A receita não mudou! Também eram os mesmos ingredientes – Blog do Marlon
Não pode ser transformado em rotina
Não pode perder por perder é preciso tirar lições

Oeste marca em jogada previsível, garante vitória e deixa começo de returno do CRB no mesmo patamar – Foto: Pei Fon – TNH1

 

Era esperado um começo de returno diferente, um CRB mais intenso, mais eficiente e passando um recado que havia expectativa de recuperação. Mas com a bola rolando, não foi isso que vimos.

A ‘receita’ do CRB era a mesma: um time com a posse de bola, com muitas trocas de passes, todas elas pouco produtivas, sem criar situações de transição ofensiva no terço final do campo e com nenhuma efetividade na valência tática: finalização.

Ao longo da semana, no Pajuçara Futebol Clube eu já cantava a pedra, que o CRB não poderia ter o mesmo modelo que apresentou em Florianópolis.

Nas condições do jogo do Figueirense, o time catarinense teria a posse de bola e iria propor o jogo. Nestas condições concordava com Tinga jogando de extremo, mas jogando em casa, precisando vencer, não.

Eu jogaria com dois extremos, um meia e um centroavante, porque assim as linhas do Oeste iriam para trás e os extremos dariam amplitude.

 

Roberto Cavalo foi inteligente e resolveu o jogo na sua proposição tática. O time veio com uma linha de quatro, a segunda linha era formada por três volantes ( Lidio centralizado, Marciel pelo lado esquerdo e Betinho pelo lado direito),  com Marcinho a frente dos volantes. Os dois extremos jogavam pelo lado e sem a bola encaixavam nos laterais, Marcinho pegava o volante e a saída de jogo do CRB era com os zagueiros.

E o bote já estava armado, atacar o homem da bola, fazer a transição rápida e buscar a finalização.

O CRB ficou travado ao longo de todo o primeiro tempo e só veio melhorar já no final. Primeiro tempo de disputa, muita entrega tática, mas pouco futebol.

 

Roberto Cavalo trouxe um 4-3 -1 – 2 , sendo 3 volantes na 2ª linha e o 10 marcinho sem posse completava o losango . Assim formava um duelo no corredor central sendo que com superioridade numérica 4×3 – TaticalPAd – Marlon Araújo

No segundo tempo, o time veio mais propositivo. Acontece a tradicional ‘mudança do técnico’ para sair do conservadorismo, ousar um pouco mais e ser ‘o pai da criança’. O CRB melhorou com Willians Santana de um lado, Elias do outro e centralizado, o Rafael Costa. O time chegou a criar uma oportunidade logo no começo do jogo, com Santana finalizando e Tadeu trabalhando.

Mas o plano do Roberto Cavalo funcionou. O CRB saiu com os zagueiros, que tem dificuldade de construir o jogo, o modelo deu certo para o Oeste. Boaventura tentou sair, deu um passe na fogueira para Diego, Betinho atacou, roubou a bola e com três toques, o Oeste fez o gol. Um gol com a assinatura do manual de transição ofensiva.

A partir daí as mudanças foram dentro de um time desesperado. A troca de um meia organizador lento por um meia mais dinâmico e que pensa menos e tirou um volante para ter um atacante fazendo um 4-2-4.

O CRB montou uma pressão, finalizou muitas vezes – foram 21 no jogo, com apenas quatro no gol -. Já o Oeste finalizou oito vezes, com quatro no gol e uma destas assegurando a vitória.

Ficou evidenciado que a dinâmica, jovialidade e entrega tática de intensidade definiram o jogo.

Uma nova derrota, na abertura do returno. O CRB não mudou a condição apresentada ao longo de todo o turno. A situação segue muito complicada e sem um direcionamento de mudança que possa levar o CRB a viver um momento diferente na briga por sair da zona de rebaixamento.

O atacante Pedrinho foi o dono do jogo. Marciel foi o garçom. O técnico Roberto Cavalo trabalhou melhor. O meia Felipe Menezes não entrou em campo.

  • Almeida

    Percebe-se claramente a situação super complicada por qual passa o CRB:

    Primeiro:
    Não existe técnico que faça o CRB jogar, isso já ficou claro, os jogadores não têm vontade, não vibram, não suam a camisa de verdade. Alguns, como Bruno Paulo e outros, nem vibram quando o CRB faz um gol, pode olhar as imagens da TV.

