Começou o Salão do Automóvel de São Paulo! Acompanhe nossa cobertura
Novo HB20? Hyundai SAGA EV tem novas imagens divulgadas

O maior evento automotivo da América Latina abre suas portas com muitas novidades. O Pajuçara Auto mostra a seguir um pouco do que as 29 montadoras participantes do Salão do Automóvel de São Paulo irão mostrar.

Ferrari, Lamborghini, Maserati e Rolls-Royce

A Via Italia, importadora oficial das marcas Ferrari, Lamborghini, Maserati e Rolls-Royce, terá um dos estandes mais badalados do 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo, com os lançamentos da Ferrari 488 Pista, Lamborghini Urus, Maserati Levante Trofeo e Rolls-Royce Cullinan.

No total, a Via Italia terá 13 supermáquinas em seu estande. Além desses lançamentos, a Ferrari terá outros três modelos em exposição, a Maserati também mais três, a Lamborghini mais dois esportivos e a Rolls-Royce terá a oitava geração do Phantom.

A Ferrari 488 Pista traz um motor de 720 cavalos de potência – maior potência específica de 185 cv/litro – e, agora, 90 kg mais leve, a partir de soluções adotadas no modelo 488 Challenge. Com isso, a 488 Pista alcança velocidade máxima de 340 km/h e acelerações de 0-100 km/h em apenas 2,85 segundos e de 0-200 km/h em 7,6 segundos.

A Lamborghini Urus possui um motor biturbo V8 de 4.0 litros que oferece 650 cv (478 kW) a 6.000 rpm, máximo de 6.800 rpm e 850 Nm de torque máximo já a 2.250 rpm. Com 162,7 hp/litro, a Urus apresenta uma das mais altas potências específicas de sua classe e a melhor relação peso/potência a 3,38 kg/hp. A Urus acelera de 0-100 km/h em 3,6 segundos, 0-200 km / h em 12,8 segundos e com uma velocidade máxima de 305 km/h. É o SUV mais rápido disponível no mercado.

A Maserati, por sua vez, traz a versão superesportiva da sua SUV, a Levante Trofeo. Com motor Twin Turbo V8 de 3,8 litros produzido pela Ferrari, em conjunto com seu sistema de tração integral Q4, entrega 590 cv a 6.250 rpm e 730 Nm de torque máximo de 2.250 a 5.000 rpm, capaz de acelerar de 0-100 km/h em 3.9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 300 km/h.

E, por fim, a Rolls-Royce apresenta na categoria SUV a superluxuosa Cullinan. Trata-se do segundo Rolls-Royce a utilizar o completamente novo chassis de alumínio, utilizado primeiramente no Phantom VIII. A Cullinan é a SUV de luxo mais exclusiva e avançada tecnologicamente no mundo. Seu motor é um V12 biturbo de 6,75 litros oferece 563bhp / 420kW e torque de 850Nm / 627lb ft, além de um novo sistema de tração integral.

Toyota

A Toyota irá explorar como as gerações futuras vão se locomover, individualmente e coletivamente, usando inteligência artificial e tecnologias limpas. Aprofundar tecnicamente as tecnologias de vanguarda que os modelos Concept-i trazem em seu projeto e os passos que faltam para elas se tornarem realidade.

Chamar a atenção para ativação de realidade aumentada, em parceria com Disney, usando como mote o Pantera Negra e o modelo Lexus. Explorar o line-up 100% híbrido da Lexus e os valores de sustentabilidade da marca.

McLaren

Uma das principais equipes da F1 levará para o evento o lançamento do McLaren Senna e a da réplica da McLaren MP4/6, carro usado pelo Ayrton na temporada de 1991. Os carros estarão expostos no Deram Lounge.

BMW

O principal destaque da marca será o sedã topo de linha da BMW que estreia sua versão 2019 equipado com tecnologias ainda inéditas no mercado brasileiro: faróis a laser (BMW Laserlight) e controle remoto de estacionamento na chave (Remote Control Parking).

Ambos os equipamentos serão oferecidos como equipamento de série no BMW Série 7 2019. Altamente eficientes, os faróis a laser do luxuoso sedã possuem feixe de luz concentrado capaz de superar em 10 vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencionais, como por exemplo os faróis alógenos.

Os BMW Laserlight geram uma luz branca particularmente brilhante e pura, além de fornecer um feixe de alto alcance de 600 metros, o dobro do alcance dos faróis de LED. O BMW Série 7 é o primeiro automóvel produzido em série do mundo em que é possível manobrar o veículo remotamente, permitindo que ele ocupe vagas apertadas.

