Com novos modelos, Volkswagen triplica vendas de veículos para PCD
BMW X1 Sport vem mais equipado e mantém o preço na linha 2019

Depois de três adiamentos, agora é para valer: o novo padrão das placas de veículos começou a ser implementado nesta terça, dia 11 de setembro, no Rio de Janeiro e depois será estendida para todo o Brasil.

O estado do Rio de Janeiro será o primeiro a usar as novas placas no país. Segundo o Detran-RJ, elas terão o mesmo custo da placa atual (R$ 219,35).

O padrão Mercosul, que já é adotado na Argentina e Uruguai, deveria começar a funcionar no Brasil em 2014, foi adiado para 2017, para 2018 e agora enfim vai se tornar uma realidade, mas não sem ter novas mudanças.

Troca não é obrigatória

Agora os veículos já emplacados não tem mais um prazo final para substituírem as atuais placas cinzas pelas novas. O proprietário só troca se quiser ou se precisar mudar de cidade, por exemplo. Antes, toda a frota deveria adotar as novas placas até 2023.

Como é o novo padrão?

Além da mudança de cor, o novo padrão conta com mais letras e menos números. Agora serão 4 letras e 3 números. Dependendo do uso, a cor das letras muda. Placas de colecionadores ou oficiais tem cores específicas.

Mais do que uma questão estética, as novas placas vão garantir mais segurança, já que virão de fábrica com um chip e um QR Code para facilitar o rastreamento. O novo sistema vai controlar desde a fabricação até a estampagem das placas nas lojas. Tanto fabricantes quanto estampadores terão que se cadastrar no Denatran – o Departamento Nacional de Trânsito.

Encontro em Alagoas

Para discutir a implantação do sistema em todo o país, o diretor presidente do Detran Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, promoveu em Maceió no mês de junho, um encontro de representantes de Detrans de 11 estados com representantes do Denatran.

 

Atualmente não há comentários.