    Segundo:
    A solução seria realmente fazer um pacote (Bruno Paulo, Alípio, Mazola, Feijão, Diego Rosa, Cleiton Xavier, e também a AVENIDA onde tudo passa Av. DIEGO BOAVENTURA, este último é mestre em entregar jogo. Todavia, tem o problema da MULTA RESCISÓRIA que colocaria o CRB numa sinuca de bico e com possibilidade de uma chuva de Ações Trabalhistas.

    O fato é que não existe mais motivação pro torcedor do CRB ir ao estádio.
    Lembro que no ano passado a torcida comprou a briga e lotou o Rei Pelé nas últimas partidas do Galo. A diferença é que no ano passado o time perdia, mas a gente via a garra, a vontade de ganhar, o entusiasmo, etc. Hoje os caras entram em campo sem vontade de jogar. O time não agride nenhum adversário, nem dentro nem fora de casa. Não existe pegada.
    No final da partida, fica aquela correria maluca, tentando passar para os torcedores que eles estão lutando, com vontade de vencer, COISA NENHUMA, time fraco, sem ânimo, sem vontade. Os jogadores do banco quando entram, já entram cansados, também sem disposição pra jogar.

    Enfim, acho que esse ano não dá mais. Sabemos que ainda faltam muitas rodadas, mas com esse grupo não vejo possibilidade.
    ESSE GRUPO DE EX JOGADORES É MUITO FRACO.

    Que sirva de lição.

    • Thiago

      Leitura exata. Faço a ressalva, que é preciso cobrar atitude de diretoria e jogadores, enquanto ainda há tempo.

  • Emerson

    Precisa ter muita criatividade pra falar a mesma coisa de forma diferente. Acho que o grande desafio pra o Marlon é escrever sobre o CRB, que tá do mesmo jeito desde as primeiras rodadas. Os torcedores já perderam a paciência e a esperança e nem comentam mais nada tb.

  • José A de Oliveira

    Bom dia Marlon e torcedores, está evidente técnico Doriva não entende de série B, diferentemente da série A que os jogadores são mais técnicos, inteligentes, a série B os jogadores são menos técnico mais burros, os do CRB são mais burros que a média, por isso exige que o técnico entenda de sistema tático para suprir a deficiência técnica, exemplo quando precisar deixar o jogo truncado sem posse, aberto e rápido quando está com posse e atacando, como o treinador do Oeste fez não deixou o CRB criar marcando bem setor de criação principalmente Felipe Menezes, vemos se repetindo os mesmos erros, jogadores ansiosos esperando a bola no pé, como no erro Boa Ventura e Diego, distantes, sem cabeça erguida para ver opções, sem jogadas ensaidas, se contrata ataque, sem chutes de média e longa distância, sem cobrança de falta. Nada acontece por acaso, nem a fase boa nem a fase ruim. Preciso aceitar que no outro lado também tem 11 jogadores querendo vencer, como tudo na vida vence quem for mais tranquilos e inteligentes, no CRB não séria diferente.

    • ivo

      Torcedor sai com cada comentário, Oliveira, meu caro, as suas criticas sempre são dirigidas aos técnicos, foi assim com o Mazola, Junior e agora com o Doriva, você não foi feliz na sua observação de hoje, esta faltando ao CRB comando, o clube parece que não tem presidente, ninguém toma uma posição, parece que já estão conformados com o futuro, não é só o time que não vibra. Esta claro que o problema não é treinador, aliás, quando vc cita que o atual treinador não entende de serie B, discordo completamente, meu caro, se fosse ele de serie C ou D o comentário seria o mesmo. Vejamos, essa escalação do CRB, é praticamente a mesma, raríssimas exceções, dos técnico anteriores, e a bola continua murcha, não precisa ser um expert em futebol para entender qual a necessidade do galo. Ou contrata, ou o destino esta traçado.\O galo não faz uma jogada no tempo futuro, não arrisca nada, é só de lado ou pra trás, é uma tristeza assistir jogo do CRB.

