Tudo sobre o Corolla 2018; Veja como foi o lançamento em São Paulo e Alagoas
Luxo e sofisticação: Lançamento do Mercedes GLC 250 Coupé em Maceió

O Pajuçara Auto veio até a cidade de Itatiba, interior de São Paulo, à convite da Nissan do Brasil, para conhecer a nova geração da Nissan Frontier. A picape que chega a sua 12ª geração no mundo, ganha na 3ª geração no Brasil.

O modelo mudou completamente, desde o chassi, agora quatro vezes mais resistente, até o visual, agora mais moderno.

Equipada com um motor 2.3 16v turbodiesel de 190 cv, a Nissan Frontier está ainda mais econômica com o novo câmbio automático de 7 velocidades. O torque máximo agora já é atingido a 1.500 rotações, o que garante uma aceleração linear com mais eficiência.

Mesmo mudando, a Frontier continua resistente no off road. Segundo a Nissan o modelo tem os melhores ângulos de entrada e saída e a maior altura do solo do segmento.

Confira abaixo mais detalhes da Nova Nissan Frontier, que já está disponível em Alagoas na concessionária Osaka Nissan em Maceió e Arapiraca.

A matéria especial do lançamento você confere na semana que vem no Pajuçara Auto na Tv Pajuçara.

Design exterior marcante e interior funcional

A Nissan Frontier 2017 traz design exterior totalmente novo, com aparência “musculosa” ressaltada nas laterais mais altas do capô. O estilo combina força e elegância, proporcionando uma silhueta suave e equilibrada com a cabine. A assinatura do design da marca aparece em itens como a grade “V Motion” e os farois em formato de bumerangue, que deixam evidente que este veículo robusto – tem 5,25 m de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura total.

O interior de estilo moderno e marcante foi concebido com dimensões, segurança e conforto adequados para condutor e passageiros, ampliando o espaço do painel, console central e assentos para oferecer funcionalidade avançada e muito mais tranquilidade na condução.

Os bancos dianteiros trazem a tecnologia “Gravidade Zero”, proporcionando condução agradável em viagens de longas distâncias e evitando fadiga graças à posição do encosto, que distribui o peso de forma otimizada e equilibrada. Os assentos traseiros são dobráveis, oferecendo fácil acesso à parte inferior para acomodar ferramentas e o macaco para trocar as rodas.

O painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) é moderno, de fácil visualização e traz diversas funções, assim com o existente no Nissan Kicks. Além de poder visualizar as informações do tacômetro, por meio dos comandos localizados no volante, o motorista pode navegar entre nove telas disponíveis, que mostram as informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Eles também permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas avançados de assistência ao motorista.

A comodidade no interior ainda é ressaltada por detalhes funcionais como as três tomadas de 12V; entradas auxiliares USB, conexão para iPod; Bluetooth, cinco suportes para copos e onze compartimentos para acomodar objetos. Além disso, a Nova Nissan Frontier conta com confortos extras como cinco ajustes elétricos do banco do motorista (para frente, para trás, inclinação, ângulo e altura do assento e lombar) e ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras.

 

Segurança
A Nova Nissan Frontier traz avançadas tecnologias de segurança. Entre elas, o Controle Inteligente de Descida (HDC) e o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA). Ambos atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro sem sustos em descidas íngremes e saídas da imobilidade em aclives. Além disso, o utilitário vem de série com sensor de estacionamento, luzes diurnas (DRL) nos faróis de LED e luz de freio de LED (CHMSL).

Outra tecnologia de última geração, que ajuda a aplicar maior força e poder à roda com mais aderência ao pavimento, é o limitador de diferencial (LSD). O sistema aumenta o controle do veículo, a estabilidade e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração.

Por falar em tração, o consagrado sistema Shift On The Fly evoluiu e continua presente na Nissan Frontier. Com opções de tração integral e reduzida, é acionado com o simples girar de uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h (antes era até 80 km/h), em qualquer tipo de terreno.

Nos freios, o sistema de ABS com assistência de frenagem (BA) da Nova Nissan Frontier garante a variação da força de frenagem para evitar a falta de aderência dos pneus ao chão, enquanto o controle eletrônico de frenagem (EBD) determina quanta força deve ser aplicada a cada roda para parar o veículo a uma distância segura e sem perder o controle. Além disso, o BA é capaz de detectar quando o motorista está enfrentando uma situação de emergência e, se necessário, alcançar a máxima intensidade para garantir a segurança.

A Nova Nissan Frontier conta ainda com o Vehicle Dinamic Control (VDC), que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração para dar ainda mais tranquilidade e segurança à condução. Ainda no quesito segurança, a picape da Nissan conta com áreas de deformação programada em caso de impacto, airbags frontais, cintos de segurança de três pontos, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e alarme com imobilizador.

Frontier 6

Novos motor e transmissão
Para deixar ainda mais valente a nova geração da Nissan Frontier, a marca japonesa equipou o modelo com o moderno motor diesel 2.3 biturbo, que desenvolve 190 cavalos de potência e entrega 45,9 kgfm de torque. Nele, a injeção direta conta com 2.000 bar de pressão. E o novo motor é ainda 10 quilos mais leve e mais silencioso que a sua geração anterior. É a garantia para uma performance que equilibra força, conforto e consumo eficiente.

Os turbos trabalham em regimes de rotação do motor diferentes para permitir progressividade a aceleração. Assim, o de maior pressão atua junto com o de menor no arranque e trabalha até a rotação estabilizar desligando-se e deixando o de menor pressão sustentando o motor em velocidade de cruzeiro.

