Um agradecimento, absolutamente necessário – Blog do Marlon
A derrota ética de Argel Fucks
CSA seguirá na Série A para cumprir tabela

Um dos grandes momentos da Série A proporcionados pelo CSA: torcida no Rei Pelé – Foto: Pei Fon – TNH1

O iminente rebaixamento do CSA para a Série B, naturalmente gera um sentimento de revolta, da busca por encontrar culpados, como se isso, curasse a dor sentida pelo torcedor.

É claro que existem culpados.

Culpados no plural, sem nomear pessoas individualmente. A conjuntura, como um todo, também é culpada e você não tem como individualizar, a ‘conjuntura’ como culpada.

Mas diferente de uma onda de caça às bruxas, diferente do senso comum, opto por um agradecimento.

Enfrentando o Santos no Rei Pelé: CSA jogou contra os maiores times do país – Foto: Pei Fon – TNH1

 

O agradecimento vai para o CSA e a todos os envolvidos no processo, dirigentes, técnicos e jogadores.

Desde o começo da minha carreira como cronista sempre sonhei alto, sempre pensei grande em ter meu trabalho projetado a nível nacional.  Mas quando comecei era inimaginável sonhar com o momento que o CSA proporcionou a todos.

Vivemos uma Série A com a maior quantidade de pessoas assistindo, vivendo a competição, com recordes de presença de público, com o Flamengo causando um furor no país inteiro pelos jogadores que tem e pelo que fez na competição.

Através da participação do CSA na Série A pude avaliar e ver in loco, os grandes times do futebol brasileiro, tive textos publicados nacionalmente, vi jogadores de qualidades, técnicos com diferentes conceitos de jogo.

Repito, era inimaginável ver este CSA jogando no interior, sem calendário, sem divisão chegar ao ponto de pôr uma temporada inteira estar na maior competição do país.

Neste momento fica meu agradecimento sincero por tudo que foi proporcionado. Gratidão é um sentimento para poucos, porque o senso comum ainda é o caminho mais fácil para acalmar o machucado torcedor com a clara sensação de rebaixamento.

  • Felipe M.

    Ao passar esse sentimento de (talvez) frustração, é necessário que, o que deu certo em 2018 com o acesso a série A, se repita no ano de 2020. É preciso tirar o máximo de informações no que deu certo e errado. Aos Azulinos, nada de baixar a cabeça. Nunca vi Alagoas tão na mídia como esteve nesses últimos anos com o acesso a elite do futebol brasileiro. É hora de todos entrar em UNIÃO e com FORÇA, pois já sabemos como é jogar a série A nos pontos corridos. Csa volta para série B de cabeça erguida e como um dos favoritos ao acesso novamente, e quem sabe não consegui o título da segunda. Acreditar é preciso. Lembrem-se:

    EU NUNCA DESISTI (8′
    Avante Azulão!!!

  • ANSELMO CARVALHO DE OLIVEIRA

    Sem dúvida nenhuma um agradecimento extensivo a todos os alagoanos, independente de ser torcedor ou não do CSA, mais como cronista esportivo sim, nos seus comentários, somos todos agradecidos por sua performance exemplar, sou ouvinte assíduo da 103,7 e segipano de nascimento já radicado aqui à 23 anos, abcs.

  • DFS Silva

    Que venha 2020!

    Azulão do mutante/Nelsao, rumo a primeira divisão do Brasileirão 2021.

  • Antônio R.

    Vamos retornar, disso eu tenho certeza e jamais a torcida azulina deixará o AZULÃO só, com tu AZULÃO eu macharei, lutarei nos, lutarei nas ruas, lutarei nas casas lutarei nas ruas, lutarei nas esquinas, lutarei nas matas, lutarei nos céus, lutarei nos mares, lutarei nos rios, lutarei nos campos e lutarei em qualquer lugar do mundo prá te defender AZULÃO, engajarei o teu manto sagrado e nele mim enrolarei mostrando aos infiéis, invejosos e outra mazelas quê estarei pronto prá lutar por ti, dando meu maior grito de apoio e de esperança de quê em 2021, estaremos de novo na elite do futebol brasileiro e quê esse rebaixamento foi apenas um acidente de percurso, eu te amo AZULÃOOOOOO

  • Nilson Braz

    Azulão ontem,hoje e sempre.
    Uma paixão acima de qualquer divisão!

