CSA consegue ponto importante e mostra evolução no desempenho – Blog do Marlon
Precipitação não é alma do negócio
As lições deixadas nas estreias nos brasileiros

CSA empata com Palmeiras e consegue resultado importante – Foto: Pei Fon – TNH1

 

O CSA somou seu primeiro ponto na Série A. Conseguindo competir com o Palmeiras, o time saiu atrás do marcador, mas arrancou um empate em um jogo que teve um placar justo. O Palmeiras deixou de jogar um futebol mais vertical, com mais finalizações e eficiência na execução das jogadas e o CSA lutou, não se assustou jogando contra o campeão brasileiro.

O empate foi muito bom para o CSA, notadamente, após a pífia apresentação contra o Ceará.  O resultado serviu para retomar a tranquilidade no ambiente, a paz para seguir o trabalho e como dizia Eurico Miranda, recuperar o respeito. Após o 4 a 0 e se acontecesse uma nova derrota com facilidade iriam apontar um rebaixado, uma equipe que seria o saco de pancada. O time azulino mostrou que jogando no Rei Pelé será um adversário difícil.

É verdade que o CSA ainda não encontrou situações de uma transição forte, é um time muito pobre para atacar, ainda falta algo a mais. O time viveu de duas situações de bola parada, mas a dinâmica de Madson, a intensidade de Matheus Sávio pode apresentar caminhos para uma melhor construção ofensiva. Também se viu claramente, um encaixe na marcação, sendo uma equipe menos vulnerável. Como resultado foi muito bom e como desempenho foi importante apresentar uma evolução de um jogo para outro, com um período curto de um jogo para o outro. Também mostrou que o Marcelo Cabo está  buscando, tentando encontra o equilíbrio entre defender e atacar com a mesma consistência e intensidade

O jogo tático

CSA veio para o jogo muito modificado. Em relação a equipe que começou jogando contra o Ceará eram seis mudanças.  Jordi substituiu João Carlos, que cumpria suspensão  automática, Armero na primeira linha de quatro pelo lado esquerdo, Naldo no lugar de Dawhan, Maidana no lugar de Matheus Sávio, Cassiano como homem referência no lugar de Patrick Fabiano e Madson no lugar de Robinho.

O time subiu sua estatura média com os dois volantes (Naldo e Bruno Ramires) e sem a posse fazia duas linhas de quatro tendo Maidana e Cassiano um pouco mais a frente. O time do Palmeiras veio modelado com dois volantes, sendo que um dos volantes, Moisés, é o que a gente chama atenção para a qualidade e a característica necessária no futebol modeno: participação no jogo ofensivo, ultrapassagem, jogador que pisa na área. Raphael Veiga pelo lado direito, mesmo sendo canhoto, pois teria facilidade com a perna esquerda quando viesse pelo corredor central, Lucas Lima , o construtor do time, Hyoran no lado esquerdo e Deyverson mais a frente. Mayke acanhado pelo lado direito , mas tinha Vitor Luis mais agudo.

Logo que começou o jogo, o Palmeiras optou por ter a posse de bola. O time se caracteriza por ter mais verticalidade, por buscar a finalização e circulava muito a bola. E assim o time alviverde chegou ao gol. No entanto, o gol surgiu de uma desorganização defensiva do CSA, que desmanchou o corredor direito, com Apodi e Madson subindo e não recompondo. Bruno Ramires ficou encarregado ne cobrir o setor, mas não agrediu, não diminuiu espaço, Hyoran foi ao fundo e fez uma linda assistência. Rapahael Veiga bate de primeira, cruzado, a bola tocou na trave e entrou no gol.

Com nove minutos e tomando o gol até imaginei que o CSA poderia sentir novamente o gol tomado, mas o time seguiu jogando, mantendo a postura de marcação forte e compactado. Veio o momento em que o meia Maidana sentiu uma  contusão. Marcelo Cabo foi obrigado a retornar Matheus Sávio a titularidade. No momento em que ele entra, já chega para coadjuvar o momento ofensivo com Madson, já busca uma jogada de um contra um, procura tabela com Didira, sofre a falta, bate a falta com perfeição, a bola explode na trave e por pouco o CSA não empata o jogo.

Terminou o primeiro tempo ainda com o Palmeiras finalizando e forçando Jordi a fazer uma defesa, mas não era o time que tem como média nove finalizações certas no jogo.

Começou o segundo tempo, o time do Verdão paulista  voltou mais próximo do que a gente se acostumou a ver do time do Felipão: um time que finaliza muito e no alvo. Em dez minutos foram três no alvo. Depois disto, o CSA seguia marcando, mas tinha dificuldade para se organizar ofensivamente.

