Audi A3 Sedan fabricado no Brasil chega às lojas; Veja fotos
Lançamento: Conheça o novo Peugeot 308

_MG_9042

A convite da Toyota do Brasil o Pajuçara Auto está em Mendonza na Argentina para acompanhar o lançamento na nova geração da Toyota Hilux.

20151105_115422

O modelo foi totalmente reformulado, ganhou novo motor, novo chassi e novos equipamentos, se tornando ainda mais atrativa e forte.

20151105_105145

A apresentação oficial aconteceu em um auditório no centro de Mendoza, que recebeu mais de 100 jornalistas brasileiros.

20151105_114535

Os diretores da marca no Brasil e na América Latina apresentaram os números da Toyota na região e destacaram o quanto o novo modelo vai impulsionar as vendas por aqui.

20151105_114642

Na América Latina as vendas da Hilux representam 20% das vendas mundiais da marca. No Brasil a Toyota deve fechar o ano com 182 mil unidades vendidas, com crescimento, ao contrário de outras marcas.

20151105_112738

Com essa participação no mercado, a Toyota mexeu para melhor na Hilux, tanto que segundo a montadora essa geração é a melhor de todos os tempos.

A nova Hilux, que chega às concessionárias da Toyota de todo o Brasil em 18 de novembro, quer reforçar sua liderança no segmento de picapes médias a diesel no País. As versões flex só serão lançadas no segundo semestre de 2016.

20151105_113053

Desde que a Hilux nasceu, em 1968, a Toyota já vendeu mais de 16 milhões de unidades em 180 países. Por sete gerações, a picape ganhou uma reputação lendária e arrebatou um grande número de clientes fiéis em todo o mundo, devido aos seus pilares de qualidade, durabilidade e confiabilidade.

_MG_8571

As mudanças

Totalmente nova, a Hilux 2016 tem mudanças desde o chassi, até acabamento interno.

Comparada à geração anterior, a nova Hilux é 7 cm maior (5,330 mm), 2 cm mais larga (1,855 mm) e 4,5 cm mais baixa (1,815 mm). O entreeixos permanece com excelentes 3,085 mm.

_MG_8525

A dianteira mostra contraste entre o grande para-choque e a grade frontal estreita, que parece se fundir aos faróis, formando uma só peça.

Seu aspecto forte é transmitido pelos para-lamas largos, que agora fazem parte do corpo da carroceria, e no movimento expresso pelas laterais da grade superior, que descem pela entrada de ar inferior, criando um desenho trapezoidal.

Realçando ainda mais o design inovador, a versão SRX é equipada com faróis de LED, com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes diurnas de LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo.

_MG_8553

O design lateral destaca a força e a elegância pela extensão dos para-lamas, que se mesclam perfeitamente com o restante do carro, por meio de um corte transversal, realçado na parte superior das portas. O resultado é o desencadeamento de uma linha dinâmica que vai da parte frontal para a traseira, integrando a caçamba ao restante do veículo.

A versão SRX é equipada com novas rodas de liga leve de 18 polegadas e com pneus 265/60R18, enquanto as versões SRV e SR trazem rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 265/65R17. As outras possuem rodas de ferro de 17 polegadas, com pneus 225/70R17.

_MG_8580

O design traseiro completa o conjunto elegante e forte da dianteira e lateral. Destaque para o novo grafismo das lanternas verticais.

As versões SR, SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa cromada, onde também está localizada a câmera de ré, proporcionando à nova Hilux uma aparência mais fluida.

_MG_9081

O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e é cromado nas versões SR, SRV e SRX.

_MG_8257

Motorização

Ao contrário da versão anterior, equipada com o motor 3.0 à diesel, a nova geração é equipada com um motor 2.8 à diesel, mas isso não significa perda de desempenho, pelo contrário.

O peso do motor foi reduzido, incrementando o consumo de combustível e diminuindo a fricção das partes mecânicas. Como já é tradição nos motores da Toyota, este utiliza corrente, em vez de correia dentada, o que reduz os custos de manutenção.

_MG_9099

O Toyota 1GD 2.8L possui quatro cilindros em linha, com turbo compressor de geometria variável (TGV) e intercooler. Mesmo com 200 cilindradas a menos do que o Toyota 1KD da geração anterior, esta evolução melhora o nível de consumo e desempenho, já que tem 6cv a mais (177 cv a 3.400 rpm) de potência.

Com relação ao torque, houve aumento de 22% na picape com transmissão manual (42.8 kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm) e um aumento de 25% na versão com transmissão automática (45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm).