  • Glorioso

    Eu teria um desgosto profundo se não houvesse o ‘AZULÃO E O MENGÃO” no mundo.
    AZULÃO três acessos consecutivos e inédito no FUTEBOL BRASILEIRO, séries C (CAMPEÃO), B VICE-CAMPEÃO e A.
    MENGÃO três títulos consecutivos e inédito no FUTEBOL/2019, CAMPEÃO CARIOCA, BRASILEIRO E DA AMÉRICA.
    AZULÃO E MENGÃO ATÉ MORRER EU SOU.

  • Artur

    Marcelo Cabo nunca mais! Deus nos livre dele para sempre no CSA e daqueles jogadores indicados por seu “analista de desempenho “ , bem como por seu empresário.

    A luz vermelha já tinha sido acesa na pífia e precoce eliminação para o então limitadíssimo Mixto / MT, pela Copa do Brasil, que, diga-se de passagem, mereceu com méritos ganhar o jogo daquele fraco time do CSA até por um placar mais expressivo!

    Infelizmente, não deram o devido valor a tal resultado e ainda por cima acharam que o título do alagoano conquistado apulso contra o também limitado CRB , era o fio de esperança de uma grande série A!
    Ledo engano! Deu no que deu!
    Faltou desde o início do ano a contratação de um diretor executivo com expertise em série A e não ter depositado todas as fichas em Marcelo Cabo, que conseguiu um grande feito, num só ano rebaixou o CSA na série A e o Vila Nova na série B!

  • Daniel

    O CSA retornará a serie A muita mais forte quando participou em 2018, sem dividas trabalhistas, reconquistou a garotada (novos torcedores), com nova estrutura e com força suficiente para retornarmos a serie A em 2021. Nossa diretoria está de parabéns pelo que fez ao CSA até o momento apesar dos equivocos de 2019. Continuo acreditando no novo CSA e agora é hora de não abandonarmos o sócio torcedor para que tenhamos cada vez mais um clube com União e força.

  • Pedro filho

    Eita, não só o time foi rebaixado mas também o blogueiro e os torcedores.
    Que triste…bichinhos….

  • Pedro filho

    Por outro lado, além do sentimento de gratidão, há um sentimento de frustação pois o presidente falou que ia colocar o time na Sul americana e talvez até, na libertadores. Agora não iremos mais ver o Lanus ou o river plate. Que pena…

  • Abrahão

    MARLON, OS TORCEDORES DO CSA NÃO TÊM MOTIVOS PARA TRISTEZA E TAMBÉM NÃO EXISTEM CULPADOS, RAFAEL TENÓRIO E SUA EQUIPE TROUXERAM O MODELO EMPRESA PARA O CSA, MAS NOSSA CULTURA INFELIZMENTE É IMEDIATISTA. TIRAR O CSA DE ONDE ELE SE ENCONTRAVA, DO FUNDO DO POÇO, E COLOCÁ-LO NA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO, É DE TIRAR O CHAPÉU. TORCEDORES VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS, POIS VOCÊS NUNCA ABANDONARAM SEU TIME DO CORAÇÃO, LOTANDO SEMPRE O ESTÁDIO REI PELÉ.
    AGRADEÇO A VOCÊ MARLON ARAÚJO, PELO ESPAÇO NESTE BLOG, E PEÇO DESCULPAS PELAS RESENHAS.
    DESEJO A TODOS AMOR, PAZ E SAÚDE.
    CUIDEM DE SUA FAMÍLIA, POIS A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA: SE ALGUÉM NÃO CUIDA DE SEUS PARENTES, E ESPECIALMENTE DOS DE SUA PRÓPRIA FAMÍLIA, NEGOU A FÉ E É PIOR QUE UM DESCRENTE. (1 TIMÓTEO 5:8) AMÉM.
    UM ABRAÇOS E DEUS ABENÇOE VOCÊS,
    ABRAHÃO LINCOLN