Surgiu então uma bola parada. Com o aumento da estatura da equipe, chama atenção da defesa do Palmeiras e sobrou espaço para jogadores como Matheus Sávio, no meio da defesa, coisa rara do Palmeiras sofrer gol desta maneira, Sávio chutou duas vezes, a primeira explodiu na cabeça de Deyverson e no rebote, novamente Sávio chutou, fez o gol e explodiu o Rei Pelé, com o CSA empatando o jogo.

O gol fez o torcedor jogar com a equipe e a partir deste momento, Marcelo Cabo fez as mudanças por desgaste físico. Tirou Bruno Ramires e trouxe Dawhan e tirou Naldo colocando Leandro Souza, trazendo Gerson para jogar de volante. Felipão deixou o time mais rápido, mas nem Carlos Eduardo, nem Felipe Pires conseguiram vencer duelos com a defesa do CSA.

Matheus Sávio foi o craque da partida. Marcelo Cabo trabalhou melhor até em função das opções que dispõe em comparação a Luís Felipe Scolari.

  • Silvio César

    Ocorreu uma visível melhora, mas estamos longe de um time que vai brigar para permanecer na série A, o CSA precisa se reforçar com jogadores de qualidade. Mas vontade de jogar não faltou ontem.

  • GEDSON kbça

    Felipão mais de fato provou que gosta de Maceió e mais ainda do csa. Ou foi por acaso a escalação de ontem? Mas como ele maesmo disse que na sua gestão não existe time titular e time reserva, . Então qual seria o time que jogou contra o CSA ? O resrva ? O micro? Ou o titular?

  • Pedra Noventa

    O Glorioso Azulão Bi-Campeão Alagoano e cCampeão Brasileiro da série C, empatou com o todo poderoso Palmeiras campeão brasileiro da série A, vamos que vamos.
    A galinha do macumba perdeu para o lodrina, Vai ! Vai! Chorar. Vai! Vai! Sofrer. Vai! Vai! Cair. Vai! Vai! prá C.

  • José A de Oliveira

    Gostei do placar mesmo sendo torcedor do CRB, não desejo que o CSA seja o saco de pancada, pelo contrário, quero que faça boas apresentações e permaneça na série A por alguns anos, que isso sirva de exemplo para CRB que atualmente está a reboque do CSA, era para ser ao contrário se tivéssemos uma diretoria inteligente que cuidasse dos detalhes, fizesse boas contratacoes e soubesse investir na base. Mais fazer o quê? Depende-mos da diretoria que ai está, todo ano inicia com os mesmos erros, se não tiver cuidado CRB será o saco de pancada da série B.

    • José A de Oliveira

      Esse jogo do CSA contra o Palmeiras mostra mais uma vez, Maceió ou em munipio vizinho, mais precisa-se de um estádio de Futebol maior que o Rei Pelé, no mínimo para 35 mil pessoas sentados com folga, imagine você quando vier Flamengo, Corinthians, Grêmio se o CSA estiver bem colocado na tabela no próximo ano a mesma coisa, se um dia CRB subir a maior torcida do estado aí lascou tudo, os dois na série A. Venho defendendo essa tese desde o ano 2017 quando CSA ainda estava na série C. Governo do estado ou a Prefeitura precisa construí um estádio bem maior.

      • Mordido do Porco

        O CRB tem torcida pequena, não tem problema, o estádio comporta os 3000 torcedores do galo.

      • Cardoso

        Como, não entendi os rosinhas tem a maior torcida de Alagoas, Oliveira você é um brincalhão, olhe a torcida da galinhada na abertura da série b, teu time teve um prejuízo de quase 15 mil e tu vêm com essa conversa, acorda menino do teu sonho.

  • azulino 100%

    Estou torcendo para o CSA fecha negocio com os chineses dono do maior clube de futebol chinês ai sim vamos ve investimentos e altos jogadores. Torço para isso avante meu azulão

  • Emerson Oliveira

    Caro Marlon ,

    Confesso que não vi toda essa melhora ou evolução. Vi, sim, um Palmeiras que abdicou de seu poder ofensivo ao fazer um gol tão cedo. Achou que faria gols quando bem quisesse e entendesse.

    Salvo engano, o primeiro chute no gol que o CSA deu foi somente aos 10 minutos do segundo tempo (sem considerar a bola parada, na trave, de Mateus Sávio). Isso não seria muito pouco para quem almeja permanecer na série A?

    No mais, vi um Apodi chiliquento que abre os braços após perder uma bola e exige que a arbitragem marque falta e ainda desiste da jogada.

    O CSA claramente não sabe muito bem o que fazer com a posse de bola. Apenas toca de um lado para o outro. Ou, qual foi a jogada construída, com boa transição defesa-meio-ataque que levamos perigo ao Palmeiras? Creio que não houve.

