Salão de Frankfurt: Veja fotos dos modelos de luxo
Galeria: Confira o 1º Encontro de Automóveis do Pajuçara Auto em fotos
Extintores não são mais obrigatórios | foto: google

Extintores não são mais obrigatórios | foto: google

Parece piada, mas não é!

Depois de prorrogar o prazo do início da fiscalização por nove meses, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito, anunciou nesta quinta-feira, dia 17, que a partir de agora não é mais necessário nem trocar o extintor, nem sequer ter um extintor dentro do carro. Dá para acreditar?

E os inúmeros motoristas que correram às lojas no final de dezembro e início deste ano em busca dos tais extintores ABC que seriam obrigatórios? Vão ficar mesmo no prejuízo!

Segundo Alberto Angerami, presidente do órgão e diretor do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, a obrigatoriedade do equipamento será mantida apenas nos veículos de uso comercial e de transporte de passageiros e de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos, tais como caminhões, micro-ônibus, ônibus.

A mudança na lei estabelecida em 1968 — e que passou a vigorar em 1970 — ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta com os setores envolvidos.

Extintores não são mais obrigatórios | foto: google

Extintores não são mais obrigatórios | foto: google

Veículos novos já saem de fábrica com os extintores ABC desde 2009, mas a resolução nº 521/2015 do Contran exigiria o equipamento também em modelos antigos, o que não ocorrerá mais com a decisão.

Importante lembrar que a exigência da troca valeria a partir de 1º de janeiro, depois passou para 1º de abril, 1º de julho e por último 1º de outubro.

Segundo Angerami, a prorrogação da obrigatoriedade do extintor tipo ABC, teve como objetivo dar prazo às reuniões com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor.

Imagem-Ilustrativa-Extinotres 2

Extintores não são mais obrigatórios | foto: google

Esqueça a Multa

Com a mudança, a multa pela falta do item que era uma infração grave, no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH, não existirá mais.

Outros países

 

O uso obrigatório do extintor nos carros é mais comum nos países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias, não existe a obrigatoriedade, pois as autoridades consideram que a falta de treinamento e despreparo dos motoristas no manuseio geram mais riscos que o próprio incêndio.

Extintores não são mais obrigatórios | foto: google

Extintores não são mais obrigatórios | foto: google

Nos crash tests realizados na Europa e acompanhados por técnicos do Denatran, ficou comprovado que tanto o extintor como o seu suporte provocam fraturas nos passageiros e condutores.

Com informações do R7.com

  • carlos

    Cocordo sim.Porém,deve ser uma iniciativa do condutor motorista,em usar esta ferrramenta desde que faça trinamento para o bom uso.É também uma vitória dos condutores,que se livar de um item a menos objeto de pressão dos políciais corruptos do Brasil.Que geralmente exigem dinheiro para fazer vista grossa!