A parte mais valiosa do trabalho não se pode comprar, é um presente.
o que você fez hoje te aproxima ou te afasta do seu objetivo?

arte4

Estou em São Paulo, fui escolhida para passar um mês no escritório do Great Place to Work. Já estou chegando no final da terceira semana e o que mudou em mim? Difícil de responder, porque mergulhei nessa cultura, na metodologia e em muito conteúdo. Certamente, mudei para melhor, pois tenho sido tomada pelo sentimento de gratidão a essa grande oportunidade.  Além da capacitação, entregas, visitas as empresas aqui em São Paulo, muito acolhimento e muitos compartilhamentos dos colaboradores, tenho ficado impressionada com o tema “Inspirar”.

O Ato de inspirar permeia o ambiente o tempo todo, quer seja pelos colaboradores ou pelos líderes. Fui recebida pela Roberta Hummel que tem 15 anos de casa, ela é uma greater da Gema, uma líder que cuida não só que  você receba todo conteúdo, toda capacitação adequada, mais também que checa se você chegou em casa e se está precisando de algo e faz você acreditar que tudo dará certo. E ter as orientações preciosas e assertivas de Van (Vânia) que têm horas que está com 4 regionais ao mesmo tempo e sempre com a motivação de ser solicionadora.

Tem um Presidente acessível, que conversa, que fala de sua história, sobre resultados, que estabelece metas, que celebra e enfim que inspira. Que cozinha para o seu time. E que leva seu time quando bate a meta para a Disney.

O tema Inspirar é uma das 9 práticas para a sua empresa se tornar um excelente lugar para trabalhar, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Great Place to Work. Logo, para uma empresa atingir seus objetivos ela precisa:

  • Inspirar os funcionários;
  • Falar a verdade;
  • Escutar com sinceridade.

Para o GPTW, quando falamos em inspirar, a definição que mais ouvimos é comunicar a um colaborador sobre os objetivos da empresa. Mas não é só isso: o líder que inspira ajuda sua equipe a encontrar significado no trabalho. Esse significado se origina de três formas possíveis: impacto pessoal no trabalho (o que eu faço), cultura e/ou ambiente(como fazemos), e missão ou propósito (por que fazemos). Intangível ou não, os efeitos no ambiente de trabalho são bem nítidos, e podem ser medidos. Estudos recentes observam que funcionários que encontram sentido no trabalho que fazem estão em média 70% mais satisfeitos, e 40% mais engajados que seus colegas.

IMG_8913

Eu perguntei a Cinthia Santini, consultora do GPTW sobre o que ela achava mais inspirador no seu líder, e ela falou que o que mais sente era a energia que ele proporciona a equipe, a maneira que ele se coloca no mesmo patamar, a escuta sempre de forma empática para as colocações, inclusive as mais difíceis de serem ditas. Ela faz questão de destacar que ele já foi um par dela, e nesse momento exerce a liderança da equipe. Na hora não tive como não lembrar de que já presenciei justamente o contrário,  que quando um colega era promovido, os “amigos” sabotavam o seu trabalho,  alguém já passou por isso ou presenciou? Pois é, mas o que faz com que algumas empresas felizmente isso não aconteça? Uma palavra chave para inspiração, é confiança. Perguntei para Roberto Silveira: o que faz ser inspirador como Líder? E de maneira muito, mas muito humilde, ele falou que como ele já teve no papel de consultor ele conseguia se colocar no lugar do seu liderado, inclusive sentindo os perrengues pertinentes a área, ressaltou também a comunicação transparente, e que conseguia enxergar em cada um o que cada um tinha de recursos, visões e opiniões para enriquecer ainda mais os processos, entregas e produtos.

O que faz essa relação de líder e liderado ser tão inspiradora, sem dúvida é o entendimento do trabalho com significado, o que é ter um trabalho com significado? E respondam sinceramente e de forma consciente: Você sente valor naquilo que você faz? Você sente orgulho do que faz? você sente confiança em seu líder? Sua empresa possui um propósito? Você tem um propósito? Você sente que o ambiente que você está é um lugar que você aprende? Você se sente realizado?  Todas essas perguntas podem te levar a várias reflexões, mas sem dúvida a mais pertinente é o quanto você quer ser inspirador?

Se eu quero um trabalho com significado, propósito, realização e aprendizado não tem como não exercer o caminho da liderança inspiradora, Marina Sobral, recém contratada do GPTW, me disse que ela se sente inspirada porque percebe uma liderança horizontal, independente de posição de gestão existe uma acessibilidade e uma postura de igual para igual.

“Uma boa liderança é um bem raro nas empresas. E elas sabem disso. No estudo global de capital humano realizado pela IBM6, 75% das empresas disseram que a construção do talento de liderança é o maior desafio que as empresas enfrentam na atualidade.” O GPTW está proporcionando a todos os colaboradores o carnaval na Disney, por eles terem batido a meta, já pensou que existem líderes que quando você bate a meta diz que você não fez mais que a sua obrigação? Então, preciso te perguntar o que você faz para inspirar as pessoas?

Se quer saber com mais sobre a prática Inspirar do Great Place To Work, baixe o Ebook da série “Guia GPTW para construir um excelente ambiente de trabalho” continua explorando as 9 práticas culturais de uma empresa:

http://conteudo.greatplacetowork.com.br/inspirar

Desfrute e compartilhe mais inspiração, exerça o protagonismo.