    Tanto foi assim, que nosso gol de empate veio de bola parada (um escanteio).

    • Cardoso

      Ou Zezinho, teu AZULÃO, deixa de conversa Zé Aruela tu és rosinha, mim engana que gosto, vai comentar a tua galinhada, deixa o AZULÃO quê nós azulinos comentamos, vai dormir com tua conversa.

  • Jr Malafaia

    A mundiça azul do mangue aplicou, sem dó nem piedade, uma goleada histórica nos reservas dos reservas do Palmeiras: 1×1…
    Só que o Santos não vai dar essa colher de chá não… 🙈🙉🙊

    • EU

      JUNIOR BABACA preocupe-se mais com o teu time que está comprovado que não tem torcida e sim testemunhas otário.

    • Cardoso

      Malafaia, arranja um lavado de roupa e lava tua boca imunda quando falar do CAMPEÃO das Alagoas, vai cuidar do perebento do teu time quê perdeu na estreia e ainda por cima teve um prejuízo de quase 15 mil, porquê tú de apoiar o teu time fica olhando o dos outros, deixa de ter inveja do AZULÃO e cai na realidade, isso é série A, entendeu ou quer que desenhe.

  • Mordido do Porco

    EXTRA, EXTRA, EXTRA, grupo local “PASTEL CHINÊS ” quer fazer parceria com CRB. A especialidade vai ser pastel de galinha.

  • azulino 100%

    Jr malafaia ser fica puto e pior….. Galinha velha kkkkkkkkkkk

  • Pedra Noventa

    Se não for “Fake News” e os chineses investirem no Glorioso Azulão, aí sim , seremos campeões do campeonato brasileiro da série A, vamos que vamos glorioso das Alagoas.
    Já a galinha morta do macumba, segue rumo a série C.

    • ivo

      Ô Pedra Nojenta, com esse empate o csa será campeão, quero ver a sua opinião quando o resultado for outro!!! torcedorzinho corneteiro…!!!

  • Sampaio

    Muita euforia para pouco futebol!

  • Frank Oliveira

    vejam, o ”PODEROSO CSA” vem de uma goleada, a torcida puta da vida e o treinador balançando, o ”felipão 7×1” nunca negou que gosta do csa, ”levou quase todo time reserva, meu amigo, ta na cara que esse ”time sem mundial” facilitou, agora chega no final precisa desse ponto e não tem, melhor pra o time que ”tem mundial” vai corinthians…há e o Deyverson ainda disse ao reporter! o que é que eles estão comemorando? o empate?

  • Azulino desde pequeno

    Uma pergunta , para quem vai todo esse 100 milhões? E vender uma coisa que não lhe pertence , não vejo essa negociação com bom olhos , abram os olhos azulinos o csa pode ir do céu ao inferno. Csa é do povo não é do Rafael Tenório , essa negociação é puro interesse.

  • Pedra Noventa

    Record de renda no rRei Pele e o Glorioso Azulão Faturou Seiscentão Mil Reais.
    Já a “Galinha Morta do Macumba”, perdeu em casa do time do interior do Paraná e teve prejuízo financeiro.
    Por isso eu digo: “A galinha morta do macumba”, vai! vai! CHORAR; vai! vai! SOFRER; vai! vai! CAIR, vaí! vai! PRÁ C.

  • Eduardo Lopes

    Não vi evolução nenhuma, o Palmeiras veio treinar aqui com seu time C e numa bola parada o CSA conseguiu o empate.
    #foracabo

  • Cardoso

    Eu fico olhando a galinhada, a galinha de roteiro perdeu e nenhum rosinha apareceu prá comentar, todo mundo caladinho, aí o CAMPEÃO Alagoano joga aí os rosinhas mete o pau no CAMPEÃO, agora eu entendo porquê a 🐔 nunca ganhou nada, sabem porquê, porquê são uns perebento fofoqueiro que só fica olhando a vida dos outros e não cobra da sua diretoria ação para o timeco de roteiro crescer, prefere falar do AZULÃO, agora no jogo dos rosinhas dava pra lutar espada nas arquibancadas, hora nao tinha ninguém, numa abertura de campeonato e a galinhada teve um prejúde quase 15 mil, dizer o quê dessa torcida, ou melhor quê torcida, tú viu, eu não vi.

  • Ivo

    O Cardoardoso,Vc é meio mole da cuca,pra comeco de conversa na decisão foi uma Vitória para cada lado,e olhem que vocês tiraram do..
    Com um gancho,depois você quer dizer que a renda vai ser sempre essa?Pare de sonhar bobão, você parece que não entende nada de futebol.