Novo Chevrolet Equinox aparece em Maceió antes do lançamento oficial; Veja fotos
Sem fungos e bactérias: a importância da higienização interna do veículo

Depois de meses de expectativa, a Volkswagen acaba de revelar a nova geração do Polo. O hatch que deixou de ser fabricado no Brasil em 2014 está de volta com tudo.

O Pajuçara Auto foi até São Paulo à convite da VW do Brasil para testar o modelo em primeira mão. O teste completo você confere sábado ao meio-dia na Tv Pajuçara – Record Tv.

Hatch mais seguro do Brasil

Além do novo visual, o novo Polo está maior e mais seguro, tanto que recebeu 5 estrelas no teste LatinNCap para crianças e adultos, além de certificação de menor risco para pedestres.

Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.

A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança”) nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

Adicionalmente, o Latin NCAP atribuiu ao Novo Polo o Advanced Award, destinado a veículos que atendem critérios de proteção a pedestres – o Volkswagen é o primeiro modelo comercializado no Brasil a receber esse prêmio. A avaliação é feita com base em testes que simulam situações de acidentes envolvendo pedestres, conforme padrões estabelecidos por legislação europeia.

Versões

O Novo Polo começará a ser vendido em novembro nas mais de 500 concessionárias Volkswagen no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI.

Motor TSI de 128 cv e 200 Nm – o maior torque da categoria

As versões Comfortline e Highline do Novo Polo estão disponíveis exclusivamente com o motor 200 TSI, que é combinado à transmissão automática de 6 marchas. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor 200 TSI é da família EA211 – que também se caracteriza pela modularidade.
Total Flex, esse motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. A potência máxima é de 128 cv (94 kW) com etanol e 115 cv (85 kW) com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm.

Equipado com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h (dados com etanol).

‘200 TSI’ – Entenda os benefícios do alto torque

O Novo Polo inaugura uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’ (referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova nomenclatura é aplicada na tampa traseira do Novo Polo com motor TSI, reforçando o maior torque do segmento de compactos premium, e em baixas rotações.

O torque é o grande responsável pela sensação de performance, deslocamento, quando o corpo “cola” no banco nas retomadas de velocidade. Isso garante esportividade, prazer ao dirigir e segurança para realizar ultrapassagens seguras e superar subidas íngremes com facilidade. É aquela sensação de que o carro tem força!

O torque pode ser medido em Newton metro (Nm) ou quilogramas força metro (kgfm). Ambas as unidades equivalem à medida da força (1 N) na extremidade de uma alavanca com um metro de comprimento. No caso do motor TSI do Novo Polo, o torque equivale a 200 Nm ou 20,4 kgfm.

O motor TSI fornece o torque máximo de 200 Nm a partir de 2.000 rpm. Isto garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar combustível.

 

Motor 1.6 MSI – eficiência e desempenho

O motor 1.6 MSI que compõe a oferta do Novo Polo (sempre combinada ao câmbio manual de 5 marchas) é também da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

O motor 1.6l MSI tem duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote. O sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina é outro destaque nessa motorização.

A potência máxima é de 117 cv (86 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 162 Nm (16,5 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

Com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge 193 km/h de velocidade máxima (etanol).

Motor 1.0 MPI – eficiência premiada

O terceiro motor da família EA211 oferecido para o Novo Polo é o conhecido e premiado 1.0 MPI de três cilindros. Também combinado ao câmbio manual de 5 marchas, tem 999 cm³ de cilindrada, é Total Flex e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, o novo EA211 é 24 kg mais leve.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1.

O EA211 1.0l foi o primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. A partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU comandar todo o processo de partida.

A potência máxima é de 84 cv (62 kW) com etanol a 6.350 rpm e de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm com gasolina. O torque máximo é de 102 Nm (10,4 kgfm) com etanol e 95 Nm (9,7 kgfm) com gasolina, ambos a 3.000 rpm.

