Mais seguro: Carro autônomo pode projetar percurso no asfalto
Volkswagen vai recomprar carros vendidos fora do padrão: veja quais são

 

Muita gente talvez nunca tenha percebido, mas as carteiras de habilitação emitidas desde o final de 2017 já vem com um QR Code que agora pode ser utilizado para a emissão da CNH Digital.

E hoje o Detran Alagoas informou que já é possível solicitar a versão digital sem sair de casa. A partir de agora, os condutores poderão obter o documento eletrônico sem precisar comparecer a um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), uma novidade que traz maior conforto e praticidade ao usuário.

De acordo com o subchefe de controle de condutores do Detran de Alagoas, Wilton Costa, o aprimoramento que foi estabelecido pelo governo federal visa estimular o acesso ao documento digital, considerando que a necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento eletrônico e nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do órgão.

Segundo a base de dados da autarquia, em todo o Estado de Alagoas cerca de 9.500 usuários utilizam o formato eletrônico da habilitação. Na capital, 5.870 alagoanos já instalaram o software que dá acesso à CNH digital. No interior, esse número chega a pouco mais de quatro mil. A maior emissão do documento digital é para os condutores da categoria “B”, destinada à condução de automóvel, e “AB”, para motoristas e motociclistas.

 

Como obter

Para obter a versão eletrônica da CNH é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para download gratuito nas lojas virtuais Apple Store (IOS) e Play Store (Android). Após isso, o usuário deverá realizar o cadastro no aplicativo e irá receber um e-mail para efetivar o procedimento.

A partir daí ele deverá fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, selecionando a opção da CNH Digital. No próximo passo, o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, ele fará um movimento físico de reconhecimento facial, lido pela câmera frontal do celular, para garantir a identificação correta do usuário.

Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular e logo o aplicativo solicitará que o usuário crie uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento online for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem conexão com internet.

O Detran/AL reforça que a versão digital do documento de porte obrigatório já está disponível no Estado desde novembro de 2017, para os usuários que possuem o novo modelo da CNH, emitido a partir de maio do mesmo ano, com o QR Code incluso na parte interna.

Aqueles que possuem a versão antiga do documento e desejam obter a habilitação eletrônica, deverão atualizar os dados e solicitar a emissão de 2ª via, com o pagamento normal. Caso o condutor esteja com o prazo de validade da CNH próximo ao vencimento, basta emitir a guia de renovação para, então, solicitar a habilitação digital.

Com informações da assessoria

Atualmente não há comentários.