O motorista pode mover o carro para frente ou para trás, de forma semiautônoma, usando a chave inteligente BMW Display Key. Os preços da versão 2019 do BMW Série 7, equipada com os novos itens mencionados, serão anunciados oportunamente.

Mitsubishi

Além dos carros da montadora japonesa, o público poderá conferir de perto alguns atletas da elite mundial do surf que são patrocinados pela marca.

Na sexta-feira, 09/11, a partir das 19h30, Yago Dora, que disputa o Mundial de Surf estará disponível para autógrafos e fotos no estande da montadora.

No sábado, às 16h30, é a vez de Everaldo Pato, surfista de Ondas gigantes e free rider, e família (Isabela, do programa Nalu Pelo Mundo).

No domingo, no mesmo horário, é a vez da big rider Maya Gabeira, recordista mundial de maior onda surfada por uma mulher.

No dia 13 de novembro, uma terça-feira, Fernando Fernandes, Paratleta olímpico, e Richard Rasmussen, apresentador e biólogo, ficam a disposição do público a partir das 16h30.

A Mitsubish encerra as ações no domingo, às 16h30, com o pernambucano Carlos Burle, um dos principais surfistas de ondas gigantes do mundo.

Suzuki

Em um estande colorido e criativo, a Suzuki vai apresentar todos os seus modelos, alguns customizados. Durante os dias de evento, várias celebridades estarão presentes no stand da marca.

Volkswagen

Enquanto muitos tentam entrar no Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen lança um desafio inédito aos presentes: sair de seu estande utilizando a tecnologia de Inteligência Artificial. Além dos mais de 20 veículos que a marca vai expor no evento, entre elétricos, híbridos e novidades como o SUV T-Cross, que terá contato com o público pela primeira vez no evento, a Volkswagen também conta com diversas atividades para toda a família em seu estande. O desafio “Volkswagen Escape” é um deles.

Os visitantes serão trancados em uma garagem e terão que decifrar diversos enigmas com ajuda do manual cognitivo do Tiguan Allspace, que utiliza a inteligência artificial do IBM Watson. Destinado a grupos de dez jogadores em sessões de 15 minutos cada, o “Volkswagen Escape” foi desenvolvido em parceria com a rede Escape 60. A ação foi 100% customizada para a participação da Volkswagen no Salão do Automóvel.

Além do SUV Tiguan Allspace, o manual cognitivo está disponível também nos modelos Novo Jetta e Virtus, que foi o primeiro veículo no mundo, em janeiro de 2018, a contar com essa tecnologia. Já foram cadastradas mais de 10 mil perguntas por carro em sua base de dados e o sistema continua aprendendo a cada dia.

Os amantes de carros terão uma grande oportunidade de conferir os principais clássicos da Volkswagen, numa exposição aberta ao público, que será realizada na área externa do Salão do Automóvel. Serão apresentados cerca de 50 modelos icônicos e customizados da marca, que levarão os visitantes a uma viagem incrível no túnel do tempo da Volkswagen. Os modelos que serão expostos chegarão ao São Paulo Expo em carreata e se juntarão a outros 350 modelos que estarão reunidos no estacionamento do evento.

Fiat

Em seu stand, um dos maiores do Salão, a Fiat promete uma versão exclusiva da Toro, além de outras novidades em sua linha. Durante os dias para o público, a marca terá um novo Fiat Ducato transformado em sorveteria com a distribuição de sorvete ao público, os produtos da grife Fiat Fashion em um Fiat Fiorino Furgão transformado em loja e um estúdio em parceria com a Spotify.

Jeep

Versões exclusivas e algumas das novidades da linha Renegade e Compass, essas serão algumas das atrações da Jeep. A marca montou um espaço para vendas dos produtos da grife Jeep Gear e também um estúdio de tatuagem para que os visitantes possam marcar na pele sua paixão pela Jeep.

Nissan

Os três pilares desta visão global da Nissan (Nissan Intelligent Driving, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration) também serão apresentadas no estande da Nissan por meio de diversas atividades interativas para o público.

Entre elas, diferentes ativações unindo realidade virtual e modelos da marca, o LEAF e o Kicks, e uma corrida onde os visitantes comandam esferas robôs usando o monitor do sistema de Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras.

