Aplicativo diz se você é um bom motorista; vai encarar?
Toyota lança nova geração do Prius no Brasil

É lei: desde 2014, todo carro novo vendido no Brasil tem que estar equipado com airbags frontais, além de freios abs.

Sem dúvida a obrigatoriedade das tecnologias tornou os carros populares mais seguros, mais um levantamento feito por uma seguradora tem chamado atenção: com airbag o número de casos de perda total (PT), em casos de colisões, aumentou.

airbags

Em entrevista ao site Carpress, Marcelo Cerqueira, superintendente de sinistros da seguradora HDI, afirma que houve um aumento em torno de 25% nos casos de perda total em carros populares equipados com airbag.

Segundo ele, como quando o airbag é acionado não existe mais reparo, todo o kit precisa ser trocado. Dependendo do modelo do carro esse valor pode chegar aos 4 mil reais.

airbags 2 airbag

A média de indenização paga pelas seguradores em carros populares como Fiat Palio, VW UP!, Chevrolet Onix e Ford Ka, é de 30 mil reais, ou seja só o kit de airbag passa dos 10% desse valor.

Para um carro ter perda total, ele precisa sofrer um dano de no mínimo 75% do seu valor de tabela.

airbag 2

Mesmo com o aumento de casos de PT, o valor do seguro desses carros populares equipados com o sistema não aumentou. Segundo as seguradoras, quanto mais itens de segurança tem o carro, menor fica o seguro.

Como o airbag é acionado?

Os veículos equipados com o sistema tem sensores de colisão que acionam os aribags em fração de milésimos de segundo.

Este dispositivo é constituído de pastilhas contendo azida de sódio e outros aditivos, que são acionados por uma corrente elétrica pelo computador de bordo, dentro de um balão de ar muito resistente, que constitui o próprio corpo do Airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim o impacto em sua superfície e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos, principalmente no rosto, peito e coluna.

Para evitar asfixia, o Airbag vai perdendo gradativamente a sua pressão, após o acionamento. Quimicamente, a azida de sódio se decompõe rapidamente, quando aquecida a trezentos graus centesimais, produzindo nitrogênio gasoso e sódio metálico.

funcionamento-do-airbag airbag-system-

Com informações da Carpress / Winkipédia / Fotos: Internet

 

 

 

 

  • Jose Henrique

    Qual o motivo dos carros populares com Air-Bag terem perda total?

    • Edson Moura

      Olá José, segundo a seguradora que fez o levantamento, como os carros populares custam menos, o valor para substituição do AirBag juntamente com outros danos do carro acabam levando à perda total, por conta do valor! Mas não são todos os casos. Abraço José

  • Janemara Menezes

    Oi o meu carro um hb20 ano 2013 bateu frontal acionando os airbag e destuindo totalmente somente a frente
    Será que isso daria perda total?

  • honda

    aonde posso comprar um airbag usado do honda 2013 ha 2014

    • Edson Moura

      Já procurou em uma concessionária? Não vende-se airbag usado. Precisa comprar um novo.