Toyota lança nova geração do Prius no Brasil
Vídeo: Estilo e tecnologia do novo Audi A4

placas-mercosul-brasil-615-1417725899453_615x300

Agora é oficial, as placas dos carros, ônibus, caminhões, motos e dos demais veículos no Brasil terão novo padrão a partir do ano que vem. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada nesta sexta-feira, 27 de maio, no Diário Oficial da União.

Segundo a resolução, a partir do dia 1º de janeiro de 2017 todos os veículos novos vendidos no Brasil já deverão ser emplacados com as placas de identificação no padrão Mercosul.

Até 2020 o novo modelo será utilizado juntamente com o modelo atual, até a mudança completa de toda a frota.

Como fica?

As três letras e os quatro números continuam, o que muda é o design. A nova placa tem fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país.

placa nova

Tá lá, bem pequeno…

No novo modelo nem o nome da cidade, nem do estado estarão mais tão visíveis. Ao lado haverá espaço para a Bandeira do Estado e o brasão da cidade de origem.

placas-2

Mudança nas cores também

A categoria dos veículos será indicada pela cor das letras e números: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). Será utilizado um filme na cor da categoria dos veículos com inscrições de segurança.

Preços

Com mais detalhes, gravações em 3D e por ser colorida as novas placas devem custar bem mais que as atuais. Os preços não foram ainda divulgados.

E aí você gostou da novidade? Vai facilitar ou atrapalhar? Opine!

  • José Adelfo Dantas Chaves

    Será que não vai dificultar a identificação de onde é o veículo, uma vez que só vai constar a bandeira da cidade e não o nome?

    • Bernardo

      Com certeza a polícia vai ter dificuldade de identificar os veículos roubados.

  • De olho

    Em um pais de ladrões mais uma vez estamos sendo roubados!

  • Carlo

    Mais despesas.Vou pra… onde.? Venezuela, Bolovia…

  • CAIO

    MAIS UMA FORMA DE ROUBO COM OS BRASILEIROS!!!

  • SANDRO B. M.

    E BOM PREPARAR O BOLSO. UMA PLACA DESSA COM TANTOS “ENFEITES”, VAI CUSTAR UMA NOTA, E ADVINHA QUEM VAI PAGAR A CONTA ? SERÁ A HORA DOS APROVEITADORES. MAIS UMA VEZ O NOSSO DESMANTELADO BRASIL SE ADEQUANDO AS “MODAS” DE PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO.
    AO INVÉS DE CRIAR UMA LEI PRA TORNAR OS VEÍCULOS MAIS SEGUROS, NÃO, VÃO FAZER UMA MERDA DESSA. PALHAÇADA…

  • alexandre

    Eu só que eles faz tudo pra tira mais dinheiro do trabalhador

  • aluisio carvalho

    Mais uma fuleragem com os brasileiros, não contribue em nada, só tirar dinheiro de quem já vive apertado.

  • FORA ++++ TRIBUTOS E FARRA COM NOSSO DINHEIRO!!!

    SÓ ++++ CUSTOS PARA OS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS DIANTE DOS TRIBUTOS QUE PAGAMOS E HAJA DINHEIRO NO BOLSO, PARA PAGAR A FARRA DOS FABRICANTES DE PLACAS EM UM BRASIL COM A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA!!! PELOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS NOVA PLACA DEVERIA SER GRATUITA, UMA VEZ QUE O DETRAN TEM RECURSOS SOBRANDO, SÓ EM ALAGOAS NO INÍCIO DO GOVERNO RENAN CALHEIROS (2015), FORAM TRANSFERIDOS DO DETRAN/AL PARA A SECRETÁRIA DE SEGURANÇA (SDS!!!) SEGUNDO A MÍDIA ALGO EM TORNO DE R$ 73 MILHÕES E AINDA BANCAR OS CUSTO ALTOS DE UMA NOVA PLACA!!!
    P/Arabutan.

  • anderson paulo da silva

    Coisa de ladrão mesmo. Isso pra só gente ter que mudar a placa e pagar por isso. Essa coisa de mudar placa vai ser igual ao kit de primeiros socorros.

  • Italo Alcides

    Informação errada aí! Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa.

    • Edson Moura

      Ítalo, alguns países do Mercosul terão 4 letras, o Brasil continuará com 3. Abraço

  • Cleber

    Alguém vai ganhar com essa mudança com certeza.
    Tantas coisas precisariam mudar para melhorar bem estar do povo e ficam fazendo mudanças que nao trarão efeito positivo algum ao cidadão que paga um absurdo de IPVA, licenciamento e outras taxas que são extorquidas do Brasileiro

  • Antonio

    Mais uma picaretagem para arrancar dinheiro dos contribuintes.

  • Milton Pereira da Silva

    Esta placa realmente é bonita, mais os custos para os brasileiro como fica?
    todo ano tem novidade!, é o kit. de socorro, foi as caderinhas de segurança, os extintores e agora as placas.
    em 2018 vai ser o que?.

  • peixoto

    E para tampa o rombo da Petrobras?

  • Roseli Monteiro Alvarado

    Absurdo!!! Tanta coisa para se fazer mais importantes nesse país!!!! Nojo!

  • Humberto Suarez

    qual o real objetivo dessa mudança? angariar dinheiro e facilidades pra quem? A URSLA já era, está caindo junto com o Foro de São paulo e a esquerda na América Latina.
    Só para reflexão: essa prática só vai estimular o roubo de carro no Brasil e descarte no Paraguai e outros países, pois o controle visual para rápida identificação dos veículos na estrada vai acabar, serão todos iguais. Será que vão parar todos, todos dias, na fronteira para vistoria geral?

  • Nisa

    Muito bem bolado esse website.

  • Gabriela elis

    Placa vai sair mais caro que o IPVA, tem que respeitar a cada ano uma novidade maravilhosa.

  • Luiz Carlos de Oliveira

    Penso que ficará melhor, pois cada vez que temos que ir aos países do mercosul temos que contratar a tal de carta verde, pelo que soube não mais precisará.

  • Raphael Alves do Amaral

    E o nome do Município, como um policial, por exemplo, irá identificar?

    sds.,
    Raphael Alves do Amaral

  • Paulo Sérgio Mendes da silva

    O que eles não fazem para arrancar mais dinheiro do povo,pra mim tanto faz como fez,duvido que um dia eles façam alguma coisa,que seja de graça EU DUVIDO !!!!

  • leticia

    mas a partir de que dia os motorista de moto vão ter que comprar essa placa ou que dia vai ser que vai a placa que nos temos vai vencer ???

  • Carlos

    Pode ter certeza que não há interesse algum em segurança para o usuário, está beneficiando sim a mais roubo. O que é incrível é que nos temos
    que denunciar, mesmo tendo um órgão que cuida destas aberrações. Para multa está placa está ótima. Quando roubado e levado para fora do Brasil vamos consultar o que?