Tiggo 2: Conheça o primeiro SUV da Chery fabricado no Brasil
Veja o que mudou na nova geração do Honda CR-V

O Pajuçara Auto está no interior de São Paulo para cobrir o lançamento do mais novo SUV da Peugeot no Brasil, o 5008.

Inédito no Brasil, o novo SUV PEUGEOT 5008 – que chega nas versões Griffe e GriffePack – conta com a mesma plataforma do SUV PEUGEOT 3008. A grande novidade fica por conta do amplo espaço interno, um vasto compartimento de bagagem de 780 litros, uma segunda fileira ajustável composta por três bancos independentes, além de dois bancos retráteis e removíveis na terceira fileira.

Com seus quase 20 cm a mais de comprimento, ele é um utilitário esportivo que acomoda até sete passageiros e que chega ao mercado oferecendo muita tecnologia, dinamismo e sofisticação.

Seu design demonstra fluidez, estabilidade e requinte, somados a força e potência de um autêntico SUV. Esguio, o NOVO SUV PEUGEOT 5008 tem estilo moderno e elegante, de personalidade única.

INTERIOR

O Novo SUV PEUGEOT 5008 chega com uma nova proposta no segmento dos utilitários esportivos de 7 lugares: um generoso espaço interno e muita funcionalidade.

Dotado de uma modularidade e de equipamentos (mesinhas dos bancos traseiros, persianas de proteção solar, porta objetos no assoalho da segunda fileira) exclusivos, o Novo SUV PEUGEOT 5008 inspira experiências associadas aos aposentos das residências de seus proprietários.

A presença de três bancos independentes na segunda fileira é um grande diferencial do novo 5008 em termos de funcionalidade no segmento. Os assentos individuais do Novo SUV PEUGEOT 5008 proporcionam o mesmo nível de conforto aos três passageiros da segunda fileira. O comprimento é regulável em uma extensão de 150 mm, o que permite ajustar o espaço interno ou de carga do porta-malas. O aumento da distância entre eixos proporciona um generoso espaço para as pernas em todos os casos (um aumento de aproximadamente 60mm, o maior do segmento). A inclinação é regulável em cinco posições e os bancos têm um apoio de cabeça que não encobre a visão traseira na posição baixa – quando o banco não está ocupado.

Os dois bancos laterais da segunda fileira têm um comando que facilita o acesso aos bancos da terceira fileira. Localizado na parte superior do encosto, ele permite ser inclinado e deslizar a base do banco para a frente com um simples gesto, liberando espaço suficiente para acessar a terceira fileira.

A terceira fileira é composta por dois bancos retráteis guardados no piso do porta-malas. Dois flaps articulados em três seções cobrem os dois bancos quando dobrados, propiciando uma superfície de carga perfeitamente plana. Esses bancos acrescentam um elemento novo e engenhoso, inédito no segmento e que permite aumentar rapidamente o espaço de carga.

Para facilitar as operações de carga e descarga, o acesso ao porta-malas do Novo SUV PEUGEOT 5008 ficou mais fácil, graças ao chão de carga baixo (676mm) e à tampa do porta-malas de material diferenciado (para maior leveza). A possibilidade de rebater o banco do passageiro dianteiro também facilita o carregamento de objetos especialmente longos (de cerca de 3.2m).

A concepção interna do Novo SUV PEUGEOT 5008 ainda favorece um grande número de porta-objetos e espaços espalhados em seu interior, como o porta-luvas de cerca de oito litros e um console central refrigerado, muito bem posicionado.

DESIGN EXTERNO

O sentimento de qualidade e valorização da tecnologia do design interno do NOVO SUV PEUGEOT 5008 é prolongado ao exterior. A primeira impressão é a de um SUV da mesma forma que o SUV PEUGEOT 3008. No entanto, sua silhueta alongada e dinâmica, reforçada pelos arcos laterais, transmite esportividade e elegância, com muita personalidade, destacada pelo sofisticado conjunto Black Diamond. Seja qual for a cor do modelo, o teto e os retrovisores pretos do Black Diamond (na versão Pack) reforçam as linhas do SUV.

A traseira segue ostentando um desenho moderno e proporciona uma sensação de proteção e robustez. De curvas agradáveis, também não abre mão da funcionalidade – com um assoalho de carga baixo – e de um charmoso acabamento cromado. Sob o vidro traseiro vertical, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED. Elas têm as três “garras” características que constituem a inconfundível assinatura visual da PEUGEOT – tanto de dia quanto de noite.