Para as crianças, há simuladores de uma corrida e a oficina de produção de robôs, entre outras experiências. E as atividades são acompanhadas pela assistente virtual Nissie, que interage com os visitantes que se cadastrarem previamente pelo hotsite da Nissan no Salão (www.nissannosalao2018.com.br) ou no próprio estande.

Chevrolet

Para a edição deste ano, uma das estrelas do estande da Chevrolet será o Novo Camaro. O modelo 2019 faz sua primeira aparição em solo sul-americano. Além do novo design, o Novo Camaro traz um pacote inovador de tecnologias de performance, segurança e conforto para o mercado brasileiro que serão reveladas somente no Salão. O Camaro é o superesportivo de maior sucesso do mercado brasileiro, com mais de 6 mil unidades emplacadas no país desde 2010.

Kia

Em sua 14ª participação, a Kia Motors do Brasil leva para o 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo, 14 modelos da marca sul-coreana, com destaque especial para o Stinger GT, sedã esportivo que traz sob seu capô o motor V6, Lambda II, de 3.3 litros, GDI biturbo, à gasolina, que entrega até 370 cavalos de potência a 6.000 rpm e oferece torque de 52 kgm a 1.300-4.500 rpm. O sedã vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge velocidade máxima de 270 km/h.

Entre os automóveis sustentáveis, a Kia Motors exibe o Soul EV, Niro Hybrid e o Optima Hybrid, em fase final de homologação e estarão disponíveis para venda, condicionados a uma tributação diferenciada. “São todos produtos de alta tecnologia, que dependem de taxação diferenciada aos híbridos e elétricos, como ocorre no restante do mundo, para que sejam viáveis do ponto de vista mercadológico diante dos carros convencionais de combustão interna”, enfatiza Gandini.

A Kia Motors do Brasil complementa seu portifólio de produtos em exposição com o Cadenza, Cerato, Grand Carnival, K900, Picanto GT, Sorento, Soul e o Sportage, que acaba de receber significativas mudanças estéticas, com novos para-choques, novos faróis e lanternas, novas rodas de liga leve, nova grade dianteira e aperfeiçoamentos no design do painel.

Caoa Chery

Durante o Salão do Automóvel, os visitantes poderão vivenciar experiências exclusivas como dar “Match” com os veículos da marca e descobrir qual carro da marca mais combina com o perfil do visitante, a partir de um quiz interativo. O público terá ainda a oportunidade de levar para casa um painel personalizado com o skyline de Xangai e São Paulo, colorido por um artista, que estará no estande da marca todos os dias do evento.

A Chery também vai marcar presença no maior espaço de test drive de elétricos e híbridos plug-in do mundo. O publico presente poderá testar gratuitamente o subcompacto  EQ1 que segue tendências e demandas mundiais de mobilidade e utiliza uma plataforma elétrica de terceira geração que é referência global e tem autonomia de 310 Km. Quando conectado a um carregador rápido, o veículo recarrega até 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

Ford

A Ford traz muita tecnologia, conectividade e inovação para esta edição. Entre as novidades há os carros-conceito, que estão sendo apresentados pela primeira vez no Brasil com o objetivo de avaliar a receptividade dos consumidores.

São eles: Territory, novo SUV médio global repleto de tecnologia; Ka Urban Warrior, com acessórios que dão ao Ka Sedan uma roupagem esportiva com inspiração aventureira; a Ranger Storm, que traz acessórios e elementos que reforçam a musculatura da carroceria, tornando-a ideal para percursos de extreme off-road; e a Ranger Black, desenvolvida para o perfil mais urbano na cor preta, possui visual ousado e moderno.

A Ford também terá carros eletrificados, como o Fusion Híbrido. A presença do indomável Mustang, esportivo mais vendido no mundo, também será um dos destaques do estande. O público que visitar o estande da Ford poderá interagir com mais de dez ativações. Para começar, basta fazer um cadastro e retirar o cartão Blue Pass para acumular pontos que poderão ser trocados por brindes ao final da visita.

Cobertura Pajuçara Auto

Pajuçara Auto está na capital paulista acompanhando a 30ª Edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o principal evento automotivo realizado na América Latina.

Para o público, o Salão do Automóvel só abre suas portas na quinta-feira, dia 08, mas as coletivas de imprensa já acontecem nesta terça e quarta. O jornalista Edson Moura faz parte do pool de imprensa, grupo dos principais 120 jornalistas automotivos do Brasil e já antecipa as principais novidades das montadoras participantes.

Atualmente não há comentários.