Com esse motor, o Novo Polo acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170 km/h de velocidade máxima (etanol).

 

Transmissão Automática do Novo Polo

A nova transmissão automática de seis marchas AQ250-6F Tiptronic que equipa as versões TSI do Novo Polo é projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque.

Caracterizado pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, o câmbio AQ250-6F conta com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o consumo de combustível.

A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic, operada por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas (“shift paddles”) no volante. O motorista também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo.

Entre seus pontos positivos, estão suas dimensões compactas, o baixo peso e o perfeito escalonamento de marchas.

Transmissão MQ 200 

Nas versões 1.0 e 1.6 MSI o Novo Polo é equipado com a transmissão MQ 200, manual de cinco marchas – uma das melhores produzidas pela Volkswagen e referência no mercado. Compacta e leve, oferece excelente precisão e suavidade nos comandos.

Estratégia modular MQB

O Novo Polo é construído sobre a Estratégia Modular MQB da Volkswagen, o conceito mais moderno para o desenvolvimento e produção de veículos no mundo. Graças a essa estrutura, o Novo Polo é maior, mais seguro e equipado que o Polo fabricado e vendido anteriormente no Brasil – e, apesar de todos os ganhos, é mais leve. Em comparação ao seu antecessor (versões 1.6), o Novo Polo pesa 44 kg a menos.

A combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação, uso de materiais de baixo peso e downsizing de motores (que também têm seu peso reduzido graças à aplicação de alumínio). Mais de 50% da estrutura da carroceria do Novo Polo é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente.

A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui grande aplicação de aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional – colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão, aumentando a segurança na cabine. O aço conformado a quente está em 18,5% da estrutura do Novo Polo.

A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

Todas as versões do Novo Polo são equipadas com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem para cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.

Os sistemas ISOFIX® e top-tether, que equipam todas as versões do Novo Polo, garantem mais segurança e facilidade para fixação de cadeirinhas infantis.

Classificação “A” em consumo de combustível

Todas as versões do Novo Polo têm classificação “A” (a mais eficiente) em consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Na versão com motor 1.0 MPI, o Novo Polo é capaz de rodar até 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100), são 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Equipado com o motor 1.6 MSI, o Novo Polo percorre 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, com gasolina. Os números com etanol são: 8,2 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada).

O Novo Polo percorre, com o motor 200 TSI, 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com etanol, percorre 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Todos os valores são obtidos conforme a NBR 7024 e corrigidos pela Portaria INMETRO nº 10/2012.

 

 

 

Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 84 (E) / 75 (G) cv a 6.250 rpm
Torque: 10,4 (E) / 9,7 (G) kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e a tambor atrás
Pneus: 185/65 R15
Tração: Dianteira
Dimensões:
Comprimento: 4,05 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,56 m
Tanque: 52 litros
Peso: 1.058 kg
Porta-malas: 300 litros
0 a 100 km/h: 13 segundos
Velocidade máxima: 170 km/h

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 117 (E) / 110 (G) cv a 5.750 rpm
Torque: 16,5 (E) / 15,8 (G) kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: Manual de 5 marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e a tambor atrás
Pneus: 185/65 R15
Tração: Dianteira
Dimensões:
Comprimento: 4,05 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,56 m
Tanque: 52 litros
Peso: 1.083 kg
Porta-malas: 300 litros
0 a 100 km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 193 km/h

Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, flex
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 128 (E) / 116 (G) cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 (E) / 20,4 (G) kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: Automático de 6 marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás
Pneus: 195/55 R16
Tração: Dianteira
Dimensões:
Comprimento: 4,05 m
Largura: 1,75 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,56 m
Tanque: 52 litros
Peso: 1.147 kg
Porta-malas: 300 litros
0 a 100 km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h

  • Maceio

    A traseira “matou” o carro com essas lanternas quadradas. Uma pena.

  • Gustavo

    Excelente carro, parabéns para a VW.