  • Cardoso

    Realmente Abrahão o ano foi bom, tanto prá o CSA, quanto prá o CRB, um ano onde pela primeira vez Alagoas teve um clube na elite do futebol brasileiro e tivesse um pouco de sorte em 2020 Alagoas teria dois clubes na elite, mais um pouco de sorte o AZULÃO tinha ficado na série A, já o galo também faltou um pouco de sorte para conseguir o tão sonhado acesso, porém fica a lição prá os maiores clubes de Alagoas, a persistência e a ambição de brigar pela coisa desejada tem que continuar, só assim é quê se consegue as grandes conquistas, parabéns aos torcedores do AZULÃO quê sempre estiveram do lado do clube, sempre fazendo o trapichão ranger com o peso da grande massa de azulinos e deixo um conselho aos torcedores do galo, vão ao trapichão, sempre estejam ao lado do clube quê vocês amam, quanto aqui no blog digo quê no próximo ano teremos batalhas de comentários memoráveis e obrigado Marlon por nos proporcionar esse, às vezes debate ásperos, mais tudo é só resenhas.

  • Cleonildo soares Ferreira

    Fui a todos os jogos q meu Azulão realizou em Maceió e irei até o último. Meu time do coração é o C S A jamais o abandonarei.

  • Azulino da grota

    Parabéns Marlon pelas palavras.

  • ivo

    Vamos voltar ao mundo civilizado, é , porque torcedor não é nada civilizado quando se trata de time contrário é uma gozação que em muitos causa até irritação, mais vamos deixar para o próximo ano que tem mais, este ano que está findando tanto CRB como CSA, foram muito bem, não alcançar o objetivo é outra história, mas no compto geral foram muito bem, aliás nunca vi o futebol de Alagoas tão bem. Quero pedir minhas desculpas a essa galera azulino a qual considero sim, muitas vezes que escrevi era como torcedor e não como cidadão, respeito é bom e, eu gosto kkkkkkkk Cardoso, Santos, Luiz R., Luiz RS Filho e outros tantos, minhas desculpas e um ano novo com muita saúde e muita paz, o resto a gente corre atrás, ao querido Marlon, tudo de bom , muito sucesso irmão, Deus continue abençoando a todos.

  • Vitor

    Parabéns Márlon, essa sua atitude engrandece o seu profissionalismos e o estado em si, quando que iriamos ver tantos jogos de alto nível no Brasil em nossa casa?
    Sabemos que muitas coisas equivocadas aconteceram nesse ano, principalmente em relação a quantidade de jogadores contratados e qualidade baixa. Sabemos que tudo que foi feito , foi tentando acertar, erra é natural, vindo de um time que a muito tempo não vinha em uma alta como a que estamos vivendo durante esses anos, a diferença financeira é brutal, mas lutamos e ainda estamos lutando e sempre lutaremos.
    É aprender com os erros cometidos, evoluir cada vez mais , buscar fazer contratações corretas para 2020 para que possamos lutar para subir , confio muito em nossa diretoria, nos profissionais que ali estão.
    Sinto muito orgulhoso do Azulão esse time que me da muitas alegrias, representou bem alagoas, entre altos e baixos, levou o nome do estado em todo o Brasil.
    Sempre apoiarei esse clube que esta acima de qualquer situação que seja difícil ou não.
    Afinal ” Tu es o meu amor te sigo aonde for , te dei meu coração te amo AZULÃO!!!” CSA MAIOR DE ALAGOAS
    Abraço!!

