A expectativa é de levar imunização para 120 mil animais, entre cães e gatos, durante toda a mobilização

A Secretaria Municipal de Saúde inicia, no próximo sábado (11), a campanha de vacinação antirrábica em Maceió. Durante três meses, o órgão percorrerá os bairros da capital com oferta do imunizante contra a raiva para animais dos oito distritos sanitários, contemplando localidades das partes baixa e alta da cidade. A campanha é coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que prevê imunizar, em média, 120 mil animais em toda Maceió.

O primeiro dia da ação ocorrerá, no próximo sábado (11), em 18 pontos do bairro Benedito Bentes. Já no dia 18 de novembro, equipes da UVZ levarão o imunizante a mais 20 localidades da parte alta da cidade.

A mobilização ocorrerá das 8h às 17h nos dois dias, com previsão de contemplar uma média de 40 mil cães e gatos das regiões. Localidades situadas na parte baixa de Maceió serão beneficiadas nos dias 25 e 26 deste mês. Confira pontos de vacinação aqui.

O coordenador-geral da UVZ, Dario Guedes, alerta para a importância da vacinação dos animais contra a raiva e faz um chamamento aos maceioenses para comparecer aos pontos de imunização.

“A vacina antirrábica é a ferramenta mais eficaz e importante para combater a raiva, que é uma doença incurável com possibilidade de acometer tanto cães e gatos como seres humanos. Por isso, é de extrema importância que todos levem seus animais para se vacinar, evitando, com isso, o surgimento de novos casos da enfermidade”, explicou o coordenador.

Ainda de acordo com o gestor, não é necessário levar documentos para vacinar os animais. Basta que o tutor compareça a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte e contenha seu pet no momento da vacinação.

“Lembramos que nem todos os animais podem ser vacinados contra a raiva, havendo restrições nos casos de prenhez avançada, animais debilitados, com problemas de pele severa, clinicamente comprometidos ou de filhotes com menos de 4 meses”, concluiu Dário Guedes.

Além dos quatro dias de ação em novembro, a campanha continuará contemplando outros bairros de Maceió para disponibilização do imunizante, durante todo o mês de dezembro deste ano, tendo sua conclusão em janeiro de 2024.

Sobre a doença

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. A transmissão da raiva ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Ascom SMS

Alimentos que podem ocasionar problemas de saúde aos pets e necessitam de maiores cuidados
Posse responsável de animais. Entenda!
Atualmente não há comentários.