurança foi priorizada na construção desse SUV. Projetada sob o conceito RISE, a carroceria é rígida e leve, além de ser extremamente resistente, devido a utilização de chapas de aço de alta resistência à tração que contribuem para um alto nível de segurança contra colisões. Todas essas ações ajudam a manter a integridade dos ocupantes do veículo em caso de um eventual acidente. Por conta disso, recebeu cinco estrelas nos mais importantes institutos de segurança do mundo.

Prático e moderno para rodar em qualquer situação, o Pajero Sport é equipado com o Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados.

Para as situações ainda mais desafiadoras, o Adaptive Hill Decent Control (HDC) dá conta do recado. O moderno controle de descida de rampa mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando ao motorista o acionamento do pedal de freio.

Mesmo com dimensões robustas e capacidade para sete ocupantes, o Pajero Sport tem raio de giro de apenas 5,6 metros, o melhor da categoria, que garante facilidade de manobras em diversas situações.

Cores e garantia
O Mitsubishi Pajero Sport tem três anos de garantia e a Mit Revisão com preço fixo. Está disponível em seis cores externas: Marrom Deep Metálico, Azul Deep Metálico, Cinza Titanium Metálico, Prata Sterling Metálico, Branco Pearl Perolizado e Preto Mica Perolizado; e duas opções de acabamento interno: preto e bege

Atualmente não há comentários.