  • Antônio R.

    Meus amigos aqui dás resenha, o tempo passa e nós AZULINOS e REGATIANOS defendemos o nosso manto, cada um com suas conversas, às vezes mais agressiva, porém ninguém quer ficar por baixo, nesse ano que está acabando, quantos embate realizei contra, IVO, ABRAHÃO, MALAFAIA e outros regatianos, quantas às vezes, nós déssemos a ignorância é meus amigos isso é o futebol, às vezes tira a razão, isso é uma paixão, isso é uma camisa, isso são cores e nós chamamos de manto sagrado, portanto nós por esses dois grandes clubes no nosso futebol nos tornamos criança sentindo a falta do brinquedo, mais nesse anos torcedores Azulinos e Regatianos choramos agarrados, o AZULÃO porquê desceu e o REGATÃO porquê não subiu e prá os dois se encontrarem na elite, faltou um pouco de sorte, mais vamos entregar a Deus tudo quê aconteceu nesse ano e pedir quê o próximo Ana seja fantástico para os dois grandes de ALAGOAS. ANTÔNIO R.

  • ARMANDO

    O futebol de Alagoas, está muito bem situado. A tendência é que em 2020 tenhamos mais destaque.
    Parabéns CSA!
    Parabéns CRB!
    Parabéns ALAGOAS!

  • ARMANDO

    Ops! Peço desculpas pelo erro no emprego da vírgula. Suprimi uma explicação e esqueci de retirar a virgula.
    O futebol de Alagoas está muito bem situado. A tendência…

  • AZULINO JACARECICA

    Parabéns Marlon pelo brilhante texto!!!! Realmente, nós azulinos temos que agradecer a participação do CSA na Série A 2019. Já parou para pensar no benefício que a Série A trouxe para o Azulão do Mutange. O CSA nos deu um exemplo de lição de vida! Até bem pouco tempo atrás, o clube não tinha absolutamente nada e desde 2016 colecionou acessos, deixou o anonimato para traz, conquistou um título de campeão brasileiro (2017), mas o tempo todo existiu pessoas querendo seu fracasso, ninguém aplaude a conquista de ninguém. Estamos vivenciando a fase do espírito de porco. Passaram o campeonato todo desmerecendo o fato do CSA jogar uma Série A, coisa que o rival nunca sonhou com isso. Nunca reconheceram o fato de um time de futebol alagoano retornou com méritos para disputar o campeonato de futebol mais difícil do mundo, sempre desmerecendo, sempre fazendo piadas esdrúxulas e nunca sequer olharam para os defeitos existentes no time rival. O CSA deu exemplo de gestão séria e compromissada em colocar o CSA na vitrine do futebol brasileiro e assim foi feito. Somos os mais pobres, somos as última opção do jogadores, somos o que temos o menor orçamento, somos o time que temos a pior estrutura (departamento medico, preparação física, nutricionista, fisiologia) e disputamos com cabeça erguida dentro das nossas limitações. Porque o fracasso alegra, o fracasso é a felicidade deles. Isso só mostra que o tempo todo sempre haverá alguém querendo comemorar o seu fracasso, sempre vai haver alguém para humilhar o seu fracasso, sempre haverá alguém para te rebaixar, sempre haverá alguém para te menosprezar. Parabéns ao CSA pela brilhante participação na Série A, que os erros cometidos ao longo de 2019 sejm refletidos e se corrijam para voltarmos mais forte em 2021. O CSA vai entrar em 2020 com as dívidas zeradas, mas sempre vai haver os espíritos de porcos dizendo que isso não vale nada. Com certeza vale, é só olhar o que o Flamengo fez em 2013, 2014, 20165, 2016, 2017 e 2018. O heptacampeão pagou as dívidas e está colhendo o lucro em 2019. Isso é um caminho sem volta. O CSA me fez ser mais azulino e sentir um orgulho que eu nunca senti. Saudações azulinas.