Hyundai divulga calendário para temporada de corridas da Copa HB20
O calendário preliminar para 2019 da mais nova categoria do automobilismo nacional, a Copa HB20, também conhecida como HB20 Motorsport, foi anunciado esta semana pela Hyundai Motor Brasil. Serão oito etapas, começando por Goiânia (GO) em 24 de março, e encerrando na cidade de São Paulo (SP), em 8 de dezembro. Em cada etapa serão realizadas duas corridas, o que totalizará 16 provas na temporada.
“Os carros são produzidos em um único lote em nossa fábrica e preparados para corrida pela H Racing, importante parceiro que garantirá total igualdade de condições aos competidores. Já temos vários pilotos inscritos e acreditamos contar com mais de 20 carros no grid de largada da primeira etapa, em Goiânia, já em março de 2019”, comenta Jan Telecki, gerente-geral de Marketing da Hyundai Motor Brasil
Além das capitais de Goiás e São Paulo, o calendário provisório prevê que a Copa HB20 passe por Campo Grande (MS) em abril, Londrina (PR) em junho, Curvelo (MG) no mês de julho, Santa Cruz do Sul (RS) em agosto, e Tarumã (RS) e Curitiba (PR), ambas no mês de outubro. As datas agora seguem para validação da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA.
O investimento previsto para os pilotos, por veículo inscrito, será de cerca de R$ 200 mil, o que contempla um pacote de serviços que inclui aluguel e preparação esportiva do carro, suporte de pista com mecânicos e telemetristas, um jogo de pneus, combustível e transporte. Esse pacote completo faz da Copa HB20 uma das categorias mais acessíveis do automobilismo nacional.
Expectativa por alta competitividade
No fechamento do ano de 2018, a Hyundai reforçou a expectativa de provas bastante empolgantes para o ano que vem na Copa HB20. O piloto gaúcho Fabiano Cardoso, com o HB20 de número 45, da equipe Scuderia Fast Racing, sagrou-se campeão da Classe 1A, a principal da categoria Turismo Nacional, competindo com diversos outros modelos de marcas diferentes.
O título veio no circuito de Curvelo (MG) no último sábado (15), em uma temporada em que os dois HB20 da Scuderia Fast Racing venceram a metade das provas disputadas, sem uma única quebra de motor. Cardoso sozinho foi responsável por onze primeiros lugares, quatro segundos, um terceiro, um quarto e dois quintos lugares.
“Os carros HB20 que disputaram as provas da Turismo Nacional em 2018 serviram de laboratório para a Hyundai estabelecer as bases para a Copa HB20 do ano que vem. Eles mostraram desempenho consistente e alta resistência mecânica, o que nos deixa bastante animados para os pegas que vão ocorrer nas provas exclusivas para este modelo em 2019”, completa Telecki.
Mecânica
O conjunto mecânico dos carros da Copa HB20 será totalmente original da fábrica, com base no modelo HB20 R spec, com motor 1.6 e transmissão manual de seis velocidades. A configuração para competição vai possibilitar atingir uma “potência máxima de roda” de 160 cv, 20% superior à original, podendo alcançar 200 km/h.
Por dentro da Copa HB20
A Hyundai anunciou a mais nova categoria do automobilismo brasileiro durante a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Na HB20 Motorsport, agora também chamada de Copa HB20, todos os participantes competem pilotando o hatch compacto HB20. O torneiro acompanha a iniciativa global da marca que, desde 2014, aposta no automobilismo por meio da sua divisão de veículos de alto desempenho, a linha “N”.
No Brasil, como parte da estratégia da competição “monomarca”, a gestão da Copa HB20 será feita pela H Racing, empresa criada em parceria com o executivo Daniel Kelemen, concessionário Hyundai e presidente da associação dos concessionários da marca – ABRAHY. A H Racing terá a responsabilidade de preparar e manter os veículos de competição, assim como prestar todos os serviços dedicados aos pilotos, como a logística de transporte dos carros, o fornecimento de pneus, combustível e demais equipamentos para cada etapa.
A Hyundai contará também com a parceria da +Brasil, do empresário Carlos Col, uma das principais empresas brasileiras no mercado de esporte a motor, para a organização das corridas. Mesmo com custo reduzido em comparação com outros torneios nacionais, a Copa HB20 terá uma estrutura de eventos de ponta, trazendo atrações paralelas, divulgação, transmissão de TV ao vivo e via livestreaming nas redes sociais.
A categoria tem o reconhecimento da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, que introduzirá a Copa HB20 no calendário de competições oficiais da associação em 2019. Também está incluída no “Capacete de Ouro”, premiação do automobilismo brasileiro que, há mais de 20 anos, homenageia os destaques dos principais torneios nacionais. Os competidores da Copa HB20 irão pontuar no ranking do “Capacete de Ouro” e a categoria também terá uma premiação dedicada entre seus participantes.
Etapas da Copa HB20
As etapas serão realizadas no conceito de “rodada dupla”, com 2 provas por fim de semana, totalizando 16 corridas.
– Calendário 2019 (Sujeito ainda à homologação da CBA):
- 1ª etapa: 24/03, em Goiânia (GO)
- 2ª etapa: 14/04, em Campo Grande (MS)
- 3ª etapa: 02/06, em Londrina (PR)
- 4ª etapa: 14/07, em Curvelo (MG)
- 5ª etapa: 18/08, em Santa Cruz do Sul (RS)
- 6ª etapa: 06/10, em Tarumã (RS)
- 7ª etapa: 27/10, em Curitiba (PR)
- 8ª etapa: 08/12, em São Paulo (SP)
Configuração dos HB20 Motorsport 1.6 6MT (responsabilidade da H Racing)
Veículo baseado no modelo HB20 R spec de linha, com as seguintes características:
- Carroceria original preparada para competição
- Motor original Gamma 1.6
- Câmbio e transmissão originais de 6 marchas
- Potência de 160 cv
- Injeção ProTune PR4
- Sistema de telemetria incorporado
- Suspensão de competição
- Rodas 15×6 R spec
- Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA
- Combustível: etanol aditivado
Serviços aos Pilotos (responsabilidade da H Racing)
- Veículos e preparação
- Engenheiros, mecânicos e telemetristas
- Combustível e um jogo de pneus para todo o final de semana de competição
- Logística de transporte do veículo
- Suporte na elaboração da identidade visual do veículo
- Estrutura de apoio e hospitalidade para pilotos em pistas e autódromos