      • José A de Oliveira

        Caro Ivo, acho que tem muito dos três, diretoria fraca, técnico que há pouco estava na série A mais não sabe jogar a série B, e jogadores sem garra e tranquilidade. Me refiro ao técnico porque pensei que ele daria uma cara ao CRB e não deu. Mais tem outros detalhes que me chama atenção, alguém pode me tirar uma dúvida, tem sinal de internet e TV acabo no CT do CRB? Sempre que passo em frente ao CT o sinal de Internet das principais operadoras ficam fraco, se isso acontece lá e não tiver sinal, os próprios jogadores que ficam concentrados talvez nem assistam os jogos dos adversários e não aprendam nada com jogos, convenhamos o CT do galo é muito bom mais ainda é meio deserto. Fique certo disso, grandes problemas é sempre a soma de pequenos problemas. Seria bom resolver cada um deles, primeiro.

  • Abrahão Lincoln

    Concordo plenamente com você Almeida, ainda vou ser radical, ou o Senhor Marcos Barbosa toma uma atitude severa, colocando jogadores sem compromissos para FORA, mesmo que tenha que pagar MULTA RESCISÓRIA, pois a diretoria deve pagar por seus erros, ou seremos rebaixados para série C.
    Marcos Barbosa tome uma atitude, enquanto ainda há tempo.

    Abrahão

  • Clodovaldo Oliveira

    Eu comparo, com um exercito de mercenários, que são contratados para defender uma causa ou um país, não existe amor, existe sim o que vai receber no final do mês. Claro se não lutar morre, mais fazem somente o necessário, e no final da missão são resgatados não importa o resultado da batalha. Se estrutura de base, não temos amor a camisa…..,
    Vamos torcer que aja uma reação, pois a coisa tá ficando feia.
    Abraço.
    Clodovaldo….

  • Wagner Cavalcante

    Marlon, eu já dizia aos meus amigos regateanos, desde de 2016, que o CRB estava vivendo a fantasia de um presidente fanático, mas que de besta não tem nem a cara. O time de Roteiro nunca teve tanto dinheiro em sua história, contudo, nunca foi tão mal como vem sendo nos dois últimos anos. Ganhou o Alagoano de 2016 e 2017 jogando bem menos que o rival e a torcida se iludiu com a “agitação” de seu mandatário… Um típico dirigente brasileiro: centralizador, metido com política, acusado de vários delitos, polêmico, falastrão e cheio de segredos. Me lembra e muito um tal Euclides Melo, que quase acabou com o CSA. Tomara que o CRB não precise passar pelo que passou o time do Mutange pra poder se reerguer. Esse ano vão ter que mais uma vez contar com a incompetência de algum adversário pra escapar da série C, porque se depender de jogar futebol pra se manter, o torcedor já pode começar a ir se acostumando com o rebaixamento. Grande abraço

  • Sincero

    O CRB precisa urgente de reformulação administrativa e futebolística. Estou cansado da dinastia MB e turma, além disso vemos que times da região que investem na base tem tido sucesso, a exemplo do Náutico em Recife e o seu rival Sport caindo por ir sempre atrás de refugos dos grandes do país, como fizemos esse ano. Se eu fosse o MB deixaria os ingressos até o final da temporada por 10 reais, assim chamava público e afastava um pouco as laranjas podres do elenco, já que elas contaminaram o ambiente como um todo. Nosso rival ta numa campanha bonita, por ser humilde e vim organizado para a Série B desse ano, já nós parecemos um time da casa mãe Joana e isso é provado jogo após jogo. Eles provavelmente subirão e nós cairemos como lanterna ou vice- lanterna. Triste realidade para uma torcida, acostumada a comemorar estaduais e não boas campanhas nacionais.

  • Fantasma do Rebaixamento

    Esses torcedores tem medo de cobrar ao Marcos Barbosa e sempre culpam o técnico.

