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A Ford e a Toyota anunciaram na CES, a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, a formação do SmartDeviceLink Consortium. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que vai gerenciar uma plataforma de software de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos de smartphones para veículos. O objetivo é incentivar a padronização na indústria e dar mais opções de conectividade e controle para os consumidores.

O consórcio tem como primeiros membros as montadoras Mazda, Grupo PSA, Fuji Heavy Industries e Suzuki, além dos fornecedores Elektrobit, Luxoft e Xevo. As empresas Harman, Panasonic, Pioneer e QNX também assinaram cartas de intenção para participar.

O SmartDeviceLink oferece aos consumidores fácil acesso a aplicativos de smartphones, por comandos de voz e visualização na tela do veículo. A adoção de uma plataforma de código aberto cria um padrão comum para a integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores. Assim, os desenvolvedores podem se concentrar em criar uma experiência de conectividade melhor para os clientes, capaz de ser usada por todos os fabricantes de automóveis participantes.

“Incentivar a inovação está no centro da decisão da Ford de criar o SmartDeviceLink e o consórcio é um passo importante para alcançar esse objetivo”, disse Doug VanDagens, diretor global de Veículos e Serviços Conectados da Ford e membro do conselho do consórcio. “Com o aumento da parceria e engajamento dos desenvolvedores, os consumidores vão ganhar experiências inovadoras com aplicativos.”

Shigeki Tomoyama, presidente da Toyota Connected Company, disse: “A conectividade dos smartphones com a interface do veículo é um dos serviços conectados mais importantes. Usando o SmartDeviceLink, podemos oferecer esse serviço aos nossos clientes de forma segura. Estamos empolgados em colaborar com muitos fabricantes de automóveis e fornecedores que compartilham da nossa visão.”

O SmartDeviceLink permite aos desenvolvedores integrar as funções dos aplicativos à tecnologia do veículo, incluindo a tela no painel, os controles do volante e o sistema de reconhecimento de voz. Com esse novo nível de integração, o motorista pode usar seus aplicativos favoritos no carro de forma mais fácil e avançada.

Derrick Kuzak, Ford Motor Company group vice president, Global Product Development, left, and Takeshi Uchiyamada, Toyota Motor Corporation executive vice president, Research & Development shake hands at a news conference in Dearborn, Mich., Monday, Aug. 22, 2011. The automakers announced they will equally collaborate on the development of an advanced new hybrid System for light truck and SUV customers. (AP Photo/Paul Sancya)

Foto (AP Photo/Paul Sancya

O trabalho conjunto dos desenvolvedores e montadoras vai contribuir para o aprimoramento do código aberto, aumentando a qualidade e a segurança do software para os usuários. A adoção do SmartDeviceLink em toda a indústria também dá aos desenvolvedores a perspectiva de maior escala para seus aplicativos, com a aplicação em milhões de veículos no mundo.

As empresas e fornecedores participantes poderão criar funções para atender as necessidades específicas dos usuários, mantendo ao mesmo tempo o controle sobre a quantidade de dados do veículo a que o aplicativo tem acesso.

A tecnologia SmartDeviceLink é baseada no software AppLink, que a Ford apresentou para a comunidade de código aberto em 2013. Hoje, esse software está disponível em mais de 5 milhões de veículos no mundo. A Toyota planeja lançar um sistema de telemática usando o SDL por volta de 2018.

Os usuários do Ford AppLink já têm acesso a aplicativos populares, como Pandora, Spotify, iHeartRadio, AccuWeather e outros. A Livio vai gerenciar o projeto de código aberto e fornecer orientações para o SmartDeviceLink Consortium e seus membros. Mais informações estão disponíveis no site SDL.

 

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