Sofisticadas, as proteções do veículo e as grandes rodas de 19” diamantadas com acabamento em dois tons contribuem para tornar esse trabalho extremamente moderno e quase futurista.

O utilitário esportivo será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma especial. São elas: Cinza Artanse, Emerald Crystal, Preto Perla Nera e Branco Nacré (perolizada).

EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO

O cluster digital customizado de 12,3” é um dos destaques em termos de tecnologia no Novo SUV PEUGEOT 5008. O conjunto totalmente tecnológico é a mais recente evolução do PEUGEOT i-Cockpit® que ganhou o sobrenome 2.0. Um conceito inovador que revoluciona os códigos tradicionais de condução e que tem conquistado os consumidores em todo o mundo.

O cluster elevado de 12,3”, que contém um bloco de mostradores digitais de alta resolução é dotado de um grafismo futurista. Totalmente personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor deseja ter diretamente no seu campo de visão. Com quatro modos de visualização diferentes – acessíveis por meio de um comando no volante – o motorista pode compor o painel com as informações que quer ver.

A grande tela de última geração sensível ao toque de 8” é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele tem seis elegantes teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

Outro diferencial e exclusividade no segmento se acha no interior do utilitário como bancos do motorista e passageiro dianteiro com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco.

NÍVEL DE EQUIPAMENTOS

Com um nível de equipamentos superior aos veículos de sua categoria disponíveis no mercado, o Novo SUV PEUGEOT 5008 privilegia não só o espaço e o design, como também a segurança. No caso da versão Griffe Pack, o veículo conta com ajuda à condução de última geração e a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System. Esses itens, também presentes no PEUGEOT 3008 GRIFFE PACK, atendem aos exigentes padrões da EURO NCAP. São eles:

  • Active SafetyBrake(Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
  • Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
  • Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
  • Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
  • Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
  • Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
  • Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
  • Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).

O Novo SUV PEUGEOT 5008 GRIFFE PACK também faz análises dos faróis pelo sistema de Comutação Automática de Faróis Altos e Baixos. Ele alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e otimiza o tempo de circulação em luz alta.

Para regular a velocidade, a versão Pack do SUV conta com o reconhecimento de placas de velocidade, que as detecta, as lê e exibe no painel de instrumentos. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis. O Limite de Velocidade Recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.

Para ajustar automaticamente a velocidade do veículo – no valor programado pelo condutor – e a distância em relação ao veículo da frente, o Novo SUV PEUGEOT GRIFFE 5008 PACK conta com o Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede.

Com a ajuda do freio motor e do sistema de frenagem (as luzes de freio se acendem nesse caso) é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à sua frente acelerar ou mudar de pista, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada. Essa função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h.

MAIS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

O Novo SUV PEUGEOT 5008 é equipado de série com um sistema de segurança topo de linha. São eles:

  • ESP – controle de estabilidade dinâmica;
  • ABS – sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
  • AFU – auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
  • REF – repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
  • 6airbags: Airbags frontais para o condutor e passageiro, airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiros e airbags tipo cortina (com extensão até a 3ª fileira de bancos)
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de forçam e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
  • Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3)com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
  • Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
  • Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
  • Travamento automático das portas com o carro em movimento;
  • Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
  • Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
  • GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
  • Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.

MOTOR 1.6 THP DE 165 CV

O trabalho de arquitetura efetuado no Novo SUV PEUGEOT 5008 e a diminuição de sua massa são fatores determinantes na busca constante da redução do consumo e das emissões de CO2. A otimização das dimensões, o trabalho feito em termos de volume e o design aerodinâmico permitem exibir um Cx de 0.76, fazendo do novo SUV um dos melhores modelos do segmento.

Para ajudar em sua eficiência, o sofisticado e premiado motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, faz um ótimo papel. Seu torque imponente surge com as 1.400 rpm. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo.

Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport dão maior reatividade e dinamismo ao SUV. Há ainda a opção de trocas manuais por Paddle Shift. Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, graças à tecnologia a tecnologia”Quickshift” (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez).

PREÇO

O modelo chega ao mercado com preços partindo de R$ 157.490,00. O teste completo do modelo você confere sábado com exclusividade no Pajuçara Auto, ao meio-dia na TV Pajuçara – Record TV.

Edson Moura direto de SP com informações da assessoria

Atualmente não há comentários.