  • Alves

    Sinceramente concordo com tudo que já foi dito acima e digo mais alem de não dar valor ao clube que o acolheram ficam tentando nos enganar com gestos de que tentou fazer a coisa certa e não teve sorte como o centro avante que entrou no segundo tempo disputou uma bola dentro da área e até que ficou com a posse mais de costa para a trave e tentou chutar para o gol só que com peito do pé, daquela posição só ele acreditava que acertaria, horrivel e ainda agrediu o gramado sem ser culpado, meu amigo era só olhar e ver que na frente dele tinha gente com melhor condição era só rolar e se abaixar! só não podia rolar para o William que se confunde no momento de bater na bola se vai em direção ao gol como teve uma chance que até foi inteligente quando conseguiu no drible de corpo abrir uma clareira e ficou em condição de chutar e fazer o gol ou o goleiro defenderia mais aí faltou aquilo que o Daniel Costa tem categoria! como é que de frente do gol mais pro lado esquerdo vou bater com o lado interno do pé direito, claro que a tendência é a bola sair e quando ele está do outro lado bate com o lado de fora do pé e não é só ele não tem mais, eu como jogador de várzea em campo esburacado essas bolas o goleiro até podia defender mais que ia no espaço da meta isso eu garanto! Doriva pega esses caras e passe mais tempo mostrando nos vídeos de cada jogo passado o que ele teria que ter feito, só bola e campo não adianta! Muito interessante toda bola que a zaga do crb tira quem pega é o o adversário sabe porque? enquanto o adversário está correndo de encontro a bola os jogadores do crb fica olhando a onde a bola vai cair para poder ir de encontro ai ja é tarde amigo, gente acorda a disputa pela bola é em toda parte do campo e não só dentro da área vacilou tomou. Eu sou Regatiano e é horrível ver jogar desse jeito! os jogadores já andam olhando pro chão levanta a cabeça e mostra pro adversário que aqui quem manda é o Galo olha no olho do adversário e faz ele sentir que vocês são forte e parte com autoridade pra cima que até o cansaço vocês vão esquecer.

  • Dênis

    Gostei muito da análise do SRº ALMEIDA, realmente nosso CRB não merece passar por isso, nem no momento merece que deixemos outros compromissos para perder tempo e dinheiro.
    Tem 3 meses que fui ao último jogo e não pretendo voltar enquanto estes jogadores citados aí estiverem, deixem somente à base se necessário, que venham 17 derrotas, mas que pelo menos o prejuízo geral, além do rebaixamento, seja diminuído.
    Marcos Barbosa tem que aprender que jogador ´é funcionário, que tem metas para cumprir, que tem regimento para seguir, desvios de conduta tem que ser punido até com justa causa…Tem que parar de tá em rede social abraçando jogador, fazendo festas, café da manhã com cunho de amizade fraternal, não, está errado!
    Relação de respeito e obrigações de ambos os lados, mas sem essa de tratar como “filhinhos”, caras que ganham bem, vida de luxo morando na orla e comprometimento ZERO!
    Na minha opinião é o que está acabando com o CRB, essa imagem de Presidente/PAI…Até lá, que venha à SÉRIE C.

  • Miral

    Gente, não precisa ser especialista em futebol para entender que o CRB já está rebaixado para a Série C desde o início do campeonato. Time muito fraco, jogadores refugos e diretoria omissa. Também, mesmo para quem entende o mínimo de futebol, não precisa explicar que a essa altura não dá mais pra dispensar todos esses come-dorme e contratar novos jogadores. Quando fossem entrosar já estariam na Série C.
    Durante a primeira metade do campeonato, ainda vi muitos torcedores comentando que o elenco do CRB seria melhor que o do CSA. Como assim? Qualquer reserva do CSA seria titular absoluto do CRB.
    A única luta possível para esse time medíocre é ver quem vai ser o lanterna: CRB ou Boa Esporte? Cravo no time de Marcos Barbosa!

  • Denio

    Boa noite regatianos, tenho ido a todas partidas do CRB no trapichao, e concordo com tudo que foi dito anteriormente, temos um time fraco tecnicamente, temos sim um treinador limitado, alguns desses jogadores que estão aí, estão no fim de carreira. Tudo isso é verdade. Más a pergunta que não quer falar. Quem são os culpados? Claro não vamos tapar o Sol com a peneira, os culpados são os membros da diretoria, na pessoa do Sr. Marcos e do Alacon, que como no ano passado incistiram em apostar em um time cheio de medalhões, sem priorizar valores da base, ou contratar algumas jovens promessas do futebol. Jogador rodado só quer um bom salário e um lugar bom pra morar com a família. Volto a frisar não podemos simplesmente jogar toda culpa no fraco elenco, mas sim em quem montou o elenco. Não adianta virem com bravata e rompantes de fúria para jogar a torcida contra os atletas, assumam sua “mea culpa”, sejam ao menos sinceros com o torcedor.

  • Moab Chaves da Rocha

    Péssima, essa nova configuração do Portal TNH1, Marlon , não existe mais a pagina de futebol local, quem foi o idealizador desta façanha tem que pensar que o portal é quase que exclusivamente visto por Alagoanos, então queremos noticias dos nossos times, se não houver mudanças, esse portal vai ficar como o CRB no Z4 da visualização.

  • Regatas

    Juca Kfouri das Alagoas.