Uma nova visão equivocada no CSA – Blog do Marlon
Noite infeliz do técnico azulino foi determinante para derrota no Engenhão
CRB em terceiro e CSA vencendo nos minutos finais

Já me posicionei em relação ao fechamento das divisões de base do CSA. Mas o assunto sempre pode ser resgatado. A Federação Alagoana de Futebol recebeu o convite da CBF para informar ao CSA que ele participaria da Copa do Brasil Sub17. Questionado pela FAF, o CSA declinou o convite pois não possui divisões de base ativas. O convite foi transferido para o CRB, que de bate pronto, aceitou e representará Alagoas na competição.
O tamanho do prejuízo para o CSA não é dimensionado. Após o período conturbado que o CSA atravessa, a retomada dos trabalhos vai precisar de mais alguns anos para recuperar suas divisões de base. Rafael Tenório não conseguiu ter na base, a visão vencedora que teve administrativamente e no futebol profissional. Rafael é um dirigente não demonstra a visão da base como investimento, como formação, como a possibilidade de realimentar o ciclo de investir, formar, ter ganho técnico, vender e reinvestir. Tenório ver base com o ponto de vista de competição e portanto, uma das justificativas é que sem competição não haveria necessidade da base. E isso é um grande equívoco, pois por dois anos consecutivos, o time azulino negou a participação em competições pois não tinha o time para participar.
Não imagino que Rafael Tenório mude de ideia e retome o trabalho da base. Isto ficará a cargo do novo presidente. Qualquer um que vier a assumir o comando do clube precisará assumir o compromisso de resgatar o absurdo que foi abandonar, virar as costas, fechar a base, que é fundamental para o fortalecimento do clube.

  • Pedro Filho

    Um time desse, com essa visão, ainda se diz o maior. Maior, como? Com dois rebaixamentos e desprezo total pela base.

  • ANTONIO MARTINS

    Antes de detonar a administração de Rafael Tenório, você deveria ter ido entrevistá-lo para saber suas razões. É assim que um bom jornalista faz.

    • LUIZ R S FILHO

      Antonio…..me permita……. não há RAZÃO OU RAZÕES que explique ou justifique essa atitude/comportamento do Presidente Rafael Tenório em relação a EXTINGUIR as divisões de Base do CENTRO SPORTIVO ALAGOANO.

      Aliás as RAZÕES são exatamente ao contrário.

      O CSA teve uma receita no ano de 2019, quando participou por mérito na Série A, que nunca auferiu em sua história e ainda se somarmos os últimos 20 anos. Porque não destinou parte dessa receita para às Divisões de Base, suficiente para 2 ou 3 anos à frente ?

      Em 9 de 10 entrevistas que concede à mídia, prega que tem um planejamento de “longo prazo”, que está “profissionalizando o Clube”.

      Encerrar as atividades das Divisões de Base do Clube, faz parte desse “planejamento”, da “profissionalização” ?

      A questão crucial é que o Presidente Rafael Tenório tem aversão às Divisões de Base. Certa ocasião disse: BASE É SÓ GASTO!!!!!

      Nem na época do “fogão (jacaré) de 2 bocas, das ameaças de corte da energia do Mutange pela Ceal,” dos rebaixamentos à 2a Divisão Estadual (que é a unica coisa que Roteiro comemora), entre outras precariedades que passou o Clube, DEIXOU O CSA DE TER BASE E REVELAR JOGADORES.

      Não sou hipócrita, jamais deixo de reconhecer que o Presidente Rafael Tenório capitaneou e foi o principal responsável pelo RESGATE DO AZULÃO. À seu crédito, entre outras coisas, o TÍTULO BRASILEIRO e o ACESSO CONTÍNUO INÉDITO à Elite do Futebol Brasileiro.

      Aprendi com um grande Mestre que tive na escola da Vida, que: ” O Homem (ser humano) é lembrado não pelo que faz, mas pelo que deixa de fazer”.

