Lei Seca será intensificada no Carnaval com operações volantes em vários pontos
Se você está pensando em curtir ao máximo as prévias de Carnaval é bom não misturar bebida e direção. O Pajuçara Auto conversou com o coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas que confirmou que já neste final de semana, durante as prévias da capital, haverá uma intensificação nas ações para retirar de circulação motoristas embriagados.
Segundo o Tenente Emanuel Costa, além das grandes operações, já realizadas tradicionalmente, durante a folia serão realizadas simultaneamente ações volantes em vários pontos da cidade.
“Nosso objetivo principal não é arrecadar multas, mas tirar de circulação aqueles motoristas que ainda insistem em beber e dirigir. Além das operações tradicionais iremos ter ações volantes em mais pontos. Enquanto uma equipe estiver em um ponto, outra estará em outro ao mesmo tempo. Vale lembrar que a tolerância ao álcool é zero, um copo de cerveja já é detectado.” – explicou o coordenador.
Além de fiscalizar se o condutor ingeriu bebida alcoólica, a Operação Lei Seca também verifica se o carro é roubado ou se o motorista está transportando drogas por exemplo.
Durante o Carnaval as ações serão repetidas não só em Maceió mas também nas cidades litorâneas que recebem muitos visitantes como Barra de São Miguel, Coruripe, Paripueira e Barra de Santo Antônio. Arapiraca, segunda maior cidade do estado também receberá fiscalização.
Procedimento
Durante a Operação Lei Seca, todos os veículos que passam pela barreira policial são parados. O procedimento para o teste do bafômetro é simples: o motorista do veículo é parado e os agentes de trânsito pedem para que ele apresente os documentos de porte obrigatório (CNH e CRLV), enquanto o veículo é vistoriado. Neste momento, o condutor é convidado a fazer o teste de consumo de álcool utilizando o etilômetro, equipamento conhecido popularmente como “bafômetro”.
Quais as punições?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que cometer homicídio ou provocar uma lesão grave ou gravíssima enquanto estiver dirigindo sob o efeito de álcool ou de outra substância psicoativa pode ir preso e cumprir pena de 5 a 8 anos de reclusão, além da suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.
Quem não comete nenhum crime de lesão à vida no trânsito e o teor de álcool indicado no bafômetro fica entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l responde administrativamente.
Se o teor de álcool for maior do que 0,34 mg/l, o motorista deve ser levado imediatamente a uma delegacia e vai responder também por crime de trânsito, cuja pena é de seis meses a 3 anos.
Em todos os casos citados, os motoristas terão que pagar a multa de R$ 2.934,70, a habilitação será recolhida e outro condutor habilitado terá que retirar o carro do local.
Quanto tempo se pode voltar a dirigir após ingerir bebida alcoólica?
O coordenador da Lei Seca alerta que não basta apenas dormir após consumir bebida alcoólica para deixar de ser pego no bafômetro.
“Cada organismo tem um funcionamento, mas em regra geral, dependendo da quantidade de álcool ingerida, é preciso ter de 10 a 12 horas para que a bebida não seja mais detectada no exame” – explicou Tenente Emanuel.
Reportagem: Edson Moura
Fotos: Detran-AL