Peugeot conquista Rally Dakar 2016
2015 foi um ano de lançamentos: relembre os principais

A1 bx 1

A Audi acaba de trazer ao Brasil o A1 Sportback 2016. O modelo recebeu aperfeiçoamentos no design interno e externo.

A carroceria rígida e a curta distância entre-eixos garantem agilidade e facilidade de manobra. Essas qualidades, reconhecidas desde o lançamento da primeira geração do A1, são potencializadas na nova versão Ambition, equipada com o motor 1.8 Turbo FSI de 192 cv de potência e torque de 250 Nm.

A1 bx 5

Na versão Attraction, o A1 Sportback conta com motor 1.4 Turbo FSI de 125 cv, que oferece excelente comportamento e prazer ao dirigir, especialmente em espaços urbanos.

O novo A1 Sportback chama a atenção por suas linhas nitidamente esportivas. O design está ainda mais dinâmico e o carro, dois centímetros mais longo, com comprimento total de 3,97 metros. A cúpula do teto é pintada em cor contrastante com o restante da carroceria.

A1 bx 4

O interior do modelo é espaçoso e sofisticado. A disposição de seus controles é clara e finos frisos cromados tornam o design interno ainda mais elegante.

O chassi torna o compacto esportivo e ágil. A nova direção eletromecânica garante que o motorista tenha assistência ideal em todas as situações de rodagem.

O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta. Na nova linha do equipamento esportivo, a regulagem é mais rígida, mas a direção é mais confortável que no modelo anterior.

Outra novidade é a introdução do sistema Audi Drive Select, oferecido na versão Ambition 1.8. O motorista pode utilizá-lo para alterar as características do motor e do câmbio S tronic entre três modos: auto, eficiência e dinâmico.

O ESC (Electronic Stabilization Control – controle eletrônico de estabilidade) torna a direção ainda mais precisa e estável e a vetorização de torque diminui a tendência do carro a sair de frente (subesterço) quando guiado no limite.

A1 bx 6

Alta performance: motor 1.8 TFSI

Já consagrado pela agilidade e comportamento dinâmico, o A1 Sportback passa a ser oferecido em uma versão ainda mais vigorosa, voltada àqueles que privilegiam acima de tudo o prazer ao dirigir um automóvel com excelente relação peso x potência.

O motor mais forte que a Audi oferece para o modelo é o novo 1.8 TFSI, com 192 cv e 250 Nm de torque disponibilizado em uma ampla faixa que vai de 1.250 a 5.300 rpm, que substitui o anterior 1.4 TFSI de 185 cv e 250 Nm.

Na nova versão Ambition, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 6,9 segundos, ante 7 segundos do modelo 2015. O propulsor de maior cilindrada faz o A1 atingir a velocidade máxima de 234 km/h, contra 227 km/h do modelo 1.4.

O 1.4 TFSI

Na versão Attraction, o A1 Sportback conta com eficiência e agilidade do motor 1.4 TFSI, que tem 1.395 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso: 74,5 x 80,0 mm) e desenvolve 125 cv de potência máxima (3 cv a mais que o anterior) e 200 Nm de torque (disponível entre 1.400 e 4.000 rpm).  A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos, contra 9 segundos do modelo anterior. A velocidade máxima subiu de 203 para 204 km/h.

A1 bx 3

Transmissão S tronic

As duas versões do A1 Sportback são oferecidas com câmbio S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. A força é transmitida por meio das rodas dianteiras.

O motorista pode deixar a velocíssima transmissão trocar as marchas automaticamente ou usar o controle manual, operando o sistema tanto pela alavanca seletora no console central como pelas palhetas localizadas no volante.

O modo automático D é configurado para obter a máxima economia de combustível. No modo S, os pontos de trocas de marchas são mais esportivos. O assistente de partida em rampas, que evita que o carro recue ao arrancar, é equipamento de série.

A transmissão S tronic de sete marchas consiste de duas subtransmissões. Duas embreagens multidiscos operam as engrenagens das marchas, que estão distribuídas em eixos de tração separados.

As estruturas das duas transmissões estão ativas o tempo todo, mas apenas uma delas é conectada ao motor a cada momento. As trocas são feitas pela intercalação das embreagens.

A operação toma apenas alguns centésimos de segundo e acontece sem interrupção perceptível no fluxo de força, de forma dinâmica e confortável.

A1 bx 2

Valores

O novo Audi A1 Sportback oferece as opções Attraction por R$ 106.990 e Ambition por R$ 124.990.

 

Atualmente não há comentários.