Fatos ainda não revelados e a verdade sobre o doping de Walter – Blog do Marlon
Reta final e rodada decisiva para CSA e CRB
CRB seca Juventude e foca ‘dever de casa’ para se manter na Série B

Walter enfrentará o processo de julgamento sobre o caso de doping; Até lá está liberado para jogar – Foto: Pei Fon – TNH1

 

O jogador Walter caiu no exame antidoping feito de maneira corriqueira pelos órgãos de controle de dopagem no Brasil.

A mudança da legislação desobrigou a comunicação do fato ao clube. A partir deste ano, o contato passou a ser direto entre a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e o jogador. Neste processo, o CSA realmente não foi notificado.

No entanto, algumas informações foram veiculadas e reproduzidas como verdades, mas não são. A título de esclarecimento cabe ao Blog trazer à tona detalhes importantes neste processo.

Walter realizou um exame de controle de dopagem e o resultado mostrou a presença de uma substância dopante. É procedimento normal realizar a contraprova do exame.

A contraprova é realizada com a mesma urina colhida para o primeiro exame. A realização do segundo exame voltou a apresentar a substância dopante, portanto, a contra prova repetiu o resultado do exame inicial, dando positiva.

Com o segundo resultado positivo, Walter foi ao Rio de Janeiro, contratou um advogado e no seu processo de defesa alega contaminação por parte do farmácia de manipulação. Esta é uma jurisprudência dos últimos anos que os jogadores pegos nos exames de controle de dopagem tem alegado em sua defesa.

A informação é semelhante à frase, ‘a culpa não é minha. A farmácia manipulou o remédio errado. Tem contaminação’.

O jogador não está absolvido. Esse é um outro engano. Walter ainda terá o seu julgamento marcado e a partir da marcação da data do julgamento, o jogador será suspenso de forma preventiva. Enquanto isso, ele estará liberado para atuar pelo CSA, sem qualquer tipo de prejuízo para o clube.

Walter está na fila de uma série de outras denúncias sobre doping. A expectativa existente é que o jogador possa ter o seu julgamento marcado para o mês de janeiro.

O processo está apenas começando. Muita água vai passar por baixo desta ponte.

  • Ed Amorim

    Na minha opinião nem escalaria ele , CSA chegou onde está sem a ajuda dele , jogador problema Walter …

  • Ivaldo

    Dois jogadores inúteis que vieram com uma expectativa razoável e não corresponderam.
    Walter e Alemão.

  • Azulino

    Ainda acredito que o Walter nos ajudará muito na Série B.
    Ele sabe do seu potencial.

  • BRUNO HILARIO

    NA MINHA OPINIÃO , TAMBÉM NÃO ESCALARIA ELE, JÁ IMAGINOU A GENTE CONSEGUIR O ACESSO NA RAÇA, NA LUTA E POR MERECIMENTO . NO FINAL A GENTE TER QUE PERDE PONTOS POR CAUSA DISSO. É PRA SE REVOLTAR COM A DIRETORIA DO CLUBE PORQUE SABE QUE ISSO PODE ACONTECER E MESMO ASSIM VAI ESCALAR O CARA.

  • PAPA GALO

    Do Walter não digo nada, mas o Alemão é um centro-avante que joga pelo lados e afunilando. Acho que o Marcelo Cabo deveria entrar com ele dessa forma e com o Rubens na área. Esse Alemão é bom de bola e de gol e não desaprendeu tá cá peste!

  • Maior Campeão de Alagoas

    Existe algum risco ao clube pelo caso do do´´´´pping? Existe algum risco de escalar ele nas próximas partidas?

  • Aurelio

    Lamentável Marlon esse tipo de reportagem nesse momento que vive o CSA,sei do seu profissionalismo e imparcialidade, mas totalmente desnecessário, isso só agita e contamina o ambiente interno e externo do clube, ora se você cita que provavelmente sera julgado em janeiro/2019,pra que essa matéria agora.
    Quanto ao atleta acho que ele pode ajudar muito o azulão, tem capacidade e talento,mas só escalaria com aval da CBF e STJD.

  • José Wilton

    Salvo engano! A comunicação ao clube nunca foi obrigatória, mas sim, no caso do futebol, à CBF (Art. 69. Quando a análise da Amostra B confirmar o resultado da análise da Amostra A, ambos os resultados devem ser notificados pela ABCD ao Atleta, a sua Federação Internacional, a sua Organização Nacional Antidopagem, a sua entidade nacional de administração desportiva e a WADA-AMA). A suspensão obrigatória não ocorre após a marcação da data do julgamento e sim logo após a notificação aos órgãos competentes (aí incluida a CBF) e o presidente da ABCD pode não efetivar a suspensão obrigatória, dependendo da substância encontrada no exame, é o que diz o art. 78 do Codigo Brasileiro Antidopagem.

    • Luiz R S Filho

      Exatamente José Wilton….consultei a ultima lista de atletas de todas as modalidades esportivas no Brasil publicada/divulgada pela ABCD, atualizada na última segunda-feira (08/10/2018) no site da entidade (www.abcd.gov.br) e não consta o nome do atleta WALTER….tanto na relação de suspensões provisórias como nas definitivas. Se até hoje ao termino do expediente da CBF/STJD/FAF não foi dado conhecimento OFICIAL de que o atleta foi SUSPENSO, ele tem condições de jogo para amanhã.
      Evidentemente que a partir de segunda-feira esse quadro/situação pode modificar. Eu não sou especialista nesse assunto, mais já ocorreu em que apesar de uma contra prova ser positiva – o atleta não foi suspenso imediatamente – salvo engano um caso recente no Judô. Mas cada caso tem sua peculiaridade.

  • Azulão Campeão

    Para falar sobre este assunto só o pessoal competente, no caso em questão o departamento jurídico do clube. Informando aos torcedores se o jogador pode jogar ou não , daí.

  • Aurelio

    Totalmente desnecessário e inoportuna essa matéria, nesse momento que vive o clube. Esse tipo de matéria só tumultua o ambiente interno e externo do Azulão. Sei do profissionalismo e imparcialidade do Marlon Araujo, mas como o blogueiro menciona na matéria, que o atleta será julgado provavelmente em janeiro/19. Então é descabido expor essa matéria agora.
    Quanto ao atleta , acho muito importante pra o grupo, competente, goleador e tem muito a ajudar o maior de Alagoas, porém só o escalaria com aval da CBF e STJD.
    Avante Azulão!!

  • Emerson

    Sou azulino e não vejo problema nenhum com a materia. É papel do jornalista informar. Não foi feito aqui nenhum juizo de valor, mas apenas a informação foi trazida. Eu mesmo estava curioso pra saber sobre essa questão do Walter. Ele não é bebê! Foi preso, manchou o nome do CSA nacionalmente e a Direção abafou. Acho que o Cabo apadrinhou de vez o treloso. Tomara que o treinador acerte!

  • Cláudio de Moraes Souza

    Marlon, essa edição da série B desse ano foi indiscutível a mais fácil de todas, mais os times de Alagoas foram os piores dos últimos tempos, o lixo do CSA foi menos ruim, sou azulino e tenho senso de críticas, vejo jogadores ultrapassados e em fim de carreira sem a mínima condição de jogo tipo: Neto Berola, Walter, Welika, Ruan…etc, quando vi o jogo do CSA x Boa Esporte, fiquei assustado sem entender como é que esse time está no G4 pelo amor de Deus, gostaria de saber da sua pessoa se acredita que o lixo do CSA chegará a série A, porque eu não acredito e acho um lucro extraordinário a permanência na B, na realidade ambos se houvesse lógica permaneciam na série C.