Os dados de consumo que serão informados pelo INMETRO são: 9,03 km/l em trecho urbano e excelentes 10,52 km/l em uso rodoviário, para a picape automática. Para a nova Hilux com transmissão manual, os resultados são ainda melhores: 9,3 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.

_MG_8199

Transmissão
A nova transmissão automática de seis velocidades, que equipa as versões SR, SRV e SRX, foi desenvolvida para potencializar o desempenho do motor. A nova relação de marchas está ajustada para privilegiar arrancada mais vigorosa em primeira marcha, e elevar a economia de combustível em sexta.

Esta nova transmissão de seis velocidades traz a tecnologia Super ECT, que adequa o desempenho do veículo ao estilo de condução do motorista, quantidade de carga à inclinação do terreno.

As versões Standard, nas configurações com cabines simples e dupla, e chassi-cabine trazem uma nova transmissão manual de seis velocidades, apropriada ao propósito de uso, que é, prioritariamente, o trabalho.

_MG_8193

Equipamentos

Referente aos equipamentos, desde a versão de entrada, a nova Hilux conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.

Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR, sendo que nas SR e SRV, os vidros possuem função um toque para subida e descida.

_MG_8206

A SRX oferece esta mesma funcionalidade para os vidros das quatro portas, e se destaca pelo Smart Entry System, que permite, por meio de uma chave inteligente, desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta. Também foi adicionado o botão Push Start, facilitando a operação de ligar e desligar o veículo.

_MG_8198

Nas versões SR, SRV e SRX, o volante traz as funções do áudio, telefone e comandos de voz, para que o motorista possa realizar todas as operações sem tirar as mãos dele.

Somado a esta comodidade, as versões SRV e SRX possuem controle de velocidade de cruzeiro.

_MG_8213

Outra novidade é o display colorido de 4,2”, localizado no meio do painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros, que equipa as versões SRV e SRX. Dentre as funções disponíveis, destacam-se as informações de fácil leitura do áudio, do sistema de navegação ou da performance de pilotagem.

A versão SR também conta com um display de múltiplas funções, porém um pouco menor e em tela preto e branco.

_MG_8200

As versões SR, SRV e SRX possuem um dispositivo de áudio ligado à uma tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré, para facilitar manobras de estacionamento.

As novas Hilux SRV e SRX também contam com navegador GPS e TV digital.

_MG_8236

Segurança

Com relação aos itens de segurança ativa, a nova Hilux traz importantes equipamentos, disponíveis de acordo com suas versões.

• Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD) – Todas as versões
• Assistente de Frenagens Emergenciais (BA) – Todas as versões
• Controle de Tração Ativo (A-TRC) – Versões SRV e SRX
• Controle de Estabilidade (VSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Reboque (TSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Partida em Rampas (HAC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Descida em Ladeiras (DAC) – Versão SRX
• Luzes de Neblina – Versões SRV e SRX

_MG_8254

Latin NCAP
A nova Hilux foi submetida ao crash-test do Latin NCAP, obtendo excelentes resultados: 5 estrelas para proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças.

A avaliação salientou que as cabeças do motorista e do passageiro frontal foram bem protegidas pelos airbags, e que os joelhos dos ocupantes do banco dianteiro também foram preservados, principalmente o do motorista, pela ação do airbag.

_MG_8566

Segundo o ensaio, a carroceria da Hilux ficou estável, sendo capaz de suportar cargas mais pesadas, e cumprindo a norma 95 das Nações Unidas, que versa sobre impacto lateral.

Os resultados do teste do Latin NCAP referem-se ao modelo da nova Hilux produzido na Tailândia e devem ser validados em breve no modelo fabricado na Argentina e vendido no Brasil.

Valores das versões

_MG_8537

Onde encontrar

Em Alagoas a nova Hilux estará disponível a partir do dia 18 de novembro nas concessionárias Autoforte. Em Maceió na Avenida Fernandes Lima, 3.003 e em Arapiraca na Rodovia AL 110. Fone: 2122-3838.

 

Cobertura Pajuçara Auto

No programa do dia 14 de novembro você vai conferir toda a cobertura diferenciada que o Pajuçara Auto fez na Argentina durante o lançamento da Hilux 2016.

20151105_101206

O Pajuçara Auto vai ao ar todo sábado ao meio-dia na TV Pajuçara – Record Alagoas e online no portal TNH1.com.br.

20151105_105343

 

  • Manoel Ferreira

    Na reportagem faltou mencionar os valores das versões flex, se é que existe.

    • Edson Moura

      Manoel as versões flex ainda não foram lançadas, por isso a fábrica não confirma valores. Até junho os modelos flex serão ainda da 7ª geração. Abraço