  • Azul $ branco

    INDEPENDENTE DO QUE ELE FEZ O RAFAEL TENÓRIO. PELO CSA . HOJE ESSE SENHOR ATRAPALHA MAIS DO QUE AJUDAR O CSA Ñ DEVE NADA A ELE. JA PAGOU E TÁ PAGANDO CARO ATÉ AGORA . HOJE O CHEFÃO E UM CÂNCER NO CLUBE SÓ FAZ MAL . MAIS INFELIZMENTE AINDA EXISTE TORCEDORES QUE TEM FEZES NO CÉREBRO AI INDOLATRA ESSE CARA . FORA RT Ñ VEJO A HORA OU ELE SAI OU O CSA TA LASCADO…. ATENÇAO BALANÇA OVO DO PRESIDENTE Ñ VENHO RECLAMAR OK

  • André

    Devia ser obrigatório um time profissional para participar de qualquer competição da CBF se tivesse em atividades todas as categorias de bases. O acesso a série A deixou o presidente adormecido até agora. Foi com a base que o CSA revelou: Paranhos, Zé Preta, Soareste, Adriano, Clayton Xavier, Otávio Praxedes e seus irmãos, Zé Raimundo, Peu, Geninho, Café e tantos outros.

  • João

    A importância da base pode ser medida tanto pelo lado do investimento, que será recuperado com a venda futura de jogadores formados e aproveitados pelo clube, quanto pelo aspecto social, pois oferece aos jovens (a grande maioria garotos pobres) uma porta de entrada para o mundo do futebol com que tantos deles sonham. A verdade é que Rafael Tenório, que muitos veem como grande gestor e empreendedor, não passa de um “cabeça de planilha”, com visão de curto prazo, sem noção do papel estratégico que poderia exercer no clube. Chegou à presidência porque tinha grana para jogar dentro do clube e calou os críticos internos com o retorno do CSA à disputa de igual para igual com o CRB, mas – da mesma forma que JL nas décadas de 80/90 – qual será seu legado quando ninguém mais suportar seus enjoos?

  • um ALAGOANO

    Realmente é estranho esse comportamento, a nova gestão do CRB já demonstra ter um olhar mais apropriado pra base, e já rendendo frutos como é o caso do Emerson, Careca, Carlisson e outros. Acho que o CRB daqui a um ano será um clube muito bem organizado, mais profissionalizado e menos imediatista, acredito nessa nova gestão e até me associei.

  • Rafael Tenório

    até parece que os meus críticos , não sabem a realidade dos fatos , se não vejamos ; qdo assumi o CSA em 2016 não tínhamos se quer , um campo para treinamento dos profissionais ( treinávamos muitas das vezes no campo da AABB ) recuperamos o único campo que tínhamos no Mutange e , colocamos nossa base para morar e treinar em marechal Deodoro , campo e moradia de péssimas condições, resolvemos formar uma parceria com a UFAL e, passamos a treinar com nosso sub 17 e sub 20 lá , qdo presávamos que tínhamos resolvido , veio o desastre da Brasken , e fomos obrigados a sair do CT Gustavo Paiva , no início de 2020 , não tínhamos pra onde ír , a única opção que surgiu foi o Nelson Feijó , alugamos em janeiro de 2020 , e pasmem os senhores , em março começou a pandemia e pra nossa sorte foi suspensas as competições , foi preciso construir , academia , refeitório, deptos médico , fisioterapia , administrativo , vestiários , reformas nos 2 Campos , etc . mais uma vez a base não tinha aonde treinar , em abril deste ano por não ter aonde treinar e não haver nenhuma competição resolvemos temporariamente suspender as atividades da base .
    Quando falam , em grandes jogadores do passado , revelados da base do CSA , afirmo que , na década de 70 e 80 , o juvenil ( como era chamado na época ) treinava com o profissional, motivo porque , revelava-se tantos jogadores , na época não existia , sub 11/ 13/15/17 e sub 20 , a equipe profissional contava com apenas 22 jogadores, dois em cada posição , hoje uma equipe profissional tem em média acima de 30 jogadores , por exigências dos treinadores e a quantidades de jogos , em decorrência das competições ; aos meus críticos , quero dizer , que os tempos mudaram , não se amarra mais , cachorro com linguiça , nem se cria porco com lavagem . Rafael Tenório
    Presidente do CSA

  • Ivo

    Acredito que o presidente do caranguejo não se aconselha com ninguém, é um ditador que só pensa… naquilo $$$$$$ kkkkkkkkk tomou uma decisão de acabar com a base quando estava no banheiro pensando exatamente naquilo $$$$$$ não tem cabimento construir uma casa sem alicerce, claro que irá ruir, esse lampião do esporte se acha dono da verdade por ter tido sucesso na vida empresarial. Com a extinção da base o time fica eternamente de aluguel, quando tiver grana pra contratar faz um time,marrom menos, quando tiver com outro presidente deixa o abacaxi para quem está chegando descascar.Depois engana a torcida com promessa vazia… bem assim vai ser o tão sonhado CT, eu acho que ali será um chiqueiro para engordar caranguejo kkkkkkkkk