A pressão do óleo do novo motor é otimizada por conta do controle elétrico, reduzindo possíveis perdas causadas por fricção e tornando muito eficiente o consumo. No fora de estrada, o torque e potência máximas chegam em baixas rotações para entregar a força quando necessário. Como característica conhecida da Nissan, o novo motor traz corrente ao invés de correia.

Este motor trabalha em conjunto com a nova transmissão automática de sete velocidades, que oferece total controle nas trocas de marchas. O equipamento também possui o modo sequencial para trocas manuais. O novo câmbio trabalha de forma muito suave, ajudando a garantir um consumo eficiente. Com uma relação mais curta nas primeiras velocidades, garante acelerações inicial e média mais ágeis.

A Nova Nissan Frontier também traz como novidade um botão no lado esquerdo do painel, perto da porta do motorista, que permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF), componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para segurar as partículas características de motores a diesel. Para garantir a maior eficiência, a limpeza do filtro é necessária como parte da manutenção periódica.

Novo Chassi

Um dos pontos fortes da 12ª geração da Nissan Frontier é seu novo chassi. Mais leve e ainda mais reforçado, o “esqueleto” do utilitário é item fundamental para garantir a excelente performance em consumo, a robustez e o conforto para a condução no dia a dia em diferentes tipos de pavimento. De alta resistência, foi projetado para suportar um uso intenso.

Feito com uma peça de aço reforçado para aumentar a durabilidade, é quatro vezes mais resistente que o da geração anterior graças às mudanças estruturais. Com oito barras transversais, o chassi conta com um outro sobreposto por dentro com soldas contínuas, solução chamada de “Duplo C”. Dessa forma melhora-se a rigidez da carroceria e evita-se danos causados ​​por fontes externas, ficando ainda mais resistente às tensões de torção tão normais para veículos deste segmento.

Nova Suspensão

A Nova Nissan Frontier também inova na suspensão traseira. O utilitário vem equipado com sistema multilink com molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Ao optar por essa solução, a Nissan quis oferecer um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. São melhorias que se traduzem em uma melhor experiência de condução e maior durabilidade e conforto.

Além disso, essa suspensão é mais simples na manutenção e oferece maior durabilidade com as mesmas características de capacidade de carga da opção anterior. Outra vantagem é a redução da sensação de flutuação do veículo em velocidade de cruzeiro e no impacto do terreno para o interior. É uma estrutura leve, mas com muita rigidez lateral. Já a suspensão dianteira preserva a eficiente arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora.

Apesar de ser um produto global, a Nova Nissan Frontier foi exaustivamente testada no Brasil para adaptar o utilitário da melhor forma possível às condições do pavimento brasileiro. Uma delas foi a elevação da altura da suspensão. 

Fora de Estrada 30

Off Road

A capacidade de fora de estrada vai além do padrão do segmento. A Nova Nissan Frontier conta com os melhores ângulos de saída e entrada (27,2º e 31,6º, respectivamente) e ótimo vão livre (292 mm), o que permite ao veículo superar todos os tipos de pavimento sem problemas. Para evitar danos na parte de baixo, há uma placa de ferro que protege o veículo por toda a parte inferior, evitando avarias em peças como cárter, radiador, motor, tanque de combustível, etc.

Outros diferenciais da Nova Nissan Frontier estão na caçamba. Além da tomada de 12V localizada no lado interno esquerdo, a área de carga conta com o inteligente “Nissan C-Channel”. São quatro alças de apoio móveis – correm em trilhos para encontrar a melhor posição – que facilitam a fixação de cargas que necessitem de amarração. Com a mobilidade das peças, é possível encontrar o melhor local para fixar cordas, por exemplo. O compartimento de carga apresenta um amplo espaço para a acomodação de objetos grandes. O comprimento máximo da caçamba é de 1.519 mm, enquanto a largura atinge 1.560 mm e, a altura, é de 473 mm.

Conectividade
A Nissan Frontier também muda o patamar da conectividade do segmento com a introdução do sistema multimídia Nissan Multi-App, que traz o conceito dos tablets para dentro do carro, em uma tela de 6,2 polegadas. Operando de forma independente, não necessita do “espelhamento” de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro, como acontece em muitos equipamentos disponíveis no mercado.

O sistema oferece a possibilidade de baixar um grande número de aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia por conta dos 2 Gb (8 Gb built-in) de espaço disponíveis. Dessa forma, o usuário tem liberdade para personalizá-lo ao seu gosto.

O Nissan Multi-App configura-se como um completo sistema multimídia, pois também conta com diversas outras funcionalidades. Com ele é possível acessar a internet (por meio da contratação do serviço à parte ou utilizando o smartphone como roteador); conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth); ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3; tocar CDs e DVDs; além de visualizar fotos e vídeos.

Detalhe Painel Rádio + Câmbio

Para visualizar fotos, basta o usuário entrar no respectivo ícone e escolher as imagens, que poderão estar em CDs, pendrives, cartão de memória (SD Card) ou já armazenadas no próprio Nissan Multi-App.

Diferentemente de outros equipamentos encontrados no mercado, o sistema da Nissan conta com navegador por GPS, que poderá ser atualizado frequentemente via internet, e também mostra as imagens da câmera de ré do veículo. E, claro, dispõe de rádio AM/FM. O melhor de tudo é que todas as funcionalidades podem ser controladas diretamente na tela sensível ao toque.

Preço
O modelo começa a ser vendido no país na versão mais completa, a LE, que é equipada com o novo e moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo, de 190 cavalos. A Nova Nissan Frontier já chegou às concessionárias da marca em todo o Brasil por R$ 166.700.

Atualmente não há comentários.