Concessionária BMW de Maceió fecha as portas e demite funcionários
IPVA 2019 tem desconto de 10% até o dia 28 de fevereiro

Valor varia de acordo com a potência | Foto: Google

Quem tem um veículo sabe que todo ano tem que para o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Mas muita gente não sabe que cada modelo tem uma alíquota diferente dependendo a motorização e utilização.

A cobrança do IPVA é de competência dos Estados e do Distrito Federal, foi instituído em substituição à antiga Taxa Rodoviária Única – TRU, cobrada anualmente pela União no licenciamento dos veículos.

Nas redes sociais existe até um fake news de que o presidente Jair Bolsonaro poderia transformar a cobrança em única. Mas já foi desmentido. A cobrança segue estadual.

Cada estado tem percentuais próprios de tributação, em cima do valor de tabela do modelo. Em Alagoas, o menor percentual é para ônibus, microônibus, caminhões, com 1% sobre o valor de tabela do modelo. Automóveis e motocicletas variam de acordo com a potência.

No caso dos automóveis a cobrança vai de 2,75 a 3,25%. Modelos com potência até 80 cavalos pagam 2,75%, acima de 80 cv até 160 cv pagam 3% e carros com mais de 160cv pagam 3,25% de imposto.

No caso das motocicletas a cobrança vai de 2 a 3,25% do valor do modelo. Motos com até 150 cilindradas pagam 2%, entre 150 e 400 cilindradas pagam 2,75% e acima de 400 cilindradas pagam 3,25% do imposto. Confira a seguir a tabela completa do IPVA no estado.

As Alíquotas do IPVA em Alagoas

Alíquotas atuais do IPVA em Alagoas segundo a SEFAZ/AL

Como Calcular o IPVA

Para conferir se o valor cobrado está correto você pode fazer o seguinte:

  • Saiba o valor venal do seu veículo através da lista publicada no Diário Oficial do Estado (procure a partir da página 135) ou pelo site da FIPE localize o modelo e ano do seu veículo na tabela para saber o valor venal.
  • Aplique a alíquota sobre o valor venal. Multiplique o valor pela alíquota, da seguinte forma:

Exemplo:

Valor de tabela do veículo: R$ 30.000, alíquota 3%:

Cálculo: 30.000 x 0,03 = R$ 900 o valor que será cobrado no IPVA

Veja também: 

Top 10: Veja quais os carros com o IPVA mais caro de Alagoas

Não chegou pelos correios? Baixe o boleto pelo site

Caso qualquer destes documentos não tenha chegado a sua residência até 03 (três) dias antes do vencimento, o proprietário deverá emiti-los através da INTERNET (para o caso do IPVA, no Site da Sefaz e para o caso das Taxas, Multas e Seguro DPVAT, no site do Detran. Também é possível se dirigir nas centrais do JÁ e no Interior, nas sedes das Gerencias Regionais de Arrecadação e Fiscalização – GRAF(s) e nas Ciretrans, respectivamente para obter a 2º via do(s) referido(s) documento(s).

Pagando antes, tem desconto

Quem quiser antecipar o pagamento independente do final da placa pode garantir um desconto de 10% em cima do valor total. Leia na matéria a seguir:

IPVA 2019 tem desconto de 10% até o dia 28 de fevereiro

Edson Moura – Repórter